RETENÇÃO DO CONHECIMENTO

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

Com isso, pretende-se semear a mudança na política de procedimentos e processos, numa organização que visa a satisfação de seus funcionários e clientes através da valorização de sua cultura organizacional. Palavras–chave: processos, retenção do conhecimento, procedimento, capacitação, Gestão do Conhecimento. LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA Nº. – PROCESSO LINEAR DE APRENDIZAGEM. FIGURA Nº. TABELA 3 – TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO. TABELA 4 – IMPORTÂNCIA DA RETENÇÃO. TABELA 5 – NECESSIDADE DE UM PROCEDIMENTO. TABELA 6 – DIFICULDADE PARA RESPONDER A PESQUISA. SÚMARIO 1. APRENDIZAGEM. A LEGISLAÇÃO NA MUDANÇA DE FUNÇÃO. MODELOS DE GESTÃO E RETENÇÃO DO CONHECIMENTO. Modelo Geral do Conhecimento. Modelo do Processo de Gestão da Informação e do Conhecimento. Neste momento o objetivo é trabalhar diretamente os pontos abordados com o gestor do setor, mostrando de forma detalhada todas as variantes que envolvem a retenção do conhecimento.

Também neste período, será abordado 7 pesquisas que apontem como está o processo de retenção de conhecimento dentro do setor. Por ultimo, será apresentada uma proposta de procedimento para retenção do conhecimento, onde tem como objetivo único fazer com que o setor não venha a ser impactado por falta de capacitação e treinamento quando ocorrer a substituição de um funcionário, seja por transferência do profissional para outro setor ou empresa. TEMA Visando o conhecimento como um grande diferêncial competitivo dentro da empresa, o tema desse trabalho abrange, a retenção do conhecimento como ferramenta fundamental dentro da organização, na qual através da retenção de bens intangíveis e utilizando da tecnologia, as empresas adquirem êxito nos processos, por meio de métodos e ferramentas que possibilitem tornar o conhecimento retido como um bem capaz de proporcionar vantagem competitiva, bem como a excelência de seus processos.

PROBLEMA Na mudança de cargo, o funcionário recebe as orientações necessárias para um bom desenvolvimento do trabalho? 1. “O método quantitativo é muito utilizado no desenvolvimento das pesquisas descritivas, na qual se procura descobrir e classificar a relação entre variáveis, assim como na investigação de casualidade entre os fenômenos: causa e efeitos. ” Segundo Marconi e Lakatos (2009, p. “a pesquisa bibliográfica tem por objetivo utilizar o material já publicado de livros, revistas, publicação avulsa e imprensa escrita. Tem por finalidade fazer com que as pessoas reflitam sobre como o assunto foi tratado, dando oportunidade de aprendizagem para que haja aquisição e troca de conhecimentos”. Segundo os autores “a pesquisa bibliográfica trata-se do reconhecimento à importância da escolha de seguir um percurso descrito em princípios teóricos, alicerçados em conceitos e ideias já existentes, desenvolvidas por cientistas que estudam para demonstrar o resultado de suas pesquisas.

Ainda segundo os autores “entrevista é a obtenção de informações de um entrevistado, sobre determinado assunto ou problema”, para eles a entrevista pode ser:  Padronizada ou estruturada: roteiro previamente estabelecido;  Despadronizada ou não estruturada: não existe rigidez de roteiro. REFERENCIAL TEÓRICO 2. RETENÇÃO DO CONHECIMENTO O conhecimento diferência e influencia a existência dos seres humanos. Sem a capacidade de conhecimento e aprendizado não seria possível existir uma civilização que utiliza sobretudo a linguagem e o pensamento e também a percepção na compreensão do mundo. Segundo Sabbag (2007, p. O conhecimento tácito está voltado para orientar as ações baseando-se em competências e regras, levando-se em conta as emoções, crenças, experiências e valores individuais. Já o conhecimento explícito pode ser transmitido de forma fácil, usando linguagem formal diante do conhecimento dos fatos, habilidades, treinamentos, estando ligado à produção de riquezas desenvolvendo práticas para administrar a autotransformação.

Segundo Lapa (2004, p. há uma preocupação grande das empresas em reter o conhecimento tácito e explicito de seus colaboradores e realizar uma gestão desse conhecimento. O ato da gestão pode ser traduzido em processos de reutilização do conhecimento, armazenamento estruturado do mesmo, entre outras ações". Para Bock (2007, p. pontos de ancoragem são pontos que se formam com a incorporação, à estrutura cognitiva, através de informações ou ideias como elementos relevantes para a aquisição de novos conhecimentos. A organização desses elementos permite a formação dos conceitos, que serão utilizados sempre que algum conteúdo novo possa ser aprendido. O cognitivismo Cognitivistas - A Teoria Cognitiva foi desenvolvida pelo suíço Jean iaget (1896 – 1980). Os princípios que foram base para o trabalho de Piaget são conhecidos como o conceito da adaptação biológica, portanto não foram idéias originais.

Este processo disciplinado compensa de tal modo que, poderá ser facilmente recuperada caso tenha sido aprendida. Para Sabbag (2007, p. “estudar é aplicar as capacidades intelectuais para compreender. Nesse sentido, aprender, em primeiro lugar, representa compreender”. Compreender inclui o significado de “estar contido em”. Para Sabbag (2007, p. “na maioria dos casos, para aprender é necessário ter algum conhecimento prévio que se confronta com o novo conhecimento em fase de geração. A etapa inicial desse processo envolve um novo conhecimento, que poderia ser gerado pelo próprio aprendiz, descoberto ou tornado acessível a ele. ” Na aprendizagem prevalecem dois referenciais teóricos: o mecanicista, que entende por aprendizado a resposta a estímulos externos, e o orgânico, que em contraposição, vê o ser humano como ativo e espontâneo em seu processo de aprender.

Este saber autêntico faz o conhecimento avançar, enquanto o saber genérico quando transformado em verdade justificada, interrompe a Espiral do Conhecimento 2. A LEGISLAÇÃO NA MUDANÇA DE FUNÇÃO Tratando-se da troca de função de um determinado funcionário, é de extrema importância citar as leis que regulamentam tal ação. Segundo a Portaria MTb nº. p. “serão obrigatórios os exames médico admissional, periódico e demissional, por conta do empregador, nas condições especificadas na norma regulamentadora 7 (NR 7) das leis complementares da CLT (consolidação das leis trabalhistas)” No caso da visita de um agente de inspeção do trabalho, o empregador deve comprovar que custeou as despesas dos exames médicos. Será obrigatório exame médico por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I- Na admissão; II- Na demissão; III- Periodicamente.

Para fins desta NR, entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança. NR 7) Alguns aspectos sobre a realização do PMCSO:  Cumprimento das exigências legais;  Promover e preservar a saúde dos trabalhadores;  Atendimento integral á saúde ocupacional dos trabalhadores;  Evitar consequências negativas, como os acidentes do Trabalho, as lesões ocupacionais e os custos sociais decorrentes dos mesmos;  Promover a queda do absenteísmo e agregar á empresa os valores consequentes a essa queda, com o aumento da motivação que irá resultar, junto aos fatores acima, uma maior produtividade;  Redução de gastos com os cuidados na saúde do trabalho;  Uma maior integração entre os setores da empresa; O exame médico de mudança de função é realizado sempre que o funcionário for transferido de função ou setor, quando houver alterações onde o mesmo venha estar atuando.

O exame visa avaliar se o funcionário possui a aptidão necessária para exercer a função nova, e se o exercício desta não irá trazer prejuízos à sua saúde, o qual deverá ser realizado antes que a mudança de função seja efetuada. MODELOS DE GESTÃO E RETENÇÃO DO CONHECIMENTO 2. Modelo Geral do Conhecimento 19 Este modelo foi proposto por Newman e Conrad (1999), visa a organização de tal fluxo, considerando as quatro áreas de atividades primárias: criação do conhecimento, retenção, transferência e utilização.  Obtenção: a informação e o conhecimento são obtidos por meio da interação com o ambiente interno e externo, originando o fluxo ou processo que contemplando toda a organização.  Registro: como é feito a codificação dos registros ou o armazenamento do conhecimento para uso e aplicação nos processos.

 Compartilhamento: avalia como os conteúdos - dado informação e conhecimento - são repassados à organização, em termos das necessidades operativas e gerenciais.  Valorização: abrange todo o processo, permite a valorização dos trabalhos, do ambiente e o fator motivacional dos funcionários, atribuindo valor as tarefas e aplicação da informação e conhecimento em processos.  Monitoramento estratégico: monitora a aplicação dos processos, principalmente em termos do uso em tarefas ligadas ao planejamento e a tomada de decisões nos ambientes organizacionais. ” N. B. ANALISTA SENIOR/MESTRE EM S. I. ano) “Nós até temos uma ferramenta global de compartilhamento de informação, porém na realidade não funciona por que falta comprometimento de todos, seria ótimo poder contar com alguma ajuda para não precisar ficar lembrando as pessoas de se comunicar e de compartilhar informações, infelizmente em nossa área há muita correria e muito stress por que toda empresa depende de IT, logo o foco principal do colaboradores e o cliente interno e acabamos deixando de lado nossas colegas os quais acabam se batendo muito para conseguir a informação que esta ao lado.

TABELA 2 – IMPORTÂNCIA E DESEMPENHO DA GESTÃO QUESTÕES BAIXA MÉDIA ALTA 4 1 5 15 7 6 8 7 TOTAL 7 13 22 % 17% 31% 52% Fonte: Os autores.  Transferência de Conhecimento: 41% dos funcionários consideram eficaz os meios utilizados para a transferência de conhecimento na ABC Do Brasil IT, incentivando a aquisição do conhecimento, porém 40% dos funcionários, consideram uma dificuldade encontrada para a obtenção de informações sobre suas tarefas, não havendo o compartilhamento de conhecimento e experiências, através da execução das tarefas. GRÁFICO 3 - TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO Fonte: Os autores. TABELA 3 – TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO QUESTÕES BAIXA MÉDIA ALTA 5 19 2 - 8 - 2 18 9 19 2 12 - 2 19 13 13 4 4 14 4 8 6 17 - 1 20 18 11 8 2 TOTAL 66 31 69 % 40% 19% 41% Fonte: Os autores.  Importância da Retenção: 100% dos funcionários entrevistados consideram de extrema importância a retenção do conhecimento, valorizando o Capital Intelectual de cada funcionário da área de IT.

Devido á necessidade de compartilhamento e transferência de informação para o desenvolvimento eficiente da tarefa, foi desenvolvido um procedimento via formulário de apoio na retenção do conhecimento e do capital intelectual contido dentro da área de IT da ABC Do Brasil para potencializar e facilitar. Esse procedimento apresentará características de que o conhecimento técnico esta sendo repassado para o funcionário que irá assumir a função, dessa forma o Gerente terá bases registradas e assinadas por ambos os funcionários (entrada e 30 saída), de que o conhecimento que é adquirido no dia-a-dia com o executar das tarefas sejam repassadas sem prejuízos na troca ou contratação de funcionários. O procedimento é simples e só poderá ser assinado por ambos quando o conhecimento for repassado ou á medida que se passa o conhecimento vai se preenchendo o formulário e assinando-o.

No final do processo de passagem de conhecimento será então assinado pelo gerente responsável pela posição que o Funcionário esta assumindo, caso esse não esteja de acordo poderá recusa-lo, porém essa recusa não afetará a transferência ou mudança de cargo em questão. Sendo que, esse só será assinado pelo gerente quando ele assim julgar procedente as informações que estão contidas no formulário, o mesmo não será utilizado de forma a prejudicar os funcionários, mais sim como um meio de documentar e prever possíveis treinamentos necessários. Assim como o conhecimento, o capital humano são bens intangíveis, ou seja, bens pertencentes apenas ao individuo, os quais se não administrados podem ser perdidos. Quando apenas uma pessoa tem o conhecimento de algo ela se torna “Pessoal Chave”.

Com um procedimento documentado substituem-se as “Pessoas Chave” por processos estruturados, o qual só será enriquecido ao longo do tempo, desde que não seja retido apenas em uma pessoa, caso contrário pode ser perdido a qualquer momento, enquanto se retido como processo permanece interno e de acesso a todos os envolvidos. Somando o conhecimento com a tecnologia, as empresas adquirem êxito nos processos. Gerenciar o conhecimento é utilizar o melhor da organização, é um diferencial que não pode ser copiado, é algo que a empresa possui ou não possui, o qual tende a uma visão abrangente de como as coisas funcionam. Edição – São Paulo: Editora Ltr, 2011. FRANCO, Maria Laura P. Barbosa, O estudo de caso no falso conflito que se estabelece entre análise quantitativa e análise qualitativa.

S. P: PUC, 1985. NEWMAN, B. CONRAD, K. K A framework for charactering knowledge management methods, practices, and technologies. George Washington University Course, Washington, Spring 1999. Disponível em: <http://www. PORTARIA MTB nº. de 8/6/78 (atualizada e anotada) Segurança e Saúde no Trabalho. IOB. São Paulo1993. SABBAG, Paulo Yazigi. Mello da. Aprendizagem e tecnologia: construindo a inteligência coletiva. São Paulo : Editora Atlas, 2002. fernandozaidan. com. pdf. Acessado em 25/05/2012 às 14h26. medicinadotrabalhosp. med. br/servicos/35-geral/54-nr-7-pcmso-programa-de-controlemedico-de-saude-ocupacional. Você Compartilhar experiências adquiridas através da execução de suas tarefas? 1 2 3 19-Qual seria a importância para o caso de implementar um método de Retenção do Conhecimento dentro de ABC IT? 1 2 3 20-Qual a importância do Capital Intelectual de cada Indivíduo no setor de ABC IT. Você considera a pesquisa realizada pelos Alunos? 1 2 3 22- Qual a dificuldade encontrada para responder esse questionário? 1 2 3 Agradecemos A sua Participação!.

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