DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: HISTÓRICO, CONTEXTO, ADMINISTRAÇÃO GERAL e GESTÃO DE PESSOAS

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Administração

Documento 1

INTRODUÇÃO O presente trabalho realiza o diagnostico organizacional da Câmara do município de Pontal do Paraná, o objetivo da avaliação é a analise integrada do funcionamento da organização, estruturando o contexto que a organização está inserida de acordo com os propósitos explícitos no seu regime interno. O trabalho executado tem o proposito de obtenção de conhecimentos sobre funcionamento interno de um órgão público elencando os pontos fortes e fracos das estruturas administrativas. O levantamento de dados foi realizado com entrevista semiaberta individual, com questionário pré-estabelecido com 20 questionamentos feitos com 21 funcionários da instituição e avaliada a estrutura física da entidade, também se obteve assistência legal de dados documentais a partir de levantamento bibliográfico. Questionário aplicado aos servidores da Câmara 2.

HISTÓRICO A Câmara Municipal de Pontal do Paraná foi instituída em 20 de dezembro de 1995, com o desmembramento do município ao de Paranaguá, regido Pela Lei Estadual n°11. A principal meta administrativa do órgão é a articulação do plano de cargos e carreiras e atribuições de cargos próprias, que esta em tramitação no momento, e a reforma para ampliação de sua cede. CONTEXTO O município de Pontal do Paraná foi emancipado em 20 de dezembro de 1995, e a autoria da legislação de sua emancipação foi do deputado estadual Algaci Túlio, constituindo-se oficialmente em 1° de janeiro de 1997. Pontal possui 199,847 km zero de área territorial, sendo 4,5% vias urbanizadas e possuindo 23 km de faixa de praia, contendo 69,7% de tratamento de esgoto adequado e possuindo 83,6% de suas vias arborizadas, a figura I apresenta os limites da cidade.

Figura I- limite do Município Fonte: IPARDES As primeiras ocupações do território foram por tribos indígenas Guavirá Ty, que ainda possuem aldeias menores em determinadas regiões do município, como no balneário de Guaraguaçu, posteriormente imigrantes europeus em fluxo migratório iniciaram a criação do município em meados de 1983, mas somente em 1994 após a criação do movimento de emancipação, formado por associações de moradores, mães do litoral e lions club o movimento ganhou força. Em 1995 se instaurou a campanha para a realização de um plebiscito com a presença de SLOGANS para a emancipação. Quadro I – Índices de saúde Mortalidade Infantil [2014] 5,63 óbitos por mil nascidos vivos. Internações por diarreia [2016] 0,1 internações por mil habitantes.

Estabelecimentos de Saúde SUS [2009] Sete estabelecimentos. Fonte: CENSO IBGE * 4 unidades básicas de saúde; 2 Unidades de pronto-atendimento e 1 casa de atendimento a mulher. O município possui a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade de 97. ADMINISTRAÇÃO GERAL A Câmara Municipal possui poder independente vinculado ao poder judiciário e executivo, gozando de autonomia politica, administrativa e financeira. Este órgão é regido pela Constituição federal de 1988, e pela Constituição Estadual assim como a lei orgânica Municipal, conforme nos citado Art. ° da CF e o Art. ° da CE, onde se determina que a fiscalização do Município deverá ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, por meio dos vereadores, eleitos na forma da Constituição. Dentro deste preceito a câmara deverá cumprir os princípios fundamentais da liberdade, legalidade, igualdade e justa distribuição dos encargos públicos, respeitando as diretrizes fixadas na constituição que normatizam a instituição conforme as características do município.

Sua principal atuação esta na fiscalização do poder executivo, seguido da discussão de votação de projetos apresentados pelo executivo e os vereadores. Segundo a art. da Lei orgânica municipal n°14/1997 compreende ao legislativo a elaboração de; I emendas á lei orgânica; II Leis complementares; III Leis ordinárias; IV decretos legislativos e V resoluções, tal qual deliberar sobre matérias de jurisdição municipal de teor financeiro, de diretrizes orçamentarias, elaboração de Plano diretor de desenvolvimento integrado, do regime jurídico dos servidores, da organização de serviços municipais da administração direta e indireta, dos bens públicos e de criação de órgãos administrativos. Desempenham igualmente atividades internas que compreendem a administração geral, para garantir o funcionamento do legislativo, dar posse ao prefeito/vice e vereadores, julgar contas anuais no município, eleger mesa e destitui-la, elaborar seu regime interno assim como a organização e funcionamento de cargos, fixar o salario do prefeito e vereadores, fiscalizar junto com o Tribunal de Contas o financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial do município.

MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS E VALORES. II. PONTOS FRACOS; a) A divergência de politicas gerenciais; b) O seguimento de tramitação de processos; c) A ausência de informações gerenciais administrativas; d) A precariedade do site da instituição; III. CAUSAS PONTOS FORTES; a) Diretrizes departamentais que normatizam um sistema coordenado de circulação de documentação, interna/externa, regido por protocolos e ofícios públicos que permitem o controle de documentos. b) Direito estipulado pela constituição e lei orgânica que permite o órgão ser independente e fiscalizar o executivo, de maneira imparcial visando o desenvolvimento do município. IV. Realizar treinamentos de equipe para aprimorar a continuidade dos serviços prestados. Realizar mais dinâmicas que aproximem a organização, de modo que esta se integre desempenhe a gestão de forma sinérgica.

Promover a reestruturação organizacional, com aplicação de ações de limpeza e organização como 5’s ou DDS. • Riscos previstos na execução 1. Falta de comprometimento da equipe envolvida. A tabela IV estipula os valores das diarias de acordo com periodo e localidade; Tabela IV – anexo I Fonte: resolução n° 001 de 03 de junho de 2014. Rotatividade de pessoal e absenteísmo Rotatividade: 39 x 100: 76,47% 51,00 Absenteísmo de m. o. x 100: 17,65% 51,00 O alto nível de rotatividade presente na entidade é devido à mudança de gestão a cada quatro anos, por meio das eleições municipais, trazendo assim a alteração dos servidores, enquanto o absenteísmo possui uma baixa representatividade, ocorrendo devido a poucas faltas sem justificativa e em sua maioria por atrasos no expediente. Avaliação de desempenho Mensalmente os diretores dos departamentos em conjunto com o chefe do gabinete realizam uma reunião para avaliarem o desempenho dos serviços públicos prestados pelos servidores eficiência do processo público perante a necessidade de solução de problemas, com intuito de melhorar as politicas administrativas do órgão.

Reciprocidade entre participantes e a organização A satisfação dos funcionários com o serviço realizado foi avaliado com 21 colaboradores em dois âmbitos e com três níveis de avaliação, sendo eles, insatisfeitos, não satisfeitos e satisfeitos conforme gráfico I e II. Gráfico I – Grau de satisfação da Remuneração Gráfico II – grau de satisfação do serviço prestado 5. PLANO DE AÇÃO: ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS I. PONTOS FORTES a) Foi identificado o companheirismo dentro das equipes departamentais que mantem o leve e flexível seguido pela informalidade; b) Companheirismo dentro do ambiente; c) A ética e o respeito dos colaboradores seguido do cumprimento dos horários e a justificação/reposição das faltas. II. Elaborar a descrição de cargos e tarefas a fim de identificar o nível de conhecimento necessário para a execução dos serviços.

Elaborar o requisito de escolaridade mínima a ser preenchido de acordo com o cargo a ser ocupado. Desenvolver um plano básico estruturado de ensino que siga as diretrizes previstas no regime interno. Determinar os funcionários aptos a realizar o treinamento. Desenvolver o plano completo de treinamento. br/ccivil_03/constituicao/constituicao. htm BRASIL. de maio de 200). PLANALTO. Acesso em 16 de novembro de 2017, disponível em lei complementar 101: http://www. htm BRASIL. de novembro de 2011). PLANALTO. Acesso em 15 de novembro de 2017, disponível em LEI N° 12. planalto. Acesso em 16 de novembro de 2017, disponível em IBGE: https://cidades. ibge. gov. br/brasil/pr/pontal-do-parana/panorama IPARDES. Ipardes. gov. br/arquivos/File/Produtos_DGEO/Mapas_ITCG/PDF/presenca_indigena_parana_A1. pdf PARANÁ, P. D. DECRETO 001 DE JANEIRO DE 2017. PONTAL DO PARANÁ. de Dezembro de 1997).

Codigo tributatario. Acesso em 15 de novembro de 2017, disponível em http://www. camarapontal. pdf PONTAL DO PARANÁ. de setembro de 2008). Câmara municipal de pontal do Paraná. Acesso em 15 de novembro de 2017, disponível em Regime interno: http://www. camarapontal. br/wp-content/uploads/2017/01/Lei-Complementar-n%C2%BA-008-28-de-Outubro-de-2014-Disp%C3%B5e-sobre-a-institui%C3%A7%C3%A3o-do-Plano-Diretor. pdf PONTAL DO PARANÁ. s. d. CÂMARA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ. camarapontal. pr. gov. br/wp-content/uploads/2017/01/Lei-Complementar-n%C2%BA-001-07-Disp%C3%B5e-sobre-a-institui%C3%A7%C3%A3o-do-Plano-Diretor-1. pdf PONTAL DO PARANÁ. diaadia. pr. gov. br/.

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