Uso de Materiais Lúdicos Reciclados na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Biologia

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A educação além de um direito de todos é também um objeto transformador social. Para se educar de maneira significativa foram criadas varias técnicas, entre elas o uso de materiais lúdicos que permitiu que os alunos aprendessem desenvolvendo a criatividade através de jogos, músicas, teatros, danças, entre outros. Com a percepção da educação como uma forma de desenvolver indivíduos críticos, surge a necessidade de se educar para o convívio em sociedade e com a natureza. Essa educação sustentável desperta nos indivíduos o interesse pela preservação do meio ambiente. Unindo a sustentabilidade com as técnicas de aprendizagem, temos a ideia de usar materiais lúdicos criados a partir da reciclagem. O uso de materiais reciclados e reutilizados permite que o aluno seja capaz de usar sua criatividade, desenvolvendo a percepção de preservação do meio ambiente.

A disciplina de ciências não é considerada difícil, na maioria dos casos, a biologia tem a capacidade de instigar o aluno, despertando a curiosidade. Entretanto o conteúdo aprendido é facilmente esquecido pelos alunos, devido ao grande número de detalhes apresentados. Pensando nisso, há uma necessidade de busca por técnicas que permitam a fixação do conteúdo, como é o caso do uso de materiais lúdicos. Este artigo tem o objetivo de ressaltar sobre a importância do uso de materiais lúdicos na pratica docente, como uma ferramenta de apoio para a aprendizagem e fixação do conteúdo aplicado. Quando falamos em prática docente, consideramos, em sua essência, a presença da tríade: professor/aluno/conhecimento. Esta tríade está diretamente atrelada aos condicionantes sociais e psicológicos que constituem o ensino viabilizado pela prática docente.

Bolfer, 2008, p. Uma das ferramentas que contribuem para o processo de aprendizagem é o uso de materiais lúdicos. O material lúdico tem a capacidade de transpassar barreiras enfrentadas pelos alunos, proporcionando de forma espontânea o aprendizado, através da curiosidade instigada no aluno. Em todo o percurso escolar, devem ser inseridas atividades com conteúdo lúdico. Mas sabe-se que os anos iniciais pedem ainda mais por esses recursos. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando. A convivência de forma lúdica e prazerosa com a aprendizagem proporcionará à criança estabelecer relações cognitivas com as experiências vivenciadas, bem como relacioná-la às demais produções culturais e simbólicas conforme procedimentos metodológicos compatíveis com essa prática.

Tristão, 2016, p. A escola tem um papel importante quanto à conscientização do aluno, nesse ambiente eles podem construir um pensamento sustentável aliado também á praticas que visam a proteção do meio ambiente. A reciclagem é um meio que permite a melhor utilização do lixo. Com esse método a criança usa de sua criatividade para formar novos objetos com aqueles que já não eram mais uteis. Além de reciclar, a criança aprende a reutilizar os produtos de formas diferentes e interessantes, o que poderia ser jogado fora e trocado por outro, pode ser reutilizado de outras maneiras, para criar um objeto novo e único. Pode-se haver a preocupação de que os alunos não se interessem pelos novos produtos feitos a partir de sucata, mas a criança possui uma grande facilidade em transformar objetos, deixando sua imaginação livre.

O conteúdo programático para o ensino fundamental é bastante diversificado, e permite que o educador use dos materiais lúdicos reciclados em vários temas. As matérias biológicas geralmente geram interesse dos alunos, mas o aprendizado que acontece de forma rápida, por muitas vezes se perde facilmente, o uso de métodos lúdicos, permite a maior fixação do conhecimento por parte dos alunos que aprendem criando maquetes, jogos e estruturas sobre o conteúdo aprendido. CONSIDERAÇÕES FINAIS De modo geral, busca-se orientar o docente quanto ao uso de materiais lúdicos, ressaltando a importância dessa ferramenta no aprendizado infantil. O conhecimento como um processo de despertar do interesse do aluno pede pelas mais diferentes formas de ensino, e cabe ao educador procurar maneiras de encontra-las e aplica-las em sala de aula.

Ao ter uma experiência com o lúdico os alunos verão a aprendizagem como algo mais prazeroso e significante. Campinas, SP: Papirus, 2011. ARAUJO, Mariana dos Santos Tavares et al. Jogos e brinquedos com sucatas: Reciclagem. Disponível em:<http://www. faculdadedoguaruja. Reflexões sobre a prática docente: Um estudo de caso sobre a formação continuada de professores universitários. Piracicaba, SP. Disponível em: <http: https://www. unimep. br/phpg/bibdig/pdfs/2006/LWFMJKHNXBBS. br/dados/eneq/_ousodejogosnoensinoeapre. trabalho. pdf > Acesso em: 10 jan 2022. SOUSA, Adriana Pinto et al. A utilização de material lúdico como facilitador da aprendizagem matemática no ensino fundamental.

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