UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Uma análise sobre planejamentos e licitações

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Ciências Políticas

Documento 1

Assim, as organizações públicas também são cobradas em relação ao seu planejamento de longo prazo e sua execução, planejamento em relação a sociedade em que está inserida, na esfera urbana e ambiental e também a sua transparência em relação a seus processos de aquisição de matérias ou contratação de serviços. Para realizar a análise destes tópicos na empresa escolhida para o estudo, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a UNIRIO, utilizou-se os conhecimentos obtidos nas respectivas disciplinas: Planejamento estratégico, Planejamento urbano e ambiental e Licitação e contratos públicos. O presente estudo será composto em capítulos, construídos seguindo as etapas descritas no manual, e a metodologia escolhida foi a de estudo de caso, onde por meio da estruturação da teoria relacionada às disciplinas especificas, fez-se a conexão com a prática realizada pela instituição de ensino, como forma de aprofundar o aprendizado acadêmico.

Palavras-chave: Planejamento. Estratégico. UNIRIO. SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5 1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 7 1. Gestão de pessoas 8 1. Gestão de Resultados 9 1. Seu dirigente é o Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, Reitor com Mandato 2019-2023. Sua natureza jurídica é de Autarquia Federal de Regime Especial (Fundação) e sua função predominante é a “educação”, que é prestada em áreas de atuação como: ensino, pesquisa científica, inovação, extensão e cultura. Sua finalidade é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento da Região Sudeste, com foco no estado do Rio de Janeiro. No primeiro capitulo será tratado sobre planejamento estratégico, avaliando a importância que a empresa dá a este quesito.

Já no segundo capitulo será abordado o planejamento urbano e ambiental e onde estes se relacionam com a UNIRIO. No terceiro capitulo, será apresentado sobre licitações públicas e como a UNIRIO opera seus procedimentos de contrações. Por fim, o trabalho será finalizado por meio de uma conclusão que englobará todos os tópicos abordados. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A administração pública no país tem por característica reconhecer os limites de seu poder de atuação, mediada pelas ações das organizações privadas e as do âmbito da sociedade civil. Segundo Schikmann, R (2010), instrumentos e processos de gestão devem derivar de políticas e diretrizes da empresa, sendo que estas, por sua vez, devem se originar dos princípios organizacionais. Deste modo, os processos e instrumentos de gestão ficam alinhados com as características da organização, permitindo que as práticas de gestão sejam coerentes e claras para os profissionais da organização, auxiliando no desempenho e resultados destes.

Abaixo tem-se uma figura para exemplificar os pensamentos descritos por este autor: Figura 1 – Componentes de um modelo de gestão de pessoas Fonte: Retirado de Schikmann, R (2010). Com a utilização deste modelo como guia na implementação das práticas de gestão, espera-se que atuem de modo integrado, gerando impacto positivo sobre a organização. Com uma equipe motivada e que tem claras as expectativas da organização, os objetivos tendem a ser alcançados com mais frequência. No caso da empresa de estudo, as perspectivas básicas de seu planejamento estratégico são as mesmas já consagradas no planejamento estratégico do setor público: PESSOAS E RECURSOS, contemplando a infraestrutura e o orçamento necessários para o cumprimento da missão; - PROCESSOS INTERNOS, incluem a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade; - RESULTADOS INSTITUCIONAIS, contemplando as entregas para a sociedade do conhecimento produzido, que apontam para a visão de futuro da Instituição (UNIRIO, 2015, p.

Visando melhorar o planejamento já existente, há uma série de ferramentas que podem ser usadas. Uma das ferramentas muito utilizada é a 5W2H que serve para a detecção das falhas que atrapalham a conclusão correta do processo, isto é feito através de uma sequencia de várias perguntas, que por sua vez criam respostas no intuito de esclarecer e estruturar as ideias para resolução do problema. O 5W2H é a abreviação das palavras em inglês: What, Who, When, Where, Why, How, How Much. Vale ressaltar que ao se usar essas perguntas, não será encontrado a indicação exata das falhas, mas uma explanação para uma verificação mais apurada (SELEME E STADLER, 2010). Entretanto, com o advindo da modernidade e o crescimento populacional, surgiram as grandes cidades, com indústrias e produção em larga escala, produzindo mais resíduos, muito mais do que a natureza consegue absorver, causando um desequilíbrio nos nossos ecossistemas e a degradação da nossa fauna e flora.

Podemos definir o desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que tenha capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, ou seja, é o tipo de desenvolvimento que não extingue os recursos, que continuarão disponíveis no futuro (WWF, 2017). Na atualidade, a preocupação com o consumo consciente esta cada vez mais latente nas organizações, que se preocupam com seu legado para o planeta, bem como com a imagem de sua marca para com a população. Em adição a esta conscientização ambiental, tem-se as exigências de controle ambiental, que vêm evoluindo progressivamente nos últimos anos,cujas normas que estão sendo criadas visam especialmente as indústrias e a desobediência a estas pode culminar no pagamento de pesadas multas, na interdição do estabelecimento ou até mesmo envolver a empresa e os seus responsáveis em processos de reparação de danos e ações criminais (CAPARRÓS, R.

Desta forma, para que a atuação empresarial esteja cada vez mais em sintonia com a gestão contemporânea, em níveis ético, social e de responsabilidade com todos os envolvidos na cadeia de negócios, é primordial entender essas leis e normas são aplicadas para toda atividade potencialmente poluente, sem considerar se é pequena ou grande, assim se torna imprescindível que a empresa conheça as leis e normas ambientais, bem como aplique-as adequadamente em seu processo, tanto para respeitar o planeta em que esta inserida, quanto para permanecer de portas abertas realizando suas atividades de negócios. Isto quer dizer, que em todos os seus processos de aquisição de materiais ou contratação de serviços a UNIRIO, segue os procedimentos em conformidade com a lei, o administrador responsável pela compra não pode escolher uma proposta livremente por sua opinião, os licitantes mantem condutas éticas e adequadas aos bons costumes.

Além disso, todos os atos e processos de licitação são públicos, o edital de convocação da licitação é seguido à risca, o administrador segue critérios específicos, não usando critérios subjetivos para sua decisão, bem como fiscaliza as etapas do procedimento, zelando pelo seu cumprimento da maneira correta. Vale ressaltas também que a UNIRIO elabora e divulga seus editais de licitação visando angariar o maior número de participantes possível para assim obter as melhores propostas do mercado para sua contratação pública. CONCLUSÃO No decorrer dos últimos anos, a administração pública tem se visto forçada a se transformar e deixar de ser um modelo puramente burocrático de gestão para estruturas mais flexíveis e eficientes, isto se deve, principalmente à sociedade estar se tornando cada vez mais exigente em relação ao poder público, cobrando resultados e não somente discursos que não saem do papel.

Deste modo, faz-se necessário o estudo para gestão pública, sendo o objetivo deste trabalho enxergar como a empresa escolhida, a UNIRIO atua em cada um dos temas propostos. de Benedicto Silva. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Serv. De publicações, 2. ed. ANDRADE, M. il. CASTRO, R. G. GOMES, M. B. CANTINI, O. Gestão de resultados no setor público: o caso da FINEP. VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília/DF. GUIMARÃES, T. br/blog /planejamento-estrategico-tatico-e-operacional>. Acesso em: 03 nov. PERADELLES, M. A diferença entre o planejamento estratégico, tático e operacional. Disponível em: <https://www. BERGUE, S. T. Org) Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília, ENAP, 2010, cap. II.

Programa de Educação Ambiental, sustentabilidade e saúde. Disponível em: < http://www. unirio. br/nupsa/Projetos%20/programa-educacao-ambiental-sustentabilidade-e-saude>. Acesso em: 05 nov. org. br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 08 nov.

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