A importância do Lúdico na sala de aula

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Pois cada tipo de brincadeira, dentro de suas especificidades, contribui para a formação e o desenvolvimento integral da criança. Assim este estudo centra-se no uso do lúdico na educação infantil tendo como foco o trabalho do professor. Entende-se que este recurso é um importante instrumento de ensino-aprendizagem devido suas contribuições que proporciona às crianças no que diz respeito ao seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Para isso, se faz necessário saber o significado do brincar, analisar o papel do educador nesse processo lúdico, e ainda, compreender os benefícios que as atividades lúdicas proporcionam no âmbito escolar. Nesse sentido, o professor de educação infantil, ao valer-se do lúdico como recurso pedagógico, procura levar a criança a se desenvolver através da imitação e de expressões corporais.

Assim, essa pesquisa será também participante, que de acordo com Severino (2007), É aquela em que o pesquisador, para realizar a observação dos fenômenos, compartilha a vivência dos sujeitos pesquisados, participando, de forma sistemática e permanente, ao longo do tempo da pesquisa, das atividades. O pesquisador coloca-se numa postura de identificação com os pesquisados. Passa a interagir com eles em todas as situações, acompanhado todas as ações praticadas pelos sujeitos (SEVERINO, 2007, p. Optou-se por esta abordagem por se tratar de um fenômeno complexo, que envolve aspectos sociais, cognitivos e afetivos, portanto, não sendo objeto de quantificação. O referencial teórico divide-se em duas partes: no que se refere sobre o lúdico na educação infantil forma usados autores Negrine (2008), Antunes (2008), Rosa (1990), dentre outros que abordam o assunto.

400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download