CAMPOS, Leonildo. Pentecostalismo e Protestantismo “Histórico” no Brasil: um século de conflitos, assimilação e mudanças.

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:História

Documento 1

n. p. julho-setembro, 2011. Itens do Texto Ideias Centrais - Resumo (Paráfrase) Trechos Transcritos (Essenciais) Introdução 1-Até os anos 50 a congregação cristã do Brasil e Assembleia de Deus eram as maiores representantes do pentecostalismo no Brasil e as igrejas protestantes históricas eram a maior expressão religiosa não católica 2-Após a década de 50 com o surgimento das práticas de cura e milagres o campo religioso brasileiro se tornou o mais diversificado e competitivo entre os evangélicos protestantes e pentecostais 3-Foi após a década de 70 que o neopentecostalismo incorporou dentro de si comportamentos híbridos e sincréticos, tomando a frente nessa corrida evangélica. A princípio o protestantismo histórico tinha como mensagem principal a conversão, rompendo com a cultura Católica do país.

Todavia, essa ideia acabou decepcionando, pois, o protestantismo acabou por pregar o individualismo ao invés de propor mudanças sociais relevantes. Obviamente, é de se considerar que ascensão e a queda no crescimento protestante se deve às condições políticas sociais da época. Alguns acontecimentos acabaram por gerar diversas separações denominacionais que o protestantismo histórico tentou barrar com a criação da Confederação evangélica do Brasil, porém nada disso foi suficiente para acabar com a ideia de que era necessário um reavivamento religioso, tudo isso durante um período de enorme modernização 4-Com a chegada do pentecostalismo, o protestantismo histórico começou a viver uma desaceleração no seu crescimento juntamente com as mudanças políticas, econômicas e culturais do país 5-No início dos anos 50, as campanhas de avivamento e cura divina chegaram seio do protestantismo histórico, gerando conflitos e dissidências 6-Algum tempo depois da vinda de pastores internacionais com intuito de espalhar o avivamento, a cura e a evangelização; templos evangélicos tradicionais se recusaram a importar esses valores para si.

É visível que as mudanças no campo religioso brasileiro estão diretamente relacionadas ao contexto histórico e social brasileiro. O “mercado religioso” se instaurou no Brasil causando um grande impacto nas religiões que estavam em posição privilegiada de monopólio que tiveram que elaborar formas de concorrer para manter e ganhar seu espaço no mercado religioso. ” p. – “Mesmo assim pairava no ar um sentimento de cansaço, disseminando a idéia de que era preciso um "reavivamento" religioso. ” p. – “Porém, quando chegaram os pentecostais, o protestantismo histórico experimentava os primeiros sinais de desaceleração no seu crescimento, fenômeno que seria mais facilmente percebido após 1930, década em que o país entrou em uma nova fase política, econômica e cultural.

” p. ” “Em outras palavras, o avivalismo no formato pentecostal estaria se tornando um sucedâneo do protestantismo clássico. Com a vantagem de estar assimilando com mais sucesso a cultura popular brasileira. ” “No entanto, desde as primeiras décadas o protestantismo, especialmente por meio de seus jornais, em livros e revistas, ofereceu resistências à propagação pentecostal. ” “Essas novas clientelas possibilitaram a adoção de estratégias empregadas pelos tele-evangelistas norte-americanos desde os anos 50, que temos chamado de ‘marketing do sagrado’. ” “Foi então que os Institutos Bíblicos, com um ensino menos acadêmico, mais prático e colado à realidade cotidiana dos fiéis, levaram uma enorme vantagem sobre as tradicionais faculdades protestantes de teologia. A batalha espiritual se tornou o foco desses cultos. O que se viu após essas mudanças foi a inclusão ou incorporação de valores e práticas populares dentro do protestantismo deixando de ser menos rígido a respeito de como os fiéis deveriam se comportar dentro da Moral e da ética.

“Todo movimento religioso é um processo social dinâmico e, uma vez instaurado, não mais cessa de se transformar, abandonando em sua trajetória as antigas características e assimilando outras novas, tidas agora como necessárias para a sua expansão e sobrevivência. ” “Várias das ênfases primeiras do pentecostalismo não se constituíam em novidade alguma. Elas foram herdadas dos movimentos de reavivamento religioso e de santidade, e estavam solidamente instaladas no protestantismo norte-americano. ” “É curioso que muitos desses símbolos fazem parte dos rituais afro-brasileiros, assim como a linguagem que os cercam. ” “Todos bebem no mesmo poço – o imaginário – onde também se abastece a religiosidade popular latino-americana. ” Protestantismo “histórico” e pentecostalismo: olhando para o futuro 1-É difícil achar um padrão na convivência entre protestantes históricos e Pentecostais, os primeiros viram os segundos como se fossem somente Fanáticos, a princípio.

Após o início do crescimento do pentecostalismo no país, esse comportamento começou a se tornar pior nos anos 60, momento em que o fundamentalismo estava surgindo no país, estabelecendo a necessidade estabelecer inimigos que deveriam ser combatidos, porém essa atitude não impediu que os membros protestantes migrassem para o pentecostalismo. A igreja protestante não conseguiu suprir a necessidade da população por produtos religiosos, pois não conseguiu se renovar causando assim, sua própria derrota frente ao pentecostalismo. ” “A necessidade das massas por produtos religiosos, diferentes daqueles tradicionalmente oferecidos pelas igrejas históricas, a incapacidade destas em se renovar e ouvir o clamor dos pobres e excluídos resulta no esvaziamento de sua membresia e na perda de seus respectivos lugares numa sociedade que atingiu a cifra de 190,7 milhões de pessoas em 2010.

” “Pudemos perceber a capacidade deles de se identificarem com o imaginário popular, com a religiosidade mágica, milagreira, festiva, criativa, impregnada de emoções e permeada por uma lógica que escapa à racionalidade letrada, vindas junto com uma cultura estrangeira e capitalista. ” “Por outro lado, a modernidade da qual o protestantismo histórico é a sua versão religiosa fazia do livro, da cultura letrada, o seu centro articulador. O pentecostalismo, tem se dado bem com a cultura oral desvinculada do sistema escolar. ” “Além da oralidade dos pré-letrados, parte das massas urbanas habitam “ilhas de significados”, organizadas sob a influência da cultura pós-moderna, que por sua vez abandonou a centralidade da letra, valorizando a palavra falada e as imagens eletrônicas. ” IDEIA GERAL DO TEXTO COMPLETO O texto busca ressaltar as relações entre pentecostalismo, neo pentecostalismo e protestantismo histórico durante os 100 anos da Igreja Pentecostal no país, seus conflitos e aproximações durante o crescimento da mesma.

67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download