IDEALISMO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E NA EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Instituição: _________________________________________________ Assinatura:_________________________________________________ Profº Dr. Instituição: _________________________________________________ Assinatura:_________________________________________________ Profº Dr. Instituição: _________________________________________________ Assinatura:_________________________________________________ RESUMO O objetivo deste trabalho é refletir sobre o idealismo filosófico e sua contribuição para a educação. O homem sempre buscou melhorar sua vida por meio do conhecimento, sua curiosidade e capacidade foi aprimorando-se por toda a história, e foi através da educação que homem conquistou o desenvolvimento humano. Primeiramente foi estudado o conceito de idealismo e seus compostos diversos segundo Platão, Hegel e Immanuel Kant, posteriormente foi abordada a contribuição do idealismo na construção do pensamento e a construção do conhecimento filosófico segundo os fundamentos do racionalismo, empirismo e a dialética. IDEAIS DE PLATÃO PARA A EDUCAÇÃO 11 2. IDEALISMO ALEMÃO 12 2. OBRAS DE IMMANUEL KANT 12 2.

IDEALISMO TRANSCENDENTAL 13 2. IDEALISMO HEGIANO 13 2. A educação é o ato de ensinar a buscar a verdade e no método de como será essa busca. Por último apresentaremos a reflexão sobre tentativas de diversas teorias que fundamentam a compreensão na relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. Essa questão foi alvo de grandes correntes filosóficas. Para explicar o processo do conhecimento humano surgiram diferentes pontos de vista para fundamentar a compreensão desse fenômeno: o racionalismo, o empirismo e a dialética. Considerando essa trajetória do idealismo filosófico na educação e na construção do pensamento é possível afirmar que e a educação sofre constantes mudanças significativas que favoreceram a busca e o domínio pelo conhecimento ao longo da histórias criando raízes até os dias atuais.

É preciso ressaltar que o idealismo é o grande motor das invenções, das descobertas, dos empreendimentos sociais, políticos, econômicos e culturais que possibilitam as mudanças, as realizações dos sonhos, à concretização de desejos aclamados, muitas vezes, por toda uma vida.  O idealismo impulsiona o veículo do tempo pela sua infinita e enigmática viagem rumo ao futuro.  Falamos de um combustível essencial á experiência humana, na medida em que proporciona o conhecimento, a busca de novos desafios e a determinação para ultrapassar as barreiras, sejam elas concretas, sejam elas abstratas. O idealismo, por sua vez, ativa os dispositivos necessários à superação dos limites, permitindo às pessoas o acesso à essência vital que torna os seres humanos tão surpreendentes, imprevisíveis e especiais. A Pedagogia do Amor – Gabriel Chalit).

A partir deste pensamento a realidade se resume ao que é conhecido por meios das ideias. Este termo na filosofia abrange várias tendências de pensamento, tendo em comum à interpretação do mundo material seguindo as características da personalidade do indivíduo, sendo o mundo material (os órgãos dos sentidos), os sentidos levam ao cérebro do indivíduo e transformado conforme o ponto de vista, os juízos, ideias, ou seja, a sua subjetividade. O idealismo filosófico afirma que a realidade fora da mente não é cognoscível por si só, o objeto do conhecimento humano é construído pela atividade cognoscitiva. O Idealismo na Filosofia é a interpretação do mundo, da essência do belo, do ideal. Na filosofia idealista “eu sou eu” é o objeto para mim (eu), ou seja, a oposição entre sujeito e objeto.

C. Platão é considerado um dos principais pensadores gregos, é um dos filósofos mais conhecidos e estudados até a atualidade, principalmente porque sua obra sobreviveu intacta mais de 2400 anos, influenciou a filosofia ocidental, este pensador acreditava na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (ideias e inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e matéria). Sua família era Aristocrata, iniciou seus trabalhos filosóficos a partir do contato com outro pensador grego: Sócrates. A partir deste contato tornou-se seguidor, aluno e discípulo de Sócrates e futuramente professor de Aristóteles. Fundou a primeira Instituição de Ensino Superior do mundo ocidental, a Academia de Atenas, escola de filosofia com o objetivo de desenvolver e recuperar ideais e pensamentos socráticos, a convite do rei Dionísio passou Siracusa ensinando filosofia, quando voltou a Atenas administrou a Academia dedicando-se ao estudo e na pesquisa de diversas áreas de conhecimento sendo elas: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público) e filosofia.

IDEAIS DE PLATÃO PARA A EDUCAÇÃO Platão (427 a. C. – 348 a. C. foi um dos grandes pensadores da Grécia Antiga, contribuiu para o campo da educação, da ética e da política. A partir do século XIX, o idealismo alemão é abordado por um grupo de filósofos denominados pós-kantianos. No idealismo alemão o poder da razão é reforçado para mostrar a realidade como absoluto e objeto de reflexão. O pensamento Kantiano é conhecido como idealismo transcendental que significa: tudo que é anterior a toda experiência. Seus pensamentos formaram a teoria do conhecimento como uma disciplina filosófica. OBRAS DE IMMANUEL KANT • Pensamento Sobre Verdadeiro Valor das Forças Vivas (1749) • História Universal da Natureza e Teoria do Céu (1755) • O Único Argumento Possível da Existência de Deus (1763) • Observação Sobre o Sentimento do Belo e do Sublime (1764) • Crítica da Razão Pura (1781) • Iluminismo Alemão (1784) • Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785) • Crítica da Razão Prática (1788) • Crítica do Julgamento (1790) • A Religião Nos Limites da Simples Razão (1793) • A Paz Perpétua (1795) • A Metafísica dos Costumes (1797) 2.

Kant afirma que tanto a razão quanto a experiência são necessárias para compreender o mundo. IDEALISMO HEGIANO Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão, nasceu em 27 de Agosto de 1770, em Stuttgart, na Alemanha. Apesar de sua educação Humanista, Hegel teve uma boa formação científica, idealista nos campos da História, Direito, Arte, entre outros. Morreu em Berlim, em 14 de Novembro de 1831, vítima de uma epidemia de cólera. O idealismo Hegeliano é uma filosofia do espírito diferente de Kant, sua teoria é compreendida pela sua obra principal “A Fenomenologia do Espírito”, escrita em 1807, trata-se de um sistema lógico, que compreende três partes: a lógica, a filosofia da natureza e filosofia do espírito, nesta obra enfatiza a ideia de elevar a filosofia ao nível da ciência, ele explica a dualidade entre o sujeito cognoscente e o sujeito cognitivo, aproximar do absoluto, da ideia absoluta, da verdade.

IDEIAS DE HEGEL PARA A EDUCAÇÃO A filosofia se referiu à Educação, ao longo de diversas épocas, como sendo uma questão importante na sociedade humana. Hegel dizia que a filosofia era filha do tempo, demonstrando assim a importância da história. Sua vida foi marcada pela atividade docente, ele foi preceptor, professor, diretor de ginásio, conselheiro escolar, professor e reitor universitário e consultor do governo em assuntos voltados à Educação. O idealismo na Teoria do Conhecimento, explicam que o ser ou a realidade são determinados pela consciência, as ideias produzem a realidade. O “ser” significa “ser dado na consciência”. Esta sempre interagindo com o meio sendo afetado pela exterioridade. Ele entende que a natureza encontra-se aprisionada em determinações que são essenciais e que não exerce ação, essa abertura ao externo é o que possibilita a Educação, residindo à relação, o espaço da coletividade.

O homem, como espírito, não é algo imediato, mas essencialmente um ser que se voltou contra si mesmo. Esse movimento de mediação é uma característica essencial do espírito. Sua atividade consiste em superar o imediatismo, em negar isso e, conseqüentemente, em retornar a si mesmo. Hegel coloca a natureza como oposição necessária que será elevada. A educação é meio pelo qual o homem supera o estado da natureza é sua referência para a superação, tanto a natureza quanto e a Educação são ressaltadas acentuando a tensão entre ambas. O homem existe entre a determinação do natural e a indeterminação do espírito. A naturalização do espírito e a espiritualização da natureza são totalidades que o homem precisa passar para avançar e ir além da comprovação da realidade.

O homem aparece após a criação da natureza e constitui o oposto do mundo natural. Ao passar dos anos essa necessidade da descoberta foi aumentando e se aprimorando, atualmente essa descoberta se inicia na Escola, fazendo com que o aluno exercite sua mente sendo levado a pensar desde sua infância. A Filosofia é importante para a Educação, pois é nela que o saber se constrói que acontece o exercício do pensar, de buscar a verdade e a sabedoria. O papel da Filosofia é o mesmo desde o tempo de Platão: levantar questionamentos, procurar a razão, buscar a verdade, partindo de seu ponto de vista para aceitar a realidade. A Educação e a Filosofia caminham juntas, não se pode falar de uma sem a outra, o homem vivencia a Filosofia e se orienta por meio dela, pela visão concreta, de vida e em geral na conduta humana.

Com Sócrates, o homem passou a se questionar, isso se dava por meio do diálogo mútuo, Sócrates defendia a tese do diálogo como método da Educação, este método é importante para o ensino até nos dias atuais, o diálogo é essencial na sala de aula, para o crescimento intelectual e humano. De acordo com Platão as ideais são a essência do mundo e para chegar-se na ideia essencial deveriam contemplar a alma, já as coisas físicas são constituídas pelos elementos: fogo, água, ar e terra. Para Hegel e seus seguidores as coisas são reais porque são pensáveis e para entendê-las deve primeiro compreender as leis do pensamento. As leis do pensamento são: as leis da dialética, a realidade deve ser entendida pela dialética em razão da natureza, o mundo deve se adaptar a um sistema de ideias para desenvolver o pensamento humano.

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO A Filosofia tem por finalidade levar o ser humano para uma ação reflexiva, valorizada por seus objetivos de liberdade e visão da essência. O ensino da filosofia é importante para a construção do conhecimento, pois o conhecimento filosófico é diferente do senso comum e do religioso, a partir deste ensino e de seu aprofundamento que se alcança os objetivos de elevar o nível dos saberes sistematizados e partir para uma dimensão crítico-reflexivo e transformadora. O conhecimento humano inicia na infância ao repetir gestos, expressões e as palavras pronunciadas pelos adultos. O aprendizado acontece através do nível atingido de desenvolvimento chegando à compreensão. Na educação o idealismo está na verdade das ideias da razão e não no mundo físico.

Os idealistas acreditam que o mundo material é caracterizado pela mudança, instabilidade e incerteza, as ideias são duradouras e resistentes, os valores são absolutos e imutáveis. A ciência deve ser ensinada com o método de pensar, o aluno deve relacionar sua informação com suas experiências anteriores, explorar e contextualizar a realidade que o cerca. Nesse sentido o sujeito é o único elemento valorizado na relação pelo processo do conhecimento. EMPIRISMO O empirismo é o oposto do racionalismo, enquanto o racionalismo valoriza o sujeito na formação do conhecimento humano, o empirismo sustenta a ideia de que o conhecimento nasce do próprio objeto apresentando-se no mundo como realmente é, o sujeito nesse caso exerce o papel de expectador dessa realidade, para conhecê-lo o sujeito deve “saber ver” e descrevê-lo sem nada a acrescentar ou tirar, o sujeito é o observador neutro, objetivo e exato.

O inatismo afirma que nascemos trazendo em nossa inteligência não só os princípios racionais, mas também algumas ideias verdadeiras, que por isso, são ideias natas. O empirismo, ao contrário, afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas ideias, é adquirida por nós através da experiência. MARILENA CHAUI, convite à filosofia, p. O conhecimento da realidade é a superação das contradições. Ele é mutável, a verdade é a do momento, retificável, provisória, assim o pensamento humano é capaz de evoluir, partindo da ideia de que a realidade é constantemente contraditória. As suas principais características são: o conflito, suposição da relação do sujeito (envolvimento: contaminação do sujeito pelo objeto e do objeto pelo sujeito) o sujeito que conhece o objeto transforma-o, o conhecimento provisório: traz a ideia de mudança e transformação encarando o direito como fenômeno dinâmico, transformado pela realidade transformador da própria realidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao finalizar essa reflexão sobre o idealismo filosófico e sua contribuição para a construção do pensamento e da educação emergem algumas considerações. Primeiramente a importância de saber e conhecer os termos da filosofia, a sua história, sua origem, os idealistas filosóficos, a fim de compreender a necessidade do mesmo na vida acadêmica, na busca por conhecimento, na vida humana e na oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e saberes. Disponível em http://meuartigo. brasilescola. com/filosofia/uma-abordagem-teorica-apologia-socrates-platao. htm. Acessado em 15 de Abril de 2018. Wikimedia, 2018. Disponível em: https://pt. wikipedia. org/wiki/Idealismo. Acessado em 19 de Abril de 2018. Meus Trabalhos. Disponível em: http://valedavi. blogspot. com. br/2010/11/idealismo-e-educacao.

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