Concurso Preparatório para a Brigada Militar - APOSTILA WORD 2003

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Administração

Documento 1

Digitando um Texto 05 2. Movimentando o Cursor 05 2. Salvando um Documento 06 2. Fechando um Documento 06 2. Abrindo um Documento 07 2. Desenhando Autoformas 24 2. Elementos Gráficos 24 2. Clip – Art 25 2. Imagens do Arquivo 26 2. Barra de Ferramentas Imagem 27 2. Mala Direta: 38 2. Envelopes e Etiquetas 44 Trabalho Extra – Classe 45 2. Aprendendo o Microsoft Office Word 2003 O Microsoft Word é um dos melhores editores de textos de todos os tempos com ele você pode escrever textos, criar currículos, certificados, mala direta e muito mais de uma maneira fácil e prática. Iniciando o Word: Para iniciar o Microsoft Word de um clique no botão Iniciar na barra de tarefas, logo após posicione o cursor sobre o item Programas, em seguida vá até a pasta Microsoft Office e depois em. Barra de Barra de Menus Ferramentas Padrão Réguas Barra de Formatação Barras de Rolagem Barra de Barra de Desenho Status • Barra de Menu: Os menus contêm todos os comandos que podem ser usados dentro do aplicativo.

Tecle ENTER ao terminar um parágrafo. • Para digitar caracteres acentuados, digite primeiro o acento e depois o caracter. • Pressiona a tecla Shift para ter acesso ao segundo caracter da tecla (~ ! % ^ * + ( ) ? ), e para digitar caracteres maiúsculos quando a tecla Caps Lock não estiver ativa no momento. • Sempre dê espaço após ponto, vírgula e outros símbolos similares (exceto parênteses). Digitando um texto: Para começarmos, vamos digitar o seguinte texto: Canção da Brigada Militar (Trecho) Do horizonte passado de lutas. Abrindo um Documento O Microsoft Word também pode abrir um documento já existente. no sistema, ou seja, criado por outro usuário. Para abrir um documento posicione o mouse no item Arquivo - Abrir. Logo após dê um clique duplo no arquivo desejado e pronto.

Selecionando o Bloco de Texto Para fazer algumas alterações no texto, às fezes é necessário selecioná-lo. • Mudando a Fonte do Texto: Fonte: É o tipo de letra a ser utilizada no texto. Exemplo: Arial Courier New Century Times New Roman Impact Bookman Old Style Comic Sans Ms Verdana Tabela 3: Exemplos de Fontes • Estilo da Fonte: São as variações. Negrito (Ctrl + N), Itálico (Ctrl + I), Sublinhado (Ctrl + S). Você pode utilizar os três estilos ao mesmo tempo. Ex: Aprendendo Informática • Tamanho: Na lista ele varia entre 8 e 72, sendo possível digitar o valor para ter um tamanho diferente. Salve as Alterações do texto clicando sobre o botão salvar. Se você não lembrar, volte à página anterior). Vamos Trabalhar! Exercício 1 - Início Abra o texto “A Corrida dos Sapos” que está na pasta: Meus Documentos\Informática\Word Altere o texto conforme as coordenadas a seguir e NÃO MUDE O SAPINHO DE LUGAR: Fase 1.

Formatando o texto 1. Abra o texto “A Corrida dos Sapos” (é só clicar 2 vezes sobre o arquivo) 2. Mude a cor da frase “Começou a competição. ” para vermelho; 4. Identifique no texto a palavra que revela o motivo da vitória do sapo e mude a sua fonte para uma outra de sua preferência, negrito e na cor azul; 5. Centralize o título clicando no botão Centralizar; 6. Selecione o texto todo (exceto o título) e escolha a opção Justificar; Fase 3. É importante apresentar informação acadêmica mesmo que incompleta; • Certificações: apresentar somente as certificações da área de interesse relacionada ao cargo ou emprego almejado; • Experiência profissional: devem-se listar as experiências relevantes na área. Em cada experiência é importante apresentar o tempo de duração, os cargos ocupados e descrição sucinta do trabalho desenvolvido.

A descrição da experiência profissional é a parte mais importante do currículo, pois mostra a experiência real do candidato. • Perfil profissional: neste item pode ser feito um resumo da experiência profissional indicando os pontos fortes do conhecimento relacionado à área de atuação, experiência gerencial e qualidades específicas; • Língua estrangeira: Informar o real conhecimento da língua estrangeira (nenhum, básico, intermediário ou avançado), informar certificações em escolas de idiomas; • Cursos e Seminários: estas informações não são tão importantes, mas podem ser destacadas participações em eventos importantes ou de tecnologia inovadora. É proibido. br    Áreas de interesse: Administração, Engenharia Civil, Vendas. Idiomas estrangeiros: inglês básico. Tempo de experiência: 10 anos. PERFIL PROFISSIONAL Possuo experiência em organização de departamentos e equipes de trabalho, e procuro sempre criar estratégias que visem aumento de produtividade e diminuição de custos.

Incentivo o trabalho em grupo, sempre visando metas claras e objetivas. Período: dez/1994 - ago/1997 Cargo: Coordenador Administrativo-Financeiro Atividades: Acompanhamento financeiro de pedidos, controle de custos administrativos de todos os departamentos da empresa, coordenação da implantação da ISO 9000. Empresa: Novo Horizonte Projetos e Construções Ltda. Período: jan/1990 - nov/1994 Cargo: Engenheiro de Projetos Atividades: Projeto e coordenação de construções e reformas de edifícios residenciais e industriais, elaboração de orçamentos e cronogramas físico-financeiros. Recortar, Copiar e Colar: • Recortar (Ctrl+X): Selecione o texto que você deseja recortar e colar. Dê um clique no botão Recortar na barra de ferramentas Padrão. Digite um texto em um documento (por exemplo, Aprendendo Informática). Dê um clique no botão Desfazer na Barra de Ferramentas Padrão e o texto desaparece.

Dê um clique no botão Refazer que esta posicionado na barra de ferramentas Padrão e o texto reaparece. Criando tabelas: Clique no menu Tabela/Inserir Tabela. Escolha o Número de colunas, linhas, largura da coluna se quiser, uma formatação predefinida pelo botão “Auto Formatação”. Para isso, clique no botão Personalizar. • Numeração: Para inserir Numeração no seu texto, selecione os parágrafos desejados e em seguida clique no botão Numeração , na barra de formatação. Para escolher um marcador diferente, clique no menu Formatar/Marcadores e Numeração. A caixa abaixo será aberta: DICA: Você não precisa ficar digitando os números, basta ir dando Enter ao final de cada linha e a cada nova linha, o Word já vai numerando automaticamente sua lista.

Escolha o estilo desejado e em seguida clique em OK. Preencha com as funções da forma como está no exemplo. Ajuste a largura das colunas se necessário. Acidente Conseqüências Procedimentos Choque elétrico Corpos estranhos e asfixia Parada cárdio-respiratória Fraturas e contusões Fase 2. Inserindo Marcadores e Numeração Para descrever os equipamentos usados, vamos utilizar os marcadores: 1. Clique dentro da célula referente às Conseqüências de um Choque elétrico e insira marcadores clicando neste botão: 2. Cubra as queimaduras com gaze Corpos estranhos e asfixia Parada Cardiorrespiratórias Fraturas e Contusões Fase 3. Definindo margens e parágrafos Caso você queira mudar o estilo da numeração (fonte, tamanho ou caracter), basta clicar com o botão direito do mouse sobre a lista (marcadores ou numeração) e escolher a opção “Marcadores e Numeração”.

A tela ao lado irá aparecer e você poderá escolher a opção que mais lhe agradar. Na guia “Numerada”, você escolhe diferentes formas de ordenação (números ou letras). Em ambas as opções (marcadores ou numeração) você pode mudar os caracteres clicando no botão Personalizar. Configurando Páginas Para ativar a Configuração de Página clique no menu Arquivo e logo após em “Configurar página”. A Guia Margens, permite mudar o tamanho das margens laterais (esquerda, direita, superior e inferior). A Guia Papel permite ao usuário mudar o tamanho do papel usado para impressão do documento. A Guia Layout permite mudar as configurações do documento com relação a cabeçalho e rodapé, Alinhamento da página, ente outros. Comandos Avançados: • Quebrando A Página Clique no menu Inserir/Quebra, na caixa de opções escolha Quebra de Página.

O Word permite desenhar rapidamente várias formas de setas, retângulos, elipses, balões, banners, entre outras. Estas formas se encontram na opção Autoformas, localizada na barra de Desenhos, abaixo da tela. Clique no botão Autoformas. Deslize o mouse sobre a opção desejada. Ao escolher o desenho, clique sobre ele e arraste o mouse no local desejado para inserir o desenho no documento. Observação: A barra de ferramentas Desenho fica na parte inferior da tela do Word. Caso ela não esteja aparecendo, clique antes no botão Desenho, na parte superior da tela. Botão Desenho Botão Inserir Clip-art A barra lateral surgirá do lado direito da tela. Na caixa Procurar por, digite o nome de uma figura e em seguida clique no botão Ir.

Em Pesquisar em, escolha quais Clip- arts você deseja ver. Barra de Ferramentas Imagem: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 A Barra de Ferramentas Imagem deverá aparecer toda vez que você selecionar um desenho. Caso isso não aconteça, clique no menu Exibir/Barra de Ferramentas/Imagem. As Ferramentas dessa barra são: 1 – Inserir Imagem 2 – Cor 3 – Mais Contraste 4 – Menos Contraste 5 – Mais Brilho 6 – Menos Brilho 7 – Cortar 8 – Girar 90° para esquerda 9 – Estilo da Linha 10 – Compactar Imagens 11 – Disposição do texto 12 – Formatar Imagem 13 – Definir cor transparente 14 – Redefinir Imagem 2. Word Art Quando adicionamos imagens gráficas a um documento, podemos usar o Word Art para ornamentar um texto. Para inserir um Word Art em seu documento, você pode escolher entre as opções abaixo: 1° - Clique no menu Inserir/Imagem/WordArt; 2° - Clique no botão Inserir WordArt, na barra de desenhos.

Existem 4 tipos de tabulação: Esquerdo Centralizado Direito Decimal Esquerdo – Alinha o texto à esquerda da Tabulação; Centralizado – Alinha o texto no centro da Tabulação; Direito – Alinha o texto à direita da Tabulação; Decimal – Para números. Alinha os números pela vírgula. Insira as tabulações antes de começar a digitar o texto. Escolha a Tabulação clicando no botão localizado do lado esquerdo da régua. Clique sobre a régua para inserir as tabulações desejadas. Em Largura e espaçamento, você pode definir tamanhos definidos para cada coluna, desde que a caixa Colunas da mesma largura não esteja selecionada. Em Linha entre colunas, selecione para dividir as colunas com uma linha. Confirme clicando no botão OK. Cabeçalho e rodapé Um cabeçalho ou rodapé é um pequeno texto ou elemento gráfico que normalmente aparece na extremidade ou na base de todas as páginas do documento, sendo que o cabeçalho é impresso na parte superior e o rodapé na parte inferior da página.

Para incluir um cabeçalho, clique no menu Exibir/Cabeçalho e rodapé. Você pode formatar o cabeçalho da maneira que achar melhor, com fontes e cores como num texto normal. Bordas e sombreamento Selecione o texto desejado. Clique no botão Bordas (na seta ao lado) e escolha a borda desejada. Para escolher um tipo diferente de linha, escolher uma cor, espessuras e um sombreamento, clique no menu Formatar/Bordas e sombreamento. A caixa a seguir será aberta: Em Bordas você escolhe uma borda para o texto. Clique sobre a opção correta e depois no botão Alterar. O botão Ignorar uma vez ignora a palavra errada uma única vez, enquanto que o botão Ignorar todas ignora todas as vezes que a palavra aparecer. O botão Adicionar ao dicionário coloca a palavra no dicionário do Word, para que não apareça mais esta palavra como sendo errada.

Após terminar de fazer a verificação, o Word mostra a seguinte mensagem: 2. Auto Correção Este recurso corrige erros de ortografia a medida que o texto for digitado. Clique no menu Inserir/Data e Hora. A caixa seguinte será aberta: Escolha a data e/ou hora desejada, selecione a caixa Atualizar automaticamente (caso ainda não esteja selecionada) e em seguida confirme com OK. Inserindo símbolos Muitos documentos exigem caracteres especiais como etc. O Word possui uma grande relação de símbolos disponíveis para seu uso. Clique no menu Inserir/Símbolo. • Criando o documento principal - Etapa 1 O primeiro passo na fase de elaboração de uma mala direta é criar a carta padrão que será enviada aos diversos destinatários. Se houver uma carta padrão que se deseja utilizar, abra-a agora.

Se quiser iniciar uma carta desde o começo, inicie um documento em branco. Salve o documento com um nome de sua escolha: Carta Modelo, por exemplo. Agora clique no menu Ferramentas/Carta e correspondências/ Mala Direta. Para excluir campos, selecione-os na lista e depois clique no botão Excluir. Agora podemos adicionar um novo campo, clicando no botão Adicionar. Para mudar um campo de nome, clique no botão Renomear. Ao terminar de modificar seus campos, clique no botão OK. Agora é possível digitar os dados dos destinatários: Durante a digitação, existe a possibilidade de nos movimentarmos entre os já cadastrados através do botão de navegação: Primeira: Exibe o primeiro registro; Anterior: Exibe o registro anterior ao registro atual; Próxima: Exibe o próximo registro do registro atual; Última: Exibe o último registro.

Posicione o cursor na carta, no local desejado. Clique no botão Inserir campos de mesclagem. A caixa abaixo se abrirá: Clique sobre o campo desejado. Depois clique no botão Inserir. O campo será inserido no local especificado. A opção Editar cartas individualmente cria um novo documento com todas as cartas. A caixa abaixo será aberta: Escolha Todos para exibir ou imprimir todos os destinatários. Registro atual imprime somente o destinatário ativo. Na terceira opção, escolha o número dos destinatários, por exemplo de 5 até 10. Salve os documentos, se necessário. Caso você não encontre a etiqueta que você trabalhe, clique no botão Nova etiqueta, para criar a sua. Confirme com OK. Clique na opção Próxima. Etapa 3: Nesta etapa vamos escolher os destinatários.

Clique em Usar uma lista existente. Para imprimir envelopes e etiquetas para uma única pessoa, clique no menu Ferramentas/Cartas e correspondências/Envelopes e etiquetas. Trabalho Extra- Classe ::::::::::::: Conclusão do curso de Microsoft Word. Objetivo: Aplicar de maneira prática os conhecimentos adquiridos no aprendizado do editor de textos Microsoft Word no contexto do curso de Técnico em Enfermagem como forma de reforçar o aprendizado e avaliar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

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