Uso da gestão ágil no ensino de crianças

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

USO DA GESTÃO ÁGIL NO PROCESSO DE ENSINO DE CRIANÇAS MATHEUS LUIZ ANDRANDE SILVA LOCAL 2023 MATHEUS LUIZ ANDRANDE SILVA USO DA GESTÃO ÁGIL NO PROCESSO DE ENSINO DE CRIANÇAS Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de XXX na universidade de xxx Orientador: Prof. LOCAL 2023 AGRADECIMENTOS “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Mandela, Nelson) RESUMO A gestão ágil é uma metodologia que pode ser aplicada em diversos contextos, inclusive na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso de gestão ágil no ensino, identificando suas vantagens e desafios. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica e um estudo de caso em uma instituição de ensino.

OBJETIVOS 9 2. OBJETIVOS GERAIS 9 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9 3. JUSTIFICATIVA 9 4. O QUE É GESTÃO ÁGIL 10 4. A GESTÃO ÁGIL E A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO 17 7. ESTUDO DE CASO: ALICERCE EDUCAÇÃO E A METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DOS ALUNOS 18 7. PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ÁGIL NAS AULAS 18 7. RESULTADOS ALCANÇADOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ÁGIL 19 7. DESAFIOS ENFRENTADOS COM A UTILIZAÇÃO DESTE MODELO EM SALA 19 8. A educação é um dos pilares mais importantes de qualquer sociedade, e o ensino de crianças é uma das tarefas mais cruciais nesse processo. As crianças são o futuro de uma nação e, portanto, é importante que recebam uma educação de qualidade. Com a evolução das tecnologias e a mudança de paradigmas, tornou-se cada vez mais desafiador oferecer uma educação de qualidade para as crianças.

Neste contexto, a gestão ágil surge como uma alternativa inovadora e promissora (ALQUDAH, 2016). A gestão ágil tem suas raízes no desenvolvimento de software, mas tem sido aplicada em diversas áreas, incluindo a educação. OBJETIVOS GERAIS Analisar a aplicação da gestão ágil no ensino de crianças, considerando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Revisar a literatura existente sobre gestão ágil e educação de crianças, identificando suas principais características e benefícios. • Identificar as principais habilidades sociais e emocionais que podem ser desenvolvidas por meio da gestão ágil no ensino de crianças. • Investigar experiências bem-sucedidas de educadores e pais que aplicaram a gestão ágil no ensino de crianças, a fim de identificar as melhores práticas.

• Analisar os principais desafios encontrados na aplicação da gestão ágil no ensino de crianças e discutir possíveis soluções. Dessa forma, este estudo justifica-se pela importância de explorar o uso da gestão ágil no ensino de crianças, considerando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. O estudo contribuirá para a compreensão da gestão ágil como uma abordagem inovadora e promissora para o ensino de crianças, e poderá servir como um guia para educadores e pais interessados em implementar essa metodologia em suas escolas e lares. Além disso, o estudo pode ajudar a identificar possíveis desafios e soluções para a implementação da gestão ágil na educação de crianças. O QUE É GESTÃO ÁGIL 4. DEFINIÇÃO DE GESTÃO ÁGIL E SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS A gestão ágil é uma metodologia que surgiu no desenvolvimento de software, mas que tem sido aplicada em diversas áreas, incluindo a educação.

Esses conceitos são fundamentais para o sucesso da metodologia e para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais nas crianças (BIANCHI, 2017). EXEMPLOS DE METODOLOGIAS ÁGEIS Existem várias metodologias ágeis que podem ser aplicadas na educação, cada uma com suas próprias características e benefícios. Algumas das metodologias ágeis mais comuns incluem: • Scrum: É uma metodologia ágil amplamente utilizada no desenvolvimento de software e pode ser adaptada para a educação. O Scrum se concentra em trabalhos em equipe, colaboração e entrega contínua de pequenas tarefas. Na educação, o Scrum pode ser utilizado para que os alunos possam trabalhar em projetos colaborativos e realizarem entregas parciais, o que ajuda a manter o foco e o envolvimento dos alunos (MACETA, 2017). Além disso, a gestão ágil permite que os educadores sejam mais flexíveis em relação aos objetivos e estratégias de ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e da escola, o que pode melhorar a eficácia e a eficiência do processo educacional (PIETRO, 2019).

Outra vantagem da gestão ágil é que ela enfatiza a comunicação constante entre os membros da equipe, incluindo professores, alunos e pais, o que ajuda a garantir que todos estejam atualizados sobre o progresso e as mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Essa comunicação também permite tomadas de decisão rápidas e efetivas (PMI, 2017). A gestão ágil ainda permite que os educadores se adaptem rapidamente às mudanças no ambiente educacional, incluindo a adoção de novas tecnologias e metodologias, o que pode ajudar a garantir que o processo de ensino e aprendizagem esteja sempre atualizado e alinhado às necessidades dos alunos e da sociedade (RUBIN, 2013). Por fim, a gestão ágil enfatiza a qualidade do produto final e a entrega contínua de pequenas tarefas.

O uso de metodologias variadas ajuda a promover a diversidade de aprendizagem e a envolver os alunos de diferentes formas (SERRADOR, 2015). A avaliação é uma parte importante do processo educacional e deve ser realizada de forma contínua, permitindo a identificação de pontos fortes e fracos do aluno. A avaliação pode ser realizada por meio de diferentes instrumentos, como provas, trabalhos em grupo, projetos, entre outros (VACARI, 2015). OBJETIVOS E DESAFIOS DO ENSINO TRADICIONAL O ensino tradicional é aquele que se baseia na transmissão de conhecimento do professor para o aluno por meio de aulas expositivas e conteúdos padronizados. Esse modelo de ensino tem como principal objetivo a transmissão de informações e a preparação dos alunos para exames e avaliações (SIDDIQUE, 2014). É por meio do ensino que as crianças adquirem novos conhecimentos, desenvolvem habilidades e competências, e aprendem a interagir com o mundo à sua volta (STARE, 2014).

Do ponto de vista cognitivo, o ensino é essencial para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio, memória, atenção, percepção e linguagem. É por meio do ensino que as crianças adquirem conhecimentos sobre a realidade e sobre si mesmas, desenvolvem sua capacidade de compreender e interpretar informações, e aprendem a resolver problemas e tomar decisões (MACETA, 2017). Além disso, o ensino tem um papel fundamental no desenvolvimento social das crianças, uma vez que é por meio dele que elas aprendem a interagir com outras pessoas e a compreender as normas e valores sociais. É no ambiente escolar que as crianças aprendem a trabalhar em grupo, a respeitar as diferenças, a desenvolver a empatia e a solidariedade, e a lidar com conflitos (STARE, 2014). A gestão ágil pode ajudar os professores a identificar os objetivos de aprendizagem mais relevantes para cada aluno, estabelecer prioridades e adaptar o currículo de acordo com as necessidades individuais de cada aluno (GOMES, 2014).

Já no gerenciamento de projetos educacionais, a gestão ágil pode ser utilizada para desenvolver projetos de forma mais eficiente e colaborativa. A gestão ágil pode ajudar a definir objetivos claros para cada projeto, identificar os recursos necessários e estabelecer um cronograma realista para a realização das atividades. Além disso, a gestão ágil pode promover uma maior colaboração entre os membros da equipe, ao incentivar a participação ativa de todos os envolvidos no projeto (STARE, 2014). A GESTÃO ÁGIL E SUA APLICAÇÃO EM DIFERENTES ATIVIDADES NAS ESCOLAS Existem diversos exemplos de como a gestão ágil pode ser aplicada em diferentes atividades nas escolas, como nos planejamentos de aulas, onde a gestão ágil pode ser utilizada pelos professores para planejar suas aulas de forma mais eficiente e personalizada.

Isso leva a um aprendizado mais personalizado, que leva em consideração as diferenças e particularidades de cada aluno (GOMES, 2014). A gestão ágil é caracterizada por um ciclo contínuo de feedback. Na educação, isso significa que os educadores podem fornecer feedback constante aos alunos, ajudando-os a entender onde estão acertando e onde precisam melhorar. Isso pode ser feito por meio de avaliações formativas regulares, que permitem que os alunos recebam feedback ao longo do processo de aprendizado, em vez de apenas no final (GOMES, 2014). Este modelo também incentiva a colaboração entre membros de uma equipe. Uma vez definidos os objetivos, é importante formar uma equipe ágil composta por líderes, coordenadores, gestores e outros profissionais que estejam engajados com a causa. A metodologia ágil que é utilizada no Alicerce Educação é o Scrum e o Kanban.

Essas metodologias foram escolhidas porque permitem a realização de sprints, que são períodos definidos em que a equipe se concentra em alcançar um objetivo específico, no caso do Alicerce, é o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Durante esses sprints, a equipe define as tarefas que precisam ser realizadas, estabelecem as metas que desejam alcançar, os prazos para alcançar essas metas e como irão acompanhar esse progresso. Outra medida importante que é utilizada no Alicerce é a realização de reuniões diárias, que são uma forma de manter a equipe alinhada e garantir que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos. DESAFIOS ENFRENTADOS COM A UTILIZAÇÃO DESTE MODELO EM SALA Apesar dos benefícios da implementação da gestão ágil na educação, é importante reconhecer que existem desafios que podem ser enfrentados durante o processo de implementação.

Algumas das principais barreiras incluem a resistência à mudança por parte dos educadores, a falta de conhecimento e experiência em metodologias ágeis e a falta de recursos e suporte para a implementação (SIDDIQUE, 2014). Para superar esses desafios, o Alicerce Educação tem investido constantemente em treinamento e capacitação para os seus educadores, a fim de garantir que eles tenham as habilidades e conhecimentos necessários para implementar a gestão ágil de forma eficaz. Além disso, a empresa procura envolver os educadores em todo o processo de implementação, incentivando a colaboração e o diálogo para superar qualquer resistência à mudança (KNIBERG, 2012). Por fim, é importante ter em mente que a implementação da gestão ágil na educação é um processo contínuo e que pode levar tempo para que os benefícios sejam totalmente percebidos.

No entanto, é importante lembrar que a gestão ágil não é uma solução única para todos os problemas do ensino. A implementação da gestão ágil requer comprometimento e esforço por parte dos educadores e da escola como um todo, além de adaptar a abordagem para atender às necessidades específicas da escola e dos alunos. BIBLIOGRAFIA ABRUCIO, F. L. LOUREIRO, M. SOUZA, C. A. PRADO, E. P. Benefícios alcançados por meio de um modelo de gestão ágil de projetos em uma empresa de jogos eletrônicos. LARIEIRA, C. L. Costa, I. As Dificuldades na Adoção e Uso de Método Scrum em Empresas Brasileiras Utilizando Processos Plan-Driven - Estudo de Caso Múltiplo. Revista de Gestão e Projetos – GeP, 8(3). Dissertação de Mestrado Profissional em Engenharia da Produção - Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, PE, Brasil.

DATE, R. N. PINOCHET, L. H. Diferenciando as abordagens tradicional e ágil de gerenciamento de projetos. Revista Produção, 25(3). GOMES, A. F. Agile - Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio. Scaling Agile Spotify. Recuperado em 29 outubro, 2019, de https://blog. crisp. se/wpcontent/uploads/2012/11/SpotifyScaling. pdf LUKOSEVICIUS, A. M. Gerenciamento de portfólio de projetos no setor público: uma revisão da literatura. Revista Produção Online, 17, 222-244. Recuperado em 29 outubro, 2019, de https://producaoonline. org. Silva, L. F. Critérios de sucesso e fatores de sucesso: é crítico distinguir o significado de ambos. Revista de Gestão e Projetos, 10(2), 1-5. SALAMEH, H. Um estudo empírico sobre a adoção de métodos ágeis para desenvolvimento de software em organizações públicas. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil.

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