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O trabalho contém resumo, abstract, lista de figura, lista de gráfico e de quadros. Apresenta a influência da moda e sua evolução no mercado da ótica.
A moda traduz muito da vida e cultura da história de um povo. A moda também gera símbolos. Marcas que, de tão importantes, se tornam até sinônimo da cultura do país. Atraem turistas, agregam valor a outros produtos e se, com eles são combinadas.
Mesmo havendo uma recessão causada pela crise econômica, observa-se que o faturamentos dos produtos relativos à moda segue em ascensão,como é o caso dos produtos de óticas. Ano a ano são lançadas novas tendências que influenciam na forma de consumo e levam as pessoas a quererem novas peças, com novas cores, formatos, materiais e estilos.
Este estudo tem como objetivo analisar as tendências de moda e sua influencia no mercado do ramo ótico. Para isso foi será feita uma analise da moda, com um breve apanhado de sua evolução, do termo tendência e d
Mostrar todosa correlação entre a moda e os produtos óticos.
A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho será uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica é aquela que se efetua tentando resolver um problema ou adquirir conhecimentos através de informações obtidas por meio de material gráfico, sonoro ou informatizado. Trata-se de pesquisa exploratória (BARROS; LEHFELD, 2007).
A pesquisa bibliográfica foi amparada por livros e materiais relativos ao tema, de acordo com Gil (2002, p. 44) “pesquisa bibliográfica é a pesquisa desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Ocultar
Data-se o conceito de moda do século XV, na Corte de Borgonha, neste período os burgueses passaram a copiar as roupas que eram utilizadas pela nobreza, mas buscavam pela diferenciação, inovando nas peças. Assim, com a cópia, mas com traços de inovação e diferenciação, surgiu a moda (PALOMINO, 2003).
O sistema de moda seria a própria dinâmica que produziu a modernidade. Esse sistema produziu-se entre os séculos XII e XIV, nos quais um novo conjunto de concepções de ordem antropológica coadunou-se, favorecendo seu surgimento. (SANT’ANNA, 2007, p. 85)
ARAUJO, Fabrícia. O ciclo de vida do produto. Comunidade adm. 07 out. 2014. Disponível em: . Acesso em 20 out. 2017
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. 2. ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.
COBRA, M. Marketing e moda. São Paulo: Senac São Paulo, Cobra Editora & Marketing, 2007.
Dicio- Dicionário Online de Português. Disponível em: . Acesso em 15 out. 2017
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1. ed., 13.reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4° Ed. São Paulo: Atlas, 2002
Máxima – Como nascem as tendências. Fashion Bubbles 19 out.
Mostrar todos 2007. Disponível em: . Acesso em 10 out. 2017.
MESQUITA, Cristiane. Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. 2. reimpr. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2007
Ótica. Portal Sebrae. Disponível em: . Acesso em 20 out. 2017
RIBEIRO, Yuri. De onde surgem as tendências e como elas se transformam em moda?. O Dia, 28 out. 2015. Disponível em: . Acesso em 25 out. 2017
SANT’ANNA, M. R. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras, 2007
SOS ÓTICA. Disponível em: https://ssotica.com.br/blog/5-dicas-infaliveis-para-uma-otica-de-sucesso/. Acesso em 15 out. 2017.
Você nem imagina a força do mercado de moda no Brasil. Administradores. Com. 08 abr. 2017. Disponível em: http://www.administradores.com.br/ noticias/n egocios/voce-nem-imagina-a-forca-do-mercado-de-moda-no-brasil/118175/. Acesso em 20 out. 2017Ocultar
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