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Uma análise de determinação de preços de imóveis no mercado de São Paulo, Economia, Monografia - 184

Número do pedido
184
Disciplina
Processando
25 Setembro 2017
COMPLETO EM
4 Outubro 2017
Preço
R$86,00
Ajude-me fazer rápido até economics. Tem só 9 dias Título do pedido «Uma análise de determinação de preços de imóveis no mercado de São Paulo».
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Ricardo Cataldi
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Escritor
Páginas: 25
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Uma análise do mercado imobiliário em são paulo, com dados até 2013, com o ano de conclusão em 2015. Na análise, são discutidos os aspectos teóricos do ponto de vista do modelo de Von Thunen para a dispersão de imóveis na cidade de são paulo e é avaliado a formação e evolução de preços de imóveis, identificando se existe alguma variação significativa na estrutura de comercialização.

O trabalho recebeu nota 9 e foi entregue em 2015 à Universidade Mackenzie.
O mercado imobiliário é central em uma economia, sendo parte da indústria da construção civil, responsável pelo emprego direto de 15% da população brasileira e tendo relação indireta com o emprego de 30% da população brasileira, segundo dados do censo de 2010. Seu estudo, portanto, justifica-se pela importância e impacto que tem sobre a economia e, particularmente, sobre o mercado de trabalho regional.
Tendo em vista a importância do tópico, este trabalho objetiva estudar a dinâmica do mercado imobiliário entre 2003 e 2013, através da análise de preços dos imóveis residenciais e o padrão espacial de oferta de novas unidades no município de São Paulo. Com este objetivo, este trabalho contribuirá com a literatura da área de economia urbana, e especificamente para a literatura de precificação Mostrar todos
De forma geral, a estimativa sugere que todas as variáveis influenciam na determinação dos preços. A tabela indica um sinal inverso ao esperado no número de dormitórios, onde um aumento de uma unidade de dormitório reduz, em média, em R$ 178.770,57 o valor do imóvel. Além disto, chama a atenção na tabela o impacto do aumento do m² das áreas do imóvel. Analisando ambas as características, é possível definir que os lançamentos estão carregados de acordo com as preferências e perfil dos novos consumidores de classes de rendimentos mais altas: casais sem filhos ou com um filho, que buscam uma área de convivência ampliada.
Sendo as classes de rendimento mais baixas caracteristicamente aquelas em que existe maior taxa de natalidade, é natural que um aumento no número de dormitórios impacte negat Mostrar todos
ARRAES, Ronaldo de A. e; SOUSA FILHO, Edmar de. Externalidades e formação de preços no mercado urbano brasileiro. Econ. Apl., v.12, n.2, p.289-319, 2008
LUCENA, J.M.P. O mercado habitacional no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1981.
FERREIRA, Frederico Poley. Estrutura domiciliar e localização: Um estudo dos domicílios com idosos em Belo Horizonte, Belo Horizonte UFMG/Cedeplar, 2001
HADDAD, E. (e outros). O mercado imobiliário antecipa as alterações na estrutura urbana? Evidências do caso de São Paulo. In: Anais do V Encontro da Latin American Real Estate Society – Lares. São Paulo: 2005, p.10. (http://www.mrcl.com.br/trabalhos/haddad.pdf)
LANCASTER, K. A new approach to consumer’s theory. Journal of Political Economy, n74, p132-157, 1966. ( Fávero, Luiz Paulo Lopes – Modelos de preços hedônic Mostrar todos
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