Vacinação Infantil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Atualmente sabe-se que muitos pais não se atentam sobre a importância da vacinação na infância,o que pode gerar um grande risco para as crianças quando se trata de contato com novas doenças que há muito tempo não se tinham casos registrados,como é o caso da ​coqueluche (​uma doença respiratória contagiosa que induz a uma tosse severa e seca) - a qual se registram alguns casos na cidade de Guarapuava,no estado do Paraná,por exemplo - e de outras doenças que são comuns na infância. Existem diversos relatos do motivo de “descuido” com a vacinação infantil pelos pais,que vão desde falta de tempo,até medo de a possível vacina gerar uma reação reversa na criança.

Quanto a este último é papel do profissional de saúde orientar ao responsável leigo sobre a vacinação e explicar o auxílio que tal vacina pode dar ao sistema imunológico quando exposto à determinada patologia ,e além disso orientar os possíveis mitos e reações reversas da mesma. No Brasil,as vacinas propostas pelo ministério da saúde na infância são oferecidas para a população de forma gratuita e são ministradas nos postos de saúde por profissionais da enfermagem. É recomendado que a criança (ao nascer) faça seu cartão de vacina e que o coloque em dia para prevenir possíveis patologias e estar saudável para seu crescimento adequado. De forma oral deve ser oferecida com quinze meses a primeira dose,e a segunda dose aos quatro anos.

Já a forma injetável deve ser aplicada no músculo da coxa esquerda,a primeira dose aos dois meses,a segunda dose aos quatro meses e a terceira dose aos seis meses,sendo importante lembrar que nos dias de Campanha Nacional De Vacinação da Poliomielite todas as crianças devem receber a vacina,mesmo se estiverem em dia com o calendário de vacinação. A vacina Pneumocócica 10 valente é utilizada para proteger as crianças das doenças causadas pela bactéria ​Streptococcus Pneumoniae, como por exemplo otite média aguda e doenças invasivas como meningite,pneumonia e sinusite. Assim como a VIP,a Pneumocócica é aplicada no músculo da coxa esquerda e é ministrada em doses,sendo a primeira aos dois meses ,a segunda aos quatro meses e um reforço aos doze meses de idade.

Por último,a vacina de Rotavírus,que é ministrada em duas doses de forma oral,sendo a primeira aos dois meses e a segunda aos quatro meses. Além da vacina da ​Hepatite A,​que é uma doença grave e contagiosa causada pelo vírus VHA e gera infecção no fígado. Deve ser aplicada no músculo da coxa esquerda e é ministrada em dose única. ​Referências Bibliográficas - Calendário Nacional de Vacinação (2019) - UNIMED CAMPO MOURÃO. ​A importância da vacinação. ANS,número 306100.

67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download