Comportamento Organizacional

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

define comportamento organizacional como: “[. um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”. A administração busca compreender não apenas cada um separadamente, mas, principalmente, o fenômeno originado da inter- relação entre eles, e suas implicações na gestão e no desempenho individual e empresarial. Um desses conceitos, já bastante explorados pelos pesquisadores, é o comprometimento organizacional. Segundo Mowday (1998) o empregado comprometido proporciona diversas vantagens competitivas para as organizações. A missão é que orienta os objetivos e as estratégias empresariais”. As estratégias e objetivos da organização no mercado de trabalho, os clientes que a empresa se relaciona.

De acordo com Chiavenato e Sápiro (2003, p. a missão da empresa “é o elemento, que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o negócio, delimitando o seu ambiente de atuação”. A missão serve para delimitar o campo de atuação, e serve para orientar a empresa se ela esta fugindo do foco e se está cumprindo o que foi planejado. Serve de foco para que todos os colaboradores, assim poderam saber o porquê dos objetivos e estratégias traçadas pelos gestores da organização. Olhar para futuro leva a empresa a criar estratégias voltadas a atingir objetivos estabelecidos. Segundo Chiavenato e Sapiro (2003, p. “a visão de negócios mostra uma imagem da organização no momento da realização de seus propósitos no futuro.

Trata-se não de predizer o futuro, mas sim de assegurá-lo no presente [. MISSÃO E VALORES DA EMPRESA • Missão; contribuir para o crescimento das pessoas, através do desenvolvimento humano e empresarial, agregando valores e rompendo paradigmas. • Visão; ser referência no ramo de atuação, buscando sempre o aprimoramento e continuo e inovações. • Valores; ética, transparência e respeito ao ser humano e meio ambiente 6. CRONOGRAMA ID Tarefa Data início Data fim Status Responsável Agosto Setembro Outubro Novembro 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 Pesquisa dos conceitos 19/08 25/08 100% Grupo 2 Pesquisa dos cursos 26/08 01/09 100% 3 Definição dos cursos 02/09 08/09 100% 4 Pesquisa de valores 09/09 12/09 100% 5 Pesquisa de Missão 16/09 20/09 100% 6 Cronograma 23/09 25/09 100% 7 Montagem do trabalho 28/09 04/10 100% 8 Finalização 05/10 06/10 100% 9 Entrega 07/10 100% Grupo 10 Montagem da apresentação 20/10 18/11 11 Apresentação em sala 20/11 25/11 Grupo Previsto Realizado 7. CURSOS • Gestão de equipe de Alto desempenho • Gestor Coach • Gestão de Pessoas • Gestão por Competência • Negociação e Administração de conflitos • Inteligência Emocional • Liderança: Motivação e trabalho em equipe • Comprometimento Organizacional 8.

Carga horária 16 horas Investimento R$ 700,00, podendo ser parcelado em 6 vezes. Gestão de Pessoas Objetivo Tem como objetivo: • Capacitar, treinar e desenvolver as Pessoas interessadas, na busca contínua de melhores resultados, através do gerenciamento eficaz de suas equipes; • Viabilizar a formação de processos de liderança promotores da realização do trabalho pelo coletivo; • Facilitar uma melhor compreensão do “espírito de equipe” e de sua contribuição na busca de resultados competitivos. Programa • Evolução das Mudanças de Paradigmas • Conceitos de Liderança e Gerenciamento • Definição de papel e papéis gerenciais - competências básicas e conceitos administrativos • Seleção dos colaboradores/ funcionários • Comunicação • Motivação e Incentivo • Tipos de Colaboradores/ Funcionários • Feedback e Coaching • Tomada de Decisão e Delegação • Administração de conflitos • Gerenciamento do tempo • Técnicas de reunião • Valores e Ética profissional • Avaliação de Desempenho e Acompanhamento • Analisando "casos" específicos Metodologia Baseada nos princípios pedagógicos do construtivismo, andragogia, cooperativismo e role-playing.

Utilizamos atividades de cunho técnico e vivencial, correlacionadas ao dia-a-dia de trabalho, o que permite ao participante interagir e associar o conteúdo teórico à prática. Público alvo É destinado a profissionais que estão sendo preparados para assumir a posição de Gestores de Pessoas ou Líderes. Carga horaria 14 horas Investimento R$ 260,00, podendo ser parcelado em 2 vezes Negociação e Administração de Conflitos Objetivo Tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de buscar um ponto de consenso no qual todas as partes envolvidas, numa negociação ou numa situação de conflito, cheguem a resultados positivos, ainda que inicialmente tenham diferentes pontos de vista e interesses não alinhados. Desta forma, o curso visa fazer com que os participantes adquiram ou melhorem os seus conhecimentos acerca do processo de negociação, compreendendo a importância de uma gestão de conflitos adaptativa nos relacionamentos profissionais.

Programa • Os princípios universais da negociação; • Comunicação eficaz, bom relacionamento e interesse mútuo; • Alternativas, justiça, opções e compromisso final; • Negociação e seus motivos;      • Estilos e princípios de negociação; • Interesses e posições; • Opções de ganhos mútuos e critérios objetivos; • Situações especiais de negociação; • Melhor opção em caso de não acordo; • Projeto do "seu" processo de Negociação; • Conflitos: conceituação e tipologia; • Conflitos de personalidade; • Fatores de Geração de Conflitos. Público alvo Destinado para profissionais que pretendam desenvolver as suas capacidades de Negociação e Gestão de Conflitos. Carga horária 18 horas Investimento R$ 320,00, podendo ser parcelado em 3 vezes Inteligência Emocional Objetivo Apresentar ferramentas que auxiliam na gestão do equilíbrio emocional, através de estratégias de entendimento e desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Público alvo Todos os funcionários da empresa: porteiro, diretor, vendedor, segurança, auxiliar, secretária, motorista, mecânico, ajudantes, telefonista, gerente, atendente, encarregado, mensageiro, enfim do porteiro ao diretor. Conteúdo Conscientizar as equipes de que o sucesso da organização e a manutenção do emprego (empregabilidade) só são possíveis quando todos assumem o compromisso maior de superar as expectativas dos clientes. Desenvolver em cada um, atitudes positivas, fazendo com que todos comecem a agir mais rapidamente (senso de urgência) na resolução de problemas, busquem novas alternativas e tomem iniciativas fortalecedoras. • Marketing interno – Atendendo o cliente indiretamente • Relação de qualidade entre clientes internos • A multifuncionalidade • Assumindo responsabilidades • Eliminar desperdício também é qualidade • O zelo pelo patrimônio da empresa • O efeito corrente • Como melhorar o clima – O prazer pelo trabalho • A melhoria contínua • O trabalho em equipe Carga horária 04 horas Investimento R$180,00 podendo ser parcelado em: 2 vezes de R$90,00 ou 3 vezes de R$60,00 Motivação e Comprometimento no Trabalho Conteúdo Programático • Teorias e conceitos de motivação • A importância do entusiasmo no dia a dia • Fatores internos e externos que motivam as pessoas • Necessidades e motivos pessoais • Ação ou ausência de ação no dia a dia das empresas • A motivação em nossa mente • Fatores hereditários, culturais e ambientais envolvidos • Tome uma decisão agora • A desmotivação em meu mundo • Aspectos profissionais desmotivadores • Aspectos sociais desmotivadores • Aspectos de autoimagem desmotivadores • Os processos de mudanças ao comprometimento pessoal • A criatividade como consequência de comprometimento • Técnicas motivacionais e de comprometimento com o trabalho.

Público Alvo Todos colaboradores das empresas Carga Horária 04 horas Investimento R$180,00 podendo ser parcelado em: 2 vezes de R$90,00 ou 3 vezes de R$60,00 Lideres Comprometidos – Motivando Pessoas e Desenvolvendo Talentos Objetivo Proporcionar ao público-alvo as condições necessárias para atuar nesses tempos de mudanças aceleradas e transições complexas uma vez, que a liderança aliada à motivação são fatores chaves para o sucesso. Funcionários comprometidos se empenham mais, se esforçam mais, produzem mais e consequentemente rendem mais. Para uma organização ter êxito ela precisa de colaboradores comprometidos e motivados. Nenhuma melhoria ocorre na organização se não houver uma mudança nas atitudes do lideres, pois o sucesso dos colaboradores é de sua responsabilidade. O importante é que se o colaborador esta na empresa porque ele escolheu, então que seja um profissional responsável, e se dedique no que faz, pois os profissionais dão o seu melhor nas piores adversidades.

O responsável pelo sucesso profissional das pessoas são elas mesmas. Para ela o comprometimento é um conceito global semelhante ao vinculo. Nas pesquisas ela encontra conceitos como, envolvimento, “attachment”, saliência e identificação. A grande diversidade de conceitos reduz os estudos e dificultam a integração dos resultados já obtidos no campo. Após a década de 1970, a maioria dos estudos sobre os vínculos individuo-trabalho passaram a optar pelo termo “commitment” que na literatura nacional foi traduzido para a palavra “comprometimento”. Bastos (1993, p. A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO Para Chiavenato (1999, p. “o treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações”. O treinamento serve para capacitar o funcionário, influenciando diretamente no desempenho e consequentemente nos resultados da empresa.

Desenvolve uma atitude positiva em cada funcionário, incentivando a buscar novas alternativas para as resoluções dos problemas, e terem uma iniciativa maior na realização das tarefas. As organizações precisam de gestores e líderes que inspire seus comandados por meio de exemplo, e que mostre que, mais que um número, eles são parte importante para que a empresa alcance seus objetivos. O treinamento é muito importante, pois desenvolve essa competência nos funcionários, e principalmente auxilia os lideres e gestores a manter a equipe comprometida e motivada, o que possibilita um retorno positivo na empresa tanto nos resultados como um ambiente de trabalho mais agradável. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BASTOS, A. V. B. Bastos, A. V. B. b). O conceito de comprometimento: sua natureza e papel nas explicações do comportamento humano no trabalho.

H. R; BERTON, L. H. Administração estratégica. São Paulo: Saraiva, 2005. Concept redundancy in organizational research: the case of work commitment. Academy of Management Review, 8 (3), 486-500. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Peason Prentice Hall, 2005. n. p. WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J. PARNELL, John A. Administração estratégica: conceitos.

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