Vantagens e desvantagem da tecnologia em sala de aula

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Ocorrendo dessa forma, um bombardeio de informações nos sujeitos, aumentando os conhecimentos e o desenvolvimento das ciências em todas suas áreas, o que mexeu com as bases culturais e sociais das pessoas. Dessa forma, esse presente artigo pretende apresentar as vantagens e desvantagem do uso das TICs na sala de aula, com o foco no Ensino de Sociologia, além de buscar atividades que facilitem e funcionem no processo de ensino-aprendizagem, e a importância da atuação profissional. Mediante uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório e técnico de revisão bibliográfica. Diante dos resultados foi possível perceber, que é fundamental se pensar nas práticas escolares, com o uso do TICs, formando e sustentando as discussões críticas entre docentes e discentes, além de firmar e traçar os caminhos para que possibilite uma criação e inovação tanto individual ou colaboradora em torno de um despertar do aluno, ou comovê-lo para os temas propostos na sala de aula.

Palavras-chave: TICs, Sociologia, Ensino, Tecnologias. Desse modo, esses novos modelos e novas configurações foram estabelecidos por causa dos agentes responsáveis para o desenvolvimento tecnológico, exacerbado nesses últimos anos. O aprimoramento dessas tecnologias, virou um novo momento de desenvolvimento humano, pensando numa forma de dar o conhecimento, que refletisse as necessidades e comportamentos assumindo assim diferentes organizações sociais. Atualmente estamos acostumados a se referir à tecnologia, apenas ao uso de computadores, televisão, celulares meios que estão ligados a tecnologia porém o termo vem para englobar a totalidade de objetos que sejam engenhosidades do cérebro humano, criando assim novas aplicações que vem no caminho da evolução da humana (LEVY, 2004). A linguagem digital é um aperfeiçoamento de uma das tecnologias mais importantes utilizadas pelo homem nessa atualidade que é a dicção.

A mesma apresenta novas perspectivas para o meio de comunicação, elevando as noções antigas, garantindo novas formas de produção e um novo meio de propagação das informações com interação em tempo real. Neste Contexto, esse artigo tem como objetivo geral alcançar uma revisão bibliográfica sobre as vantagens e desvantagens da utilização das TICs na sala de aula, com um foco no Ensino de Sociologia, e tem como objetivos específicos: buscar atividades que facilitem e funcionem como processo de ensino e aprendizagem, mostrar a importância da atuação de profissionais capacitados, e apresentar a utilização das TICs no Ensino de Sociologia. Dessa forma, o restante deste artigo está organizado da seguinte maneira: Na Seção 2 é apresentado a Metodologia utilizada na realização da pesquisa; a Seção 3 apresenta a discussão acerca da temática e os resultados obtidos; e por fim, na Seção 4 temos as considerações finais da pesquisa.

METODOLOGIA Foi utilizada como metodologia para esse trabalho, uma pesquisa qualitativa, que apresenta um caráter exploratório e técnico de revisão bibliográfica. A utilização da pesquisa exploratória apresenta uma maior familiaridade com a problemática, assim podendo envolve a utilização do levantamento bibliográfico que será desenvolvido mediante a materiais já feitos, principalmente livros e artigos científicos (GIL, 2008). De acordo com Marconi e Lakatos (1992), o levantamento bibliográfico é uma revisão de toda a bibliografia que já foi publicada, com o objetivo de fazer com que o sujeito que esteja realizando a pesquisa esteja em contato direto com todo o material que já foi escrito sobre um assunto em questão, fazendo com que isso possa auxiliar na análise da sua pesquisa.

Neste sentindo muitas tecnologias acabam não sendo vistas como instrumentos tecnológicos, como fogão, micro-ondas, relógios, giz de sala de aula, entre outros. Porém, todos foram instrumentos que atravessaram gerações e modificações perante a sociedade e sua utilização (BIZELI; HEREDERO, 2016). Um dos momentos expressivos para a evolução da tecnologia foi a Revolução Industrial, pelo fato da mesma realizar uma alteração das relações sociais e dos paradigmas. Logo após, tivemos a modernidade que desenvolveu a relação do homem com o meio, fazendo assim com que existisse uma extrapolação das barreiras naturais presentes e aumentando assim o avanço tecnológico. Sendo assim, pode se pensar na tecnologia como uma aplicação de teorias, métodos e aplicações técnicas, podendo até se tornar uma ferramenta pedagógica como a utilização dos computadores, maquinas e sistemas de ensino (MARTINES et al.

Pode se perceber isso quando Castells (2001), afirma: Os sistemas tecnológicos são socialmente produzidos. A produção social é estruturada culturalmente. A Internet não é exceção. A cultura dos produtores da Internet moldou o meio. Esses produtores foram, ao mesmo tempo, seus primeiros usuários. A utilização das TICs na educação pode ser uma grande ferramenta, e de grande utilidade para que exista uma melhoria no processo de ensino – aprendizagem, trazendo assim pontos positivos e pontos negativos, depende de como a escola ou o professor vai a utilizar-la, pois toda nova técnica ou ferramenta só é utilizada com costume e naturalidade depois de um longo processo de adaptação, e no caso dos TICs esse processo esta apresentando duas caras que é a tecnologia e a pedagógica (PONTE, 2000).

Para que exista a inclusão dessas tecnologias na educação, de forma positiva se faz necessário que exista uma união de multifatores, como o domínio do professor sobre as tecnologias que serão utilizadas e existentes de forma prática, além de uma boa formação acadêmica, uma escola que apresente uma estrutura física e material que abra o leque de possibilidades para a utilização dessas tecnologias durante as aulas. Assim sendo se faz preciso que exista investimento por parte dos governantes na capacitação de cada professor, fazendo com que o mesmo possa se atualizar, melhorar e mudar para os avanços tecnológicos, mantendo ele sempre motivado no querer descobrir o novo e na sua melhoria, por fim a necessidade de uma melhoria no currículo das escolas para que possa utilizar essas tecnologias em todas as disciplinas (BERLATO, 2016) Segundo Cunha e Bizelli (2016), 49% dos professores acreditam que é muito importância atitude de utilizar as TICs na escola, 39% acha só importante, 11% julga pouco importante e 1% acredita que a utilização é relevante.

Esses dados apresentam que existe uma consciência e um acordo para que exista uma implantação das tecnologias nas escolas mediante dos professores, pois a tecnologia como já citado está presente no nosso cotidiano. Pode se ver isso de acordo com Lévy (2004) quando ele afima que a educação apresenta diversos benefícios da cibercultura quando falamos de tecnologia e possibilidade de comunicação que são relevantes a sua utilização na educação. Mas as mudanças tecnológicas terão um impacto cada vez maior na educação escolar e na vida cotidiana. Os professores não podem mais ignorar a televisão, o vídeo, o cinema, o computador, o telefone, o fax, que são veículos de informação, de comunicação, de aprendizagem, de lazer, porque há tempos o professor e o livro didático deixaram de ser as únicas fontes do conhecimento.

Ou seja, professores, alunos, pais, todos precisamos aprender a ler sons, imagens, movimentos e a lidar com eles (LIBÂNEO, 1998, p. Neste aspecto, a primeira coisa a ser feita é uma mudança curricular dos cursos superiores de licenciatura, fazendo com que possa ser introduzido de forma concreta, as novas tecnologias na formação discente. Desse jeito, também irá possibilitar aos alunos, com que os (mesmo) passem por uma formação mais crítica e pensamento mais crítico, além da aprendizagem da formação e da utilização das novas TICs (SOARES-LEITE; NASCIMENTO-RIBEIRO, 2012). Isso se teve por causa da efervescência política social, mediante o conjunto da Revolução Francesa e das mudanças radicais que vinham da Revolução Industrial, fazendo assim com que nascesse as luta e as classes do surgimento da Sociologia (SOUSA, 2016).

De tal modo, que aconteceu uma consolidação e generalização do estudo da Sociologia como um estudo reconhecido nas universidades como uma formação específica e tendo uma produção regular tanto no campo da teoria, como pesquisa e um desenvolvimento do saber científico. Um dos marcos dessa era foi o lançamento da Obra “Casa Grande e Senzala” do sociólogo Gilberto Freyre, que veio para quebrar os discursos que eram evidenciados pelos jornalistas e críticos literários, quando falavam sobre a aplicação do novo método sociológico para que exista uma resolução dos problemas sociais da sociedade (ALMEIDA, 2001). Além desse marco tivemos outros marcos através dos que são hoje considerados os pais da Sociologia que eram: Marx, Weber e Durkheim, pois eles foram os pensadores que deram dimensão científica para a disciplina e estudaram de forma mais dedicada todas as normas e regras que estão em torno das relações sociais e a sociedade em seu ambiente.

De tal modo, que era necessário que existisse um entendimento e explicação dessas relações tanto de poder como econômica, sociais e de ideologias que o mundo capitalista apresenta (SANTOS, 2011). Almeida (2001), utilizou do estágio para observar a utilidade das tecnologias na sala de aula, da disciplina de sociologia. Ele pode observar a luta do professor em tentar lidar com o uso dos celulares na sala de aula porém, sem exito, de tal modo que o professor entrou num acordo com seus alunos para que o celular pudesse ser utilizado, porém no momento certo da aula, como em pesquisas e ajuda para atividades quando o professor liberar. Assim os discentes começaram a nutrir um carinho maior pela aula, além de ver um significado para o que seria o seu instrumento de voz na sala de aula, dessa forma esse professor teve como utilizar essa problematização através da sociologia da vivência cotidiana do aluno construindo uma relação da teoria com a prática, sendo assim uma ponte para que esses alunos consigam enxergar a realidade social de uma forma nova e melhorada.

O autor também traz alguns problemas com o uso das TICs, quando ele utiliza da entrega de atividades por intermédio dos e-mails dos alunos e nenhum aluno imprime ou faz, evidenciando que nem sempre utilizar as tecnologias irá trazer benefícios somente. A parti disso e tendo em vista que a disciplina de Sociologia é uma disciplina importante para o desenvolvimento crítico e pensante do aluno, devemos voltar a mesa para o lado das problemáticas quando administradas nas salas de aula mediante metodologias ou recursos didáticos que sejam uma ferramenta diferenciadora como as TICs. Por fim, ficou nítido que com novas metodologias, e uma didática diferente quando desenvolvida na sala de aula, o ensino de sociologia pode despertar o novo aos seus alunos, e um maior interesse no aprender fazendo assim com que existam elementos suficientes para que os (mesmo) tenham uma maior reflexão social, cultural e educacional e desenvolvendo uma visão critica.

REFERÊNCIAS ALMEIDA, D. M. D. A RELEVÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. n. p. julho 2010. BELLONI, L. O que é mídia e educação. HEREDERO, E. S. Educação e Inovação: O desafio da escola brasileira. Revista Tendencias Pedagógicas (Universidad Autónoma de Madrid), v. p. BIZELLI, J. L. Caminhos para TIC em sala de aula sob a Perspectiva dos professores. Revista Online de Política e Gestão Educacional , v. n. FRIDMAN, L. C. Pós-Modernidade: Sociedade da Imagem e Sociedade do Conhecimento. História, Ciência, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. n. São Paulo: Atlas, 2008. KLEINA, C. Metodologia da pesquisa e do Trabalho científico. ed. S. J. Conhecimento e Valor. Coleção Educação em pauta: teoria e tendências.

São Paulo : Moderna, 2004. MARCONI, M. et al. O uso das TICs como recuro pedagógico em sala de aula. Educação e Tecnologias Inovação em Cenários em transição, 26/06 á 13/07 jun/jul 2018. MENDES, R. R. WATANABE, K. MATOS, S. N. A importancia das atividades lúdicas para o ensino de informática na educação infantil. MISSIO, L. PIMENTEL, F. S. C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: Possibilidades e desafios da utilização de Webquest e Webfólio na formação continuada, Rio de Janeiro, 2007. Disponivel em: <https://www. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação - SIRSSE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO, Curitiba , 23 a 26 Setembro 2012. REGO, T.

C. Vygotsy: Uma perspectiva Histórico-Cultural da Educação. ed. Metodogias de Ensino de Sociologia: O projeto "Oficina de Idáias", Londrina, p. SILVA, L. B. D. As novas Tecnologias Educacionais como apoio na disciplina de Sociologia. n. p. set 2012. SOUSA, J. C.

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