MOANA: UM DESENHO COM MUITO CRISTIANISMO E QUASE ZERO DE FEMINISMO

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:História

Documento 1

A personagem Moana possui absolutamente zero de feminismo. Além disso o desenho é carregado de filosofia compatível com o Cristianismo. Há somente um porém: a tentativa dos roteiristas de agradar as feministas prejudicou o enredo ao não colocar um personagem masculino humano pra ajudar Moana e pra estabelecer um vinculo afetivo mais próximo com ela. SPOILER ALERT SPOILER ALERT SPOILER ALERT SE VOCÊ AINDA NÃO VIU, NÃO LEIA DAQUI PRA FRENTE PORQUE A PERSONAGEM MOANA TEM ZERO DE FEMINISMO 1) Em nenhum momento a autoridade do pai dela na família foi intrinsecamente questionada. Ela só desobedeceu as ordens do pai por uma necessidade técnica corroborada por uma escolha sobrenatural do Oceano. Ela nunca tentou dividir seu povo entre os sexos, nem culpou os homens pelos problemas da ilha.

PORQUE O DESENHO TEM MENSAGENS CRISTÃS 1) O desenho mostra claramente a doutrina de Santo Agostinho a respeito do mal como a ausência de bem. O coração de Te Fiti representa a ligação com Deus, o verdadeiro princípio criador, a ação de Cristo em nossas vidas. Sem ele, nos afastamos da nossa própria natureza criada originalmente boa. Por isso Te Fiti, deusa da vida, se torna uma demônia da morte quando desprovida do coração. Suas tatuagens mostram seu verdadeiro "eu". Ao escutar uma mortal, teoricamente inferior a ele, Maui empreende uma jornada de autoconhecimento que só pode acontecer através da humildade. Assim, suas ações voltam a coincidir com sua ontologia originalmente boa. E como todo penitente que busca a rendenção, ele é perdoado e participa do plano de salvação.

Moana representa Virgem Maria, uma mortal que por suas atitudes elevou-se acima dos anjos (no desenho, acima de uma semi-divindade).   Se Moana representa Virgem Maria, obviamente faltou um São José (Maui fez o papel de São José no que tange ao apoio técnico, mas não no apoio emocional que toda mulher precisa) Para não haver redundância de personagens masculinos, Maui deveria ter seus aspectos de divindade mais ressaltados (ele ficou humano demais), o que destacaria sua jornada de humildade ao submeter-se à nobreza de uma mortal. Autor: Dylan Bankowski.

67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download