Consultoria - Locadora de Veículos

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Fizemos visitas à empresa, conhecemos o espaço, os funcionários, a história e os objetivos desta para que da melhor maneira possível possamos desenvolver o que for necessário dentro da mesma. Esforçamo-nos para melhorar o trabalho que o proprietário vem fazendo, aprimorando as áreas comerciais, financeira, administrativa e tecnológica da empresa com o conteúdo aprendido em sala de aula, com o objetivo de aumentar o público alvo da empresa e recuperar clientes inativos, visando alcançar o faturamento pretendido pela empresa de 10 milhões anuais, porém com o desafio de encontrar novas ações, pois por ser uma média empresa, já possui uma estrutura e gestão muito forte. O trabalho em grupo e a função de cada uma dentro deste facilitou no momento de divisão de responsabilidades e principalmente na comunicação e interação de todas.

Além disso, apresentamos opiniões e ideias diferenciadas, o que nos possibilitou uma ampla gama de possíveis ações para a empresa. Com a consultoria aprendemos que mesmo uma empresa já estruturada enfrenta dificuldades e pode sempre melhorar, seja com uma inovação, uma ação de marketing diferenciada ou uma mudança com seus funcionários, com treinamento específico. carros, em 31 de dezembro de 2013. Seus diferencias são o maior número de visitas aos clientes, a organização e vendas agregadas de produtos e serviços que cada cliente deseja e necessita, como proteções especiais para o veículo e ocupantes, proteção para veículos de terceiros, GPS e Cadeira de Bebê, a política comercial com seus gestores que buscam sempre que necessário apoio do gerente comercial, a interatividade com os colegas de trabalho que causa um ambiente saudável e alegre, a utilização e acompanhamento de relatórios gerenciais de satisfação de clientes, a revisitação de clientes inativos, a busca por empresas com potencial em locação de veículos, o interesse no aluguel diário “rente a car” e focar em ações nos clientes Fleet (contratos por mais tempo, acima de 12 meses), a busca por eventos para divulgação, e-mails marketing diferenciados para divulgação de promoções e feriados próximos, locações no final de semana, etc.

contam também mix diversificado de carros na grade e fazem reuniões trimestrais na matriz da empresa para um padrão mais sofisticado de atendimento e comercial. O mercado na área de locação está em constante desenvolvimento, mas ganhou mais espaço no Brasil há aproximadamente 5 anos, após a crise de 2008. O Brasil é, atualmente, o 4º maior fabricante de carros e tem a 7ª maior frota de carros do mundo, com aproximadamente 45 milhões de carros, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Além da disso, é de grande importância que a empresa sege a legislação, tanto quanto no direito do consumidor, oferecendo um contrato com cláusulas transparentes, quanto na sustentabilidade, onde a Elite se prontifica a deixar os carros revisados para que este não polua o meio ambiente, mantendo a garantia do veículo e a segurança do usuário, além disso, a empresa também utiliza lavadoras de pressão para obter uma redução de 80% no consumo de água na lavagem dos veículos.

Apesar do custo com os equipamentos e revisão, isso acarreta para a empresa a despreocupação e gastos com possíveis processos fiscais, além da economia da água e da fidelidade do cliente por ter sido uma boa locação, sem imprevistos. O fator econômico influência de maneira significativa no sucesso de uma empresa, pois com a inflação e os impostos do país sempre crescendo, os clientes podem deixar de consumir como consumiam anteriormente, pois no caso, locar um carro é em certos casos apenas um luxo e não uma necessidade. Dessa forma, os clientes podem buscar por serviços inferiores e mais econômicos nessa área, como viajar de ônibus ou ir com seu próprio carro, contando com a sorte para não se atrasar caso ocorra um imprevisto.

Uma prova disso é o cartão fidelidade que a Elite possui, no qual a cada 10 locações o cliente ganha uma, sendo carro com ar condicionado, no entanto, poucos foram os contemplados com tal benefício, indicando que os clientes físicos realmente buscam comodidade e meios mais econômicos.  Oportunidades: mercado em expansão, obter imagem e tradição da marca Unidas S/A que tem 25 anos no mercado, trabalhar com carro reserva para qualquer lugar do Brasil, aumento dos negócios corporativos e de turistas no Brasil após a copa. Tais oportunidades ajudam o CEO da empresa a acreditar que é possível chegar ao faturamento de 10 milhões no ano de 2014. Além disso, o resultado de 8,5 milhões até outubro comprovam que o mercado está bem, principalmente após a copa.

 Ameaças: depreciação e variação do valor da venda dos carros seminovos, facilidade na aquisição de um carro 0km por clientes que teriam potencial para locar um carro, dificuldade de renovação da frota por restrição de crédito a locadoras e risco de não atingir as metas fora da época de férias, quando as pessoas locam veículos com menos frequência na região de atuação da Elite. As ameaças mostram principalmente a atuação do aspecto econômico, que varia e dificulta a venda dos seminovos e facilita a aquisição pela parte do cliente de um carro 0km, além de restringir o crédito ofertado pelo banco. Aspectos Avaliados Peso Localiza Rent a Car Hertz Locadora de Veículos 10 (3,0) 10 (3,0) Localider Comércio Locadora Veículos 5 (1,5) Localização 30% Variedade de 30% 10 (3,0) Carros Venda de 15% 10 (1,5) Seminovos Facilidade para 15% 10 (1,5) Reservas Presença 10% 10 (1,0) Mídias Sociais Nota Final 100% 10 Tabela 2 - Fonte: Elaborado pelos autores 10 (3,0) 3 (0,9) 7 (2,1) 10 (1,5) 10 (1,5) 10 (1,5) 10 (1,5) 10 (1,5) 10 (1,5) 10 (1,0) 10 (1,0) 10 (1,0) 10 6,4 9,1 e de Elite Locadora Veículos 10 (3,0) Para a localização, as empresas que estão próximas a residências e a comércios varejistas receberam nota 5, pois estas não estão localizadas em ambiente estratégico, as que receberam nota 10 estão próximas a centros empresarias, avenidas principais e entradas da cidade.

Na variedade de carros, as empresas que possuem até 10 categorias com carros de 5 lugares receberam nota 3, pois apresentam baixa variedade de grupos de veículos, frente a seus concorrentes. As que possuem mais de 10 categorias com carros de 5 a 7 lugares receberam nota 7, porém não estão a frente dos concorrentes que receberam nota 10, pois estes abrangem mais de 10 grupos com carros com mais de 7 lugares. A venda de seminovos foi analisada da seguinte maneira: as locadoras que não vendem veículos seminovos, receberam nota 5, e as que vende, receberam nota 10. de Na facilidade para reservas as empresas que reservam o carro para a possível locação apenas por telefone e pessoalmente receberam nota 5. A empresa está de acordo com o mercado e não apresenta risco no futuro nesse aspecto, pois todas as concorrentes estão equiparadas quanto aos carros, variando muitas vezes apenas o valor da locação, onde a Elite é a mais econômica por ter quilometragem livre e ainda oferecer mais vantagens, como no caso, mostrado nas figuras abaixo, um veículo com 4 portas, enquanto a maior concorrente oferece apenas com 2 por um valor mais elevado.

Fonte: Site Localiza. Fonte: Site Unidas. Análise dos Consumidores O processo de decisão de compra é um dos campos mais importantes no estudo do comportamento do consumidor, pois envolve a análise de como as pessoas escolhem entre duas ou mais opções de compra. Este processo é composto por cinco estágios: reconhecimento das necessidades, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. O papel de comprador e decisor se encaixam na quarta etapa do processo de compra (decisão de compra), onde há a compra do serviço e desembolso financeiro. E por fim, o usuário classifica-se na quarta e quinta etapa, pois consiste na aquisição e avaliação do serviço. Na Elite verificamos que há 3 segmentações, a demográfica, a geográfica e a psicográfica.

A demográfica tem como variável a faixa etária dos consumidores, que estão entre 25 e 45 anos; e também a renda destes, já que são as classes B e C que utilizam dos serviços da locadora com maior frequência. A geográfica apresenta como variável a região, pois por ser uma área de negócios, a maioria dos proprietários de empresas de fora preferem alugar carros para seus funcionários para estes viajarem do que fornecer um carro da própria empresa, devido a maiores comodidades e menos preocupações com acontecimentos inesperados. Já as 2 cidades menores, São Carlos e Uberaba possuem respectivamente 221 e 295 mil habitantes com uma frota de 60 automóveis para cada. Apesar de parecer pouco para uma população desse porte, deve-se levar em conta as concorrentes e o público que já possui seu carro próprio e não tem interesse em alugar.

Acesso: analisamos esse item para identificar qual o melhor modo de se alcançar o cliente. No caso da locadora, ela faz propagandas em aeroportos, em outdoors, panfletos e está presente em eventos, que atinge um público de classe média e da faixa etária da clientela. Outra forma de marketing importante para a empresa é o conhecido boca a boca, já que é a indicação de pessoas reconhecidas no meio social. Mesmo com a locadora Elite possuir uma ampla variedade nos estilos dos carros, com 14 categorias, como ela trabalha apenas com 6 marcas, há como evoluir para outras marcas e possuir produtos ampliados e potenciais, investindo por exemplo, em rastreadores nos veículos, assim evitando a apropriação indébita, em sensores de estacionamento e outros acessórios, como DVDs para as crianças que vão no banco de trás, carregadores de celular, entre outros, que apesar de possuir um alto custo por serem investimentos próprios, traria a novidade no setor e novos clientes, fazendo com que a Elite se destaque.

Na verificação de possibilidade de Up Market e Down Market, observamos que na Elite existe a opção desde o carro básico ao mais completo, assim atendendo a necessidade dos seus diferentes clientes, sendo eles pessoas físicas ou jurídicas, já havendo assim, Up e Down Market no serviço oferecido pela locadora. Portanto, mesmo com o amarre e exigências da franqueadora, mais uma vez a Elite busca seu diferencial em um bom atendimento, funcionários atenciosos e carros limpos na hora da entrega para o cliente, pois são fatores que nesse setor aumentam o valor percebido pelo consumidor. Contudo, concluímos que mesmo com as normas e exigências da franqueadora, há como a Elite se destacar das demais franquias e já vem fazendo isso, porém pode investir em ampliar seu produto, como adquirindo outras marcas e também no uso de rastreadores nos carros que não possuem seguro, para que o custo não seja tão elevado, além de inovações em carros de luxo, como já citados, o DVD, carregadores de celular, etc.

Plano de Distribuição A Elite está dentro do canal de distribuição da Unidas S/A, ou seja, ela está envolvida em todo o processo de rede da Unidas, que vai desde os fornecedores até os consumidores finais. Fonte: Elaborado pelos autores – Fluxo de fornecedores, empresa e clientes. Como podemos observar, a Elite possui apenas fornecedores e clientes em primeira camada, pois é o canal de distribuição da Unidas e fornece diretamente para os clientes. Além disso, o fornecimento pela Unidas e pelas concessionárias é o principal fluxo para que haja o atendimento, pois sem veículos, não há locação. As lojas também apresentam localização estratégica, porém com o aluguel elevado, visto que as lojas de Ribeirão se encontram em uma avenida movimentada, entrada da cidade, e também no aeroporto, aonde muitos chegam sem transporte.

A de São Carlos e Uberlândia se localizam em avenidas bem movimentadas, e Uberlândia também apresenta uma unidade no aeroporto. ar condicionado, direção hidráulica 282,91 168,12 5 pessoas, 5 bagagem, 4 portas, Motor a partir de 1. ar condicionado, direção hidráulica, AirBag, ABS 363,37 219,21 5 pessoas, 5 bagagem, 4 portas, Motor a partir de 1. ar condicionado, direção hidráulica 423,43 263,94 5 pessoas, 5 bagagem, 4 portas, Motor a partir de 2. ar condicionado, direção hidráulica, AirBag, ABS, bancos de couro 579,93 359,44 5 pessoas, 3 bagagem, 4 portas, Motor a partir de 2. ar condicionado, direção hidráulica, AirBag, ABS 433,00 269,90 2 pessoas, carga de 900L, 2 portas, porta traseira, Motor a partir de 1. • 50% de desconto - para garantir esse desconto o cliente terá que ter a aprovação do Gerente da empresa. Visto todas essas informações, a tabela abaixo expõe a quantia de diárias vendidas e a frota da empresa em determinado período.

ELITE MÊS Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 2. DIÁRIAS % 2. ELITE MÊS Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 2. REEMBOLSOS 2. IMPOSTOS E TAXAS 2. CUSTOS OPERACIONAIS RESULTADO OPERACIONAL BRUTO 2. DESPESAS ADMINISTRATIVAS 2. DESPESAS COM PESSOAL 2. R$ 7. R$ 6. R$ 1. R$ 100. Tabela 7 – Fonte: Elite Locadora de Veículos – DRE do mês de Abril de 2014. Com isso, na propaganda de TV, serão apresentadas situações inusitadas, porém possíveis, mostrando ao cliente o que pode ocorrer com o carro dele, induzindo a ele que ao alugar, caso ocorra algo, mesmo pagando, ele não ficará sem um carro. Estipulamos que o comercial será transmitido ás 19h15min no intervalo do jornal da EPTV em Ribeirão Preto e será exibido apenas em 2 sextas feira por mês, o que sugere uma locação para o final de semana.

Com isso, alcançaremos nosso objetivo de atingir pessoa física e também o público alvo da empresa, a pessoa jurídica. A tabela abaixo apresenta o preço unitário. Tabela 8 - Fonte: Jornal EPTV – Tabela de Valores Segue o link do comercial: https://www. Além disso, pretendemos colocar em rodovias, principalmente entre Ribeirão e São Carlos, onde se encontram as franquias da Elite, indicando para quem está na rodovia a possibilidade de se alugar numa próxima viagem. O outdoor sugere uma pessoa atrasada esperando um taxi ou ônibus, sem perceber a possibilidade de se alugar um carro na hora. As cores do outdoor ressaltam a locadora como a solução. Segundo contato com Regina da Painew (Cel: 99742-4641), o custo unitário para a veiculação do outdoor seria de R$1100 além da impressão na lona com custo adicional de R$650 para divulgação durante 15 dias.

Fonte: Elaborado pelos autores. Por exemplo, grupo A será 250 pontos, grupo B 350, e assim por diante, quando o cliente chegar a pontuação de 3000 pontos, ele poderá retirar um carro de grupo A durante um final de semana, se preferir acumular, e chegar a mais de 10 mil pontos durante 6 meses, poderá retirar um carro de luxo. Além disso, para se locar, o cliente criará um usuário e poderá ver a avaliação de outros clientes, que o avaliaram após a locação, fazendo com que a empresa tenha um parâmetro também para pessoas físicas, e não apenas jurídicas, como já fazem através do ICEU, efetuado pelos responsáveis pelo comercial da empresa. O site terá um custo de apenas R$49/anual para compra do domínio nacional, segundo tabela abaixo.

Tabela 11 - Fonte: Registro Brasil – Tabela de preços. E terá o seguinte layout. x semana - R$ 3. Jornal 15 dias - R$ 17. Outdoor Rádio 2x semana R$2. Merchandisi ng 4x ao ano - R$12. Site fixo - R$49 Facebook fixo - gratuito Youtube fixo - gratuito dez/14 jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 Fonte: Elaborado pelos autores. De acordo com o processo descrito a seguir, conseguimos montar seu fluxograma. Portanto, ao chegar à locadora, o cliente dirige-se ao balcão de atendimento e espera para ser atendido. Em seguida, o atendente vê qual o carro que o cliente deseja e assim verifica se o mesmo está disponível na frota. Caso haja o carro desejado, o atendente emite um contrato para haver o pagamento, e verifica as condições do veículo para entregar ao cliente.

Logo após envia o contrato ao financeiro, que lança o mesmo no sistema. Por fim, na empresa não há mais o serviço terceirizado da limpeza, pois o custo para isso era muito alto, portanto, atualmente eles contrataram apenas uma diarista para fazer este serviço na empresa toda. Com isso, concluímos que por ser um serviço padronizado, a locadora necessitaria criar um manual para este cargo, pois este é muito rotativo e este manual evitaria gastos com treinamentos e produtos de limpeza. PARTE IV – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Diagnóstico em Gestão de Pessoas A empresa Elite efetua a seleção através de anúncios feitos em jornais. Após o recebimento dos currículos via e-mail ou pessoalmente, tais são lançados no banco de dados e é feita a seleção pelo supervisor da área em que está se contratando.

Com a seleção de poucos candidatos, pois muitos currículos são dispensados por não apresentarem nenhuma compatibilidade com o cargo, é feita a entrevista com o supervisor da área e já de imediato há a contratação, com treinamento enquanto se exerce a função. Com tais informações é possível analisar e qualificar as funções que o funcionário precisa saber comparando com as que ele sabe e dessa forma eliminar candidatos. Quadro 1: Perfil Lavador de Veículos. Lavador de Veículos CBO: 5199-35 Missão: Manter os veículos sempre limpos internamente e externamente e organizar o ambiente de higienização. Atribuições do Cargo: C. – Varrer piso C. – Lavar assoalho externo do veículo C. – Esfregar motor C. – Lavar rodas, caixa e para-lamas C. – Aplicar xampu automotivo C.

– Enxaguar veículos C. – Aplicar pretinho nos pneus e frisos de portas D. – Orientar a manobra dos carros D. – Zelar pela segurança do estacionamento D. – Zelar pela segurança dos veículos D. – Anotar as avarias existentes E. – Demonstrar autocontrole Z. – Dar provas de preparo físico Z. – Demonstrar atenção a detalhes Z. – Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe Z. – Administrar conflitos. Este profissional será responsável pela manutenção da limpeza da frota de veículos da empresa, portanto deverá ser organizado, atento a detalhes para que o processo de higienização seja realizado corretamente e ter conhecimento básico do automóvel. O candidato deverá enviar seu currículo até o dia 19 de Dezembro de 2014, para o e-mail seletiva@unidas. com. br, o processo seletivo será a partir do dia 5 de Janeiro 2015.

Fonte: Elaborado pelos autores. Dinamismo 2. Responsabilidade 2. Iniciativa Classificação: 1º 0 E D X X X E X X D X X X P N5 Np Nc Ncp 4 5 20 9 5 45 10 5 50 P 8 7 3 6 2 N5 5 5 5 5 5 Np Nc Ncp 40 35 15 30 10 1. Fonte: Elaborado pelos autores. Colocamos como essencial o porte da carteira de habilitação, para dentro da lei possuirmos um funcionário apto á locomover o carro; o conhecimento técnico é importante devido ao fato de na hora da limpeza não correr risco de deixar água ou produtos químicos caírem em lugares que danifiquem o veículo; organização refere-se a sempre deixar o veiculo impecável o que é um diferencial da empresa assim como o ambiente de trabalho incluindo seus produtos e o local onde é feita a higiene dos carros e por fim estar sempre organizado com sua agenda para não atrasar nenhuma entrada ou saída de carros; preparo físico é extremamente importante pois o cargo exige que a pessoa seja capaz de abaixar, pegar peso, não ter nenhuma alergia aos produtos que serão utilizados; Responsabilidade se encaixa no fato de que, como sempre irá dirigir, o candidato não pode trabalhar embriagado, nem se distrair no volante e sempre estar em dia com suas funções.

A nota do candidato será 3 em experiência por não possuir mas ter boas referências e 5 por obter a carteira de habilitação, além disso foi taxado como organizado em alguns de seus últimos empregos e responsável em todos, obtendo a nota 4 em organização e 5 em responsabilidade. Como trabalhou em áreas que exigiam um preparo físico, obteve nota 4 nesse quesito. Na fase 2, haverá uma avaliação técnica responsável por analisar os conhecimentos específicos, podendo ser testes online direcionados a peças de carros ou produtos de limpeza. Após esse fase, apenas 6 passarão para a 3ª fase. Conhecimentos Técnicos Responda com V (Verdadeiro) ou F (Falso): 1) ( ) O ideal é fazer a lavagem com xampu específico para a linha automotiva. A fase 3 aplica também técnicas para verificar não somente os conhecimentos, mas também os comportamentos, podendo ser através de uma entrevista coletiva ou dinâmica de grupo.

Eliminando assim, mais um candidato. Ao levantar inúmeros candidatos por meio de um bom recrutamento é necessário analisar cada um para “peneirar” os mais eficientes e relevantes para o cargo a ser preenchido. Após os candidatos encerrarem suas respostas, eles devem trocar de prova um com o outro e comentar sobre as respostas do outro candidato, dessa forma, visamos identificar o nível de competitividade e de trabalho em grupo, necessitando de um equilíbrio, sendo sincero sem denegrir o outro candidato. Nessa fase serão eliminados mais 2 candidatos. Além disso, ao trocar sua prova teve respeito com a religião do próximo e elogiando quem o outro achou como pessoa mais bonita, mesmo sendo do mesmo sexo. Apesar disso ele apresentou pouca iniciativa, obtendo a nota 3.

A fase 4 envolve as entrevistas individuais do supervisor da área. Nesta quarta etapa, se elimina 2 candidatos, resultando em dois candidatos finalistas. Engloba na fase classificatória da entrevista um bom diálogo com base nas informações disponibilizadas na ficha preenchida. Por fim, a fase 5 é aquela que há a contratação do funcionário em entrevista com o CEO, e após passar pelas técnicas e avaliações, é escolhido o melhor dentre todos os inscritos no processo seletivo. Desta forma, para se contratar um funcionário, é preciso passar por outros 4 fases características, como exemplificado e orientado pela pirâmide, verificando as fichas para identificar o mais apto para cargo. O candidato contratado deverá se aproximar o máximo do perfil que procuramos, pois para o cargo em questão, de lavador, a escolaridade, atividades e realizações são dispensáveis, porém as competências, como organização e responsabilidade serão essenciais.

Cargo - Lavador de Cargos Competências Competências 1 - Técnicas 1. Experiência Profissional 1. Em organização ele apresentou nota 4 por suas respostas nos últimos empregos, preparo físico também por já ter trabalhado em uma área que exigia, dinamismo 3 por ser um pouco tímido na entrevista, porém não é algo essencial, nota 5 em responsabilidade pelos seus últimos empregos e por fim nota 3 em iniciativa por ter esperado ser chamado para dar sua opinião sobre a prova do outro candidato na dinâmica em grupo. Plano de Treinamento de Integração. Ao ser contratado o funcionário passará por um processo de adaptação dentro da empresa, fará o treinamento abaixo para estar apto a realizar as atividades, conhecerá a missão e visão da empresa para sentir-se parte desta e buscar sucesso profissional como uma grande equipe.

Treinamento: Integração Carga horária: 2 horas. Público-alvo: Novo Funcionário Data: Janeiro 2015 Objetivo geral: Integrar Novos Empregados à Empresa – Cargo Objetivos Conteúdo Estratégias Recursos Avaliação 1. Com isso, podemos analisar que com passar dos 3 anos, a empresa aumentou sua receita líquida em quase 16%, porém o custo com o produto vendido teve um aumento de quase 17%, ou seja, a as vendas aumentaram praticamente a mesma porcentagem dos custos. Apesar disso, a empresa teve um resultado bruto positivo em 13%. Com a diminuição das despesas, em mais de 40%, ou seja, com a diminuição de seus juros com empréstimos, a empresa conseguiu um lucro operacional de mais de 25%. Já pela análise vertical, podemos notar que apenas em 2012 a empresa obteve um percentual de custos maior que 70% em relação a receita líquida e obteve também um menor percentual em resultado operacional, com 10,33%, resultado de uma alta participação em despesas, especialmente com vendas, em relação aos outros anos, com 8,40%.

Com isso, vemos que a empresa obteve no lucro, um crescimento de aproximadamente 27% em relação aos últimos anos e em 2013 teve o melhor porcentual em relação a receita líquida, com 10,96%. RESULTADO NÃO OPERACIONAL 0 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0,00 RECEITAS 0 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0,00 DESPESAS 0 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0,00 (=) RESULTADO ANTES TRIBUTAÇÃO/PARTICIPAÇÕES 492. PROVISÃO PARA IR E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL -118. IR DIFERIDO -24. PARTICIPAÇÕES/CONTRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS 0 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0,00 PARTICIPAÇÕES 0 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0,00 CONTRIBUIÇÕES 0 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0,00 REVERSÃO DOS JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO 0 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0,00 PARTICIPAÇÃO DE ACIONISTAS NÃO CONTROLADORES 0 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0,00 (=)LUCRO/PREJUÍZO DO PERÍODO 349. AV 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% -69,06% 100,00% 30,94% 100,00% -16,66% 100,00% -7,69% 100,00% -2,74% 100,00% -6,14% 100,00% 0,00% 100,00% -0,10% 100,00% 14,28% 100,00% 0,00% 100,00% 0,00% 100,00% 0,00% 100,00% 14,28% 100,00% -3,64% 100,00% -0,65% 100,00% 0,00% 100,00% 0,00% 100,00% 0,00% 100,00% 0,00% 100,00% 0,00% 100,00% 9,99% CÁLCULOS DOS INDICADORES - LOCALIZA Indices de Endividamento e Est de Capital 2013 2012 PC + ELP PL (=) GRAU DE ENDIVIDAMENTO 10408685,28 9602220,99 5. Analisando pela liquidez geral, podemos ver que a empresa não possui capacidade de honrar seus compromissos de curto e longo prazo, porém isso se aplica mais a longo prazo, pois de acordo com a liquidez corrente e a seca, como já dito, ela possui capacidade e muita facilidade de honrar seus compromissos a curto prazo, e de acordo com a liquidez imediata, ela deve até investir para que essa receita não fique parada.

A partir do CCL, podemos notar também que a empresa ainda possui lucro ao quitar suas dívidas, por estar bem alto. CÁLCULOS DOS INDICADORES – LOCALIZA Indices de Atividade 2013 2012 2011 Receita Clientes PMR 3. Compras Fornecedores PMP 2. Custo das Vendas Estoques PME 2. Com isso, analisamos que o pior ano foi 2012, com uma queda, já se recuperando em 2013. Com tudo, conseguimos analisar que a empresa é mais rentável no volume de vendas pelo giro ativo ser maior que a margem líquida, possui fluxo de caixa positivo, visto que PMP > PMR. Além disso, apesar das dívidas a curto prazo estarem aumentando, as a longo prazo diminuíram e a empresa possui plena capacidade de sanar todas suas dívidas, já que a liquidez corrente e imediata estão acima de 1, mesmo que com queda se comparada com 2012.

Portanto a empresa vem crescendo e tendo uma ótima saúde financeira, com CCL alto, liquidez imediata que permite investimentos e bom lucro em todos os anos. Plano de Desempenho Financeiro A empresa em que estamos fazendo consultoria, Elite, também atua na área de aluguel de carros e venda de seminovos, e é uma das franquias da maior concorrente da Localiza, a Unidas. Ativo Circulante Passivo Circulante Liquidez Corrente (AC / PC) 55. Ativo Circulante - Estoques Passivo Circulante Liquidez Seca (AC - Estoques / PC) 55104,01 48463,71 61411,02 34722,529 17458,557 10619,664 1,5870 2,7759 5,7828 Disponibilidades Passivo Circulante Liquidez Imeditada (Disp / PC) 26534,96 25320,28 35600,47 34722,529 17458,557 10619,664 0,7642 1,4503 3,3523 Ativo Circulante Passivo Circulante ÁLCULOS DOS CCL Fonte: Elaborado pelos autores. Analisando pela liquidez geral, podemos ver que a empresa a cada ano, foi diminuindo sua capacidade de honrar seus compromissos de curto e longo prazo, passando de 0,85 para 0,69. Além disso, de acordo com a liquidez corrente e seca, ela possui capacidade de honrar seus compromissos a curto prazo, porém muito menos do que 2 anos atrás, onde tinha a capacidade de 5,78 e hoje apenas 1,58.

Também de acordo com a liquidez imediata, ela deveria ter investido nos anos anteriores, visto que apresentava índice maior que 1, e em 2013 passou para 0,76. Lucro Líquido Patrimnônio Líquido ROE (LL / PL) (8. EBITDA -5. MARGEM OPERACIONAL -0,07 -0,13 -0,15 2011 (24. Fonte: Elaborado pelos autores. A partir da margem líquida avaliamos que com o passar dos anos a empresa conseguiu sair do vermelho em 2012, saindo de -31,67% e indo para 2,29%, porém houve novamente uma queda em 2013, chegando a -10,6%, portanto em relação ao giro do ativo a empresa lucra mais com a quantidade vendida do que com a margem de vendas. O capital circulante líquido da Elite vem diminuindo também ao decorrer dos anos e apresenta uma diferença brusca em relação a concorrente, que possui um capital extremamente maior.

Apesar disso, o prazo de recebimentos veio aumentado e está bom para a Elite em relação a concorrente, porém seu prazo de pagamento está muito curto. A empresa ainda apresenta margem líquida, ROA e ROE negativos, algo gravíssimo, pois ela não esta tendo uma retorno de seus investimentos. Além disso, apresenta também eu CÁLCULOS DOS INDICADORES - ELITE 2013 2012 2011 Indicadores Financeiros 58% 50% 54% Percentual de Capital de Terceiros 40,62% 47,96% 43,97% Percentual de Capital Próprio 35,75% 25,43% 14,21% % Endividamento Curto Prazo 64,25% 74,57% 85,79% % Endividamento Longo Prazo 0,6940 0,8528 0,8451 Liquidez Geral 1,5870 2,7759 5,7828 Liquidez Corrente 1,5870 2,7759 5,7828 Liquidez Seca 0,7642 1,4503 3,3523 Liquidez Imeditada 20. Capital Circulante Líquido 150,63 123,71 100,56 Prazo Médio de Recebimentos 18,76 24,29 22,81 Prazo Médio de Pagamentos Prazo Médio de Estoque 0,50 0,52 0,55 Giro do ativo -10,60% 2,29% -31,67% Margem Líquida -5,27% 1,20% -17,49% Retorno sobre Ativo (ROA) -12,97% 2,50% -39,79% Retorno sobre PL (ROE) -11770,365 -9040,8296 -5898,9456 Lucro Operacional (EBITDA) LOCALIZA 2013 66% 33,36% 29,74% 70,26% 0,4968 1,5953 1,5953 1,0432 1.

Tipo Marca/Modelo Processador Memória RAM HD SO 01 PC LG Intel Core Duo 2GB 74,4GB Windows 7 Professional 01 PC LG Intel Duo Pentium 2GB 161GB Windows Ultimate 7 01 PC LG Intel Duo Pentium 4,00GB 204GB Windows Ultimate 7 01 PC LG Intel Celeron 1,93GB 48,9GB Windows XP 01 PC Dell Intel Pentium 2GB 452GB Windows 7 Home Basic 01 PC Dell Intel Pentium 2GB 263GB Windows 7 Home Basic 01 PC AOC Pentium Core 2GB 465GB Windows Ultimate Dual 7 Fonte: Elaborado pelos autores. Ribeirão Preto Qtde. Tipo Marca/Modelo Processador Memória RAM HD SO 01 PC AOC Pentium Core 2GB 520GB Windows Starter 01 PC AOC Intel Atom 1,99GB 296,4GB Windows XP 01 Notebook Acer AMD E-450 4GB 161GB Windows Ultimate 7 01 PC Dell Inter Celeron 2GB 298GB Windows Ultimate 7 01 PC AOC Intel Core Duo 2GB 232GB Windows Vista 01 Notebook Acer Intel Celeron 2GB 279GB Windows Starter 7 01 PC AOC Pentium Core 2GB 288GB Windows Starter 7 01 Notebook Acer AMD E-300 2GB 283GB Windows Ultimate 7 01 Notebook Acer AMD E-450 4GB 465GB Windows Ultimate 7 01 PC Dell Intel Pentium 2GB 449GB Windows 7 Home Basic 01 PC Dell Intel Pentium 2GB 449GB Windows 7 Home Basic 01 PC Dell Pentium Core 2GB 288GB Windows Starter 7 01 PC Dell Intel Pentium 2GB 931GB Windows Ultimate 7 01 PC Dell Intel Pentium 2GB 449GB Windows 7 Home Basic Dual Dual Dual 7 01 Notebook Apple Intel Core i5 4GB 128GB OS X Fonte: Elaborado pelos autores.

Tipo de Computadores 25 20 15 10 5 0 Notebooks Desktops Fonte: Elaborado pelos autores. Fizemos também um levantamento sobre as 7 impressoras de todas as filiais, segue: HP laser jet P2015 DN, HP laser jet P1606 DN, Samsung SCX 4200, HP laser jet multifuncional M1212, Brother MFC 7360, HP laser jet M1212NF MFP, HP laser jet P1606 DN. Além disso, o backup é feito diariamente e todos os computadores servidores possuem nota fiscal de compra. Plano de manutenção evolutiva em TI Após a finalização do levantamento e análise do cenário atual de TI na empresa Elite, propusemos investimentos na infraestrutura para promover a melhoria da qualidade dos serviços de TI. Segue abaixo: A partir de quinta-feira, a empresa tem uma maior procura em locações, com isso a velocidade de conexão à internet fica mais lenta, então, uma melhoria seria aumentar a velocidade da internet para que não tenha travamento no sistema nesses dias.

Além disso, a empresa tem uma boa ampliação na disponibilidade de acesso da rede wireless nos pontos de serviço da Locadora, porém em alguns lugares, como, por exemplo, na cozinha, o acesso é indisponível, por isso uma melhoria é a ampliação de 100% da área de acesso à rede, assim os funcionários podem desfrutar de um momento de lazer quando estiverem no intervalo de trabalho. A empresa também deve possuir um controle de sites impróprios, para que não haja dispersão no serviço e aumente sua produtividade. Apesar disso, seus custos estão muito elevados como já dito anteriormente, pelos funcionários, algo que também visamos melhorar. CÓDIGO 1 1. CONTA ATIVO TOTAL Ativo Circulante Disponibilidades e Aplicações Financeiras Recebíveis (Créditos) Estoques Outros ativos circulantes Ativo Não Circulante Ativo Realizável a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangível Diferido 100,00% 25,79% 14,89% 8,67% 0,00% 1,53% 74,21% 1,23% 0,00% 72,56% 0,41% 0,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 3.

AV 100,00% 2011 AH 100,00% 13. AV 105,67% 100,00% 14. FINANCEIRAS 0,00 0,11% 0,00% 3312,60 0,00% 0,00% 0 OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS -2706,51 0,00% 0,00% 0,00 -0,09% 111,34% -3. OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS 392930,87 10,33% 78,15% 307066,46 15,44% 125,23% 492. RESULTADO OPERACIONAL 0,00 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0 RESULTADO NÃO OPERACIONAL 0,00 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0 RECEITAS 0,00 0,00% 0,00% 0,00 0,00% 0,00% 0 DESPESAS 392930,85 10,33% 78,15% 307066,45 15,44% 125,23% 492. RESULTADO ANTES TRIBUTAÇÃO/PARTICIPAÇÕES -3,36% -100077,52 99,88% -99954,34 -3,71% 118,06% -118. PROVISÃO PARA IR E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL -17825,22 0,64% 19049,56 -106,87% -0,77% 138,35% -24. Receita de vendas Ativo total Giro do Ativo 3. Indices de Rentabilidade Lucro Líquido Receita Líquida de BensServiços MARGEM LÍQUIDA (LL / RL) 349. Lucro líquido Ativo Total ROA (LL / AT) 349. Lucro Líquido Patrimnônio Líquido ROE (LL / PL) 349. EBITDA ATIVO PADRONIZADO - ELITE CÓDIGO CONTA 2013 2012 1 ATIVO TOTAL 168687,15 137333,86 1. Diferido 0,00 0,00 CÓDIGO 2 2. PASSIVO PADRONIZADO - ELITE CONTA 2013 2012 PASSIVO TOTAL 168687,2 137333,9 Passivo Circulante 34722,53 17458,56 Empréstimos e Financiamentos 28196,56 11171,2 Debêntures 17680,48 7117,172 Fornecedores 3204,18 3898,866 Impostos, Taxas e Contribuições 0 0 Dividendos a Pagar 0 0 Provisões 0 0 Dívidas com pessoas ligadas 360,5252 0 Outros 2536,965 2180,829 Passivo Não Circulante 65439,23 54012,2 Passivo Exigível a Longo Prazo 62393,21 51190,77 Resultados de Exercícios Futuros 0 0 Participação de Acionistas não controladores 0 0 Patrimônio Líquido 68525,39 65863,1 Capital Social Realizado 75433,18 79891,17 Reservas de Capital 3598,265 3671,226 Reservas de Reavaliação 0 0 Reservas de Lucro 0 0 Lucros/Prejuízos Acumulados -10506,1 -17699,3 Adiantamento para futuro aumento de capital 0 0 2011 138015,1 10619,66 5398,681 1485,526 3857,595 0 0 0 0 1138,316 66716,99 64131,32 0 0 60678,43 84532,85 3798,288 0 0 -27652,7 0 2010 110617,46 17379,71 4023,52 21445,21 0,00 363,97 93237,76 13605,33 0,61 78970,19 661,63 0,00 2010 110617,5 72455,99 64943,17 12835,16 4342,96 344,3678 0 0 1350,128 1475,364 3208,334 932,6753 0 0 34953,13 52537,45 4045,176 0 0 -21629,6 0 2009 285832,78 43293,74 10699,74 53038,05 0,00 576,48 242539,04 34121,53 1,22 206591,02 1825,27 0,00 2009 285832,8 177296,9 157533,5 43021,6 12871,78 681,3345 0 0 3300,125 2910,2 7331,819 3979,264 0 0 101204,1 105880,8 8152,401 0 0 -12824 0 CÓDIGO 3.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO PADRONIZADA - ELITE CONTA 2013 2012 RECEITA BRUTA DE VENDAS E/OU SERVIÇOS 0 0 DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA 0 0 (=) RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS E/OU SERVIÇOS 83848,05 72083,36 CUSTO DE BENS E/OU SERVIÇOS VENDIDOS -61476,18 -57767,26 (=) RESULTADO BRUTO 22371,87 14315,95 DESPESAS/RECEITAS OPERACIONAIS -10591,00 -8615,95 COM VENDAS -3314,08 -2266,84 GERAIS E ADMINISTRATIVAS -7088,66 -6124,99 FINANCEIRAS -6996,39 -4892,44 OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 0,00 0,00 OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS -188,27 -224,10 (=) RESULTADO OPERACIONAL -5898,95 -9040,83 RESULTADO NÃO OPERACIONAL 0,00 0,00 RECEITAS 1224,53 3022,24 DESPESAS -8220,94 -7914,66 (=) RESULTADO ANTES TRIBUTAÇÃO/PARTICIPAÇÕES -12895,17 -13933,35 PROVISÃO PARA IR E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL -1421,12 -7627,43 IR DIFERIDO -2586,14 -7955,25 PARTICIPAÇÕES/CONTRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS 0,00 0,00 PARTICIPAÇÕES 0,00 0,00 CONTRIBUIÇÕES 0,00 0,00 REVERSÃO DOS JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO 0,00 0,00 PARTICIPAÇÃO DE ACIONISTAS NÃO CONTROLADORES 0,00 0,00 (=)LUCRO/PREJUÍZO DO PERÍODO -8887,92 1649,32 2011 0 0 76228,66 -60872,51 15356,30 -10208,84 -3205,55 -6709,00 -12432,63 0,00 -294,26 -11770,37 0,00 3061,83 -15494,48 -24203,13 -58,06 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 -0,11 -24145,07 CÁLCULOS DOS INDICADORES - ELITE Indices de Endividamento e Est de Capital 2013 2012 PC + ELP PL (=) GRAU DE ENDIVIDAMENTO 2011 97115,737 68649,323 74750,985 68525,393 65863,1 60678,426 142% 104% 123% % Capital de Terceiros % Capital Próprio (=) Soma 58% 40,62% 98% 50% 47,96% 98% 54% 43,97% 98% % Endividamento Curto Prazo % Endividamento Longo Prazo 35,75% 64,25% 25,43% 74,57% 14,21% 85,79% 2013 2012 2011 Ativo Circulante + RLP Passivo Circulante+ ELP Liquidez Geral (AC + RLP/ PC+ ELP) 67.

Ativo Circulante Passivo Circulante Liquidez Corrente (AC / PC) 55. Indices de Liquidez e Capital de Giro Ativo Circulante - Estoques Passivo Circulante Liquidez Seca (AC - Estoques / PC) 55104,01 48463,71 61411,02 34722,529 17458,557 10619,664 1,5870 2,7759 5,7828 Disponibilidades Passivo Circulante Liquidez Imeditada (Disp / PC) 26534,96 25320,28 35600,47 34722,529 17458,557 10619,664 0,7642 1,4503 3,3523 Ativo Circulante Passivo Circulante CCL 55104,01 48463,71 61411,02 34722,529 17458,557 10619,664 20.

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