Pedagogia: Tecnologia ou metodologia?

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

FINAN - Nova Andradina/MS, dez. mar. p. O presente artigo aborda os conceitos de tecnologia, informática, informação e conhecimento, além de apontar diferenças e confusões na abordagem e uso das diversas tecnologias no ambiente escolar do século XXI, trazendo uma importante reflexão para os profissionais da Educação, para a didática e metodologia de ensino, e consequentemente, para o processo de aprendizagem. A autora primeiramente apresentou uma questão essencial: os alunos, em sua maioria, são hoje “nativos digitais” (nasceram em meio às diversas e dinâmicas tecnologias pós internet), e os professores, “imigrantes digitais” (nasceram no meio analógico e estão aprendendo a viver e conviver com as tecnologias pós internet). No processo de ensino-aprendizagem atual, sensato e dinâmico, o professor é quem conduz o tripé: Ação – Reflexão – Ação, segundo Pimenta (2011, p.

Cabe ao professor ser mediador e orientador, proporcionando a todos o “refletir na ação, sobre a ação e sobre a reflexão na ação”. É o professor reflexivo. Essa autora, em seus vários estudos, resgata a importância da didática, do saber “ensinar”, que por muito tempo foi esquecido, inclusive nas escolas de licenciatura, que preparam os professores somente para o saber científico, esquecendo do saber pedagógico, elemento fundamental para que se concretize o aprendizado significativo no ambiente escolar. O aluno (nativo digital) mais do que nunca é e deve ser co-autor no processo de aprendizagem significativa na sala de aula. As tecnologias de informação e comunicação estão ao nosso serviço, e não o contrário. E o mais importante: o conhecimento nunca vem “pronto”, como numa receita culinária.

O conhecimento sempre vem por meio do trabalho intelectual, individual e coletivo; por mais que tenhamos acesso extremamente fácil a um mundo de “informações” por meio da internet e mídias digitais, isso por si só não gera conhecimento, aprendizagem real. Por isso, o professor é ainda mais essencial nesse processo do que era há séculos atrás. REFERÊNCIAS ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Alfonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (Org. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. São Paulo: Artmed, 2002. p. ISBN 9788536300214.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download