Modelo de Projeto - Arte Estamparia Manual

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

Desenvolvimento de novas ideias para estamparias exclusivas, dando possibilidade aos participantes franco-rochenses levar a arte de forma profissional, movimentando a economia do município. OBJETIVOS - Dar-se livremente 30 vagas à comunidade franco-rochense à iniciação artística em estamparia manual; - Fundamentar os procedimentos técnicos da estamparia e design de superfície, com base na teoria e enriquecendo com atividades prática voltadas à imagem e mercado; - Estudar a relevância dos padrões e estampas têxteis como elementos compositivos do design de superfície de forma manual e autoral; - Analisar a inter-relação entre o design e o design de superfície têxtil Oficina: ESTAMPARIA MANUAL “design de superfície têxtil”_Edmar Almeida_ 1 presentes em grande parte das coleções de moda; - Formar pequenas coleções de moda em diversos formatos de superfície, viabilizando conceitos e técnicas ao processo.

Possibilitar o acesso a uma qualificação e/ou formação profissional que permita aos inscritos desenvolverem habilidades básicas na estamparia, contribuindo para a qualificação das atividades e serviços autônomos desenvolvidos no município. JUSTIFICATIVA Essa oficina se justifica primeiramente por abordar um tema pouco explorado, tanto pela carência, em um mundo totalmente globalizado e mecanizado, o uso de uma estampa autoral específicas da indústria de design de superfície têxtil, como pela sua relação com a criação e produção de moda. Esta oficina revela caráter relevante no mercado do design de um modo em geral, podendo resultar numa contribuição para a economia local, além da compreensão do complexo fenômeno da moda, particularmente na interpretação da linguagem visual de um projeto de estamparia.

Exposição dos trabalhos. Cronograma específico da Oficina: MÓDULO 1 E 2: FEVEREIRO – DEZEMBRO (total 80 Hrs). Sondagem social e cultural dos inscritos. Momento de esclarecimentos da oficina, processo de comunicação do grupo. Orientação sobre o trabalho e planejamento coletivo dos materiais a serem usados no projeto. Construção de estampa 2: Serigrafia manual. Atualmente a serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão em que a tinta é vazada pela pressão de um rodo através de uma tela previamente preparada com o desenho a ser impresso. A tela (matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço (através de grampos ou cola específica). A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotossensibilidade, também para este processo e ressaltando custo e tempo, iremos propor a construção de máscaras de papel viabilizando aos participantes novas experiências.

a) Preparação de fotolito para experimentação fotossensível que possa ser manual ou impresso; b) Preparação de materiais específicos e sala escura; c) Preparação de tela: Emulsão, tempo e secagem na sala escura; d) Gravação de imagem na mesa de luz; e) Revelação de tela em uma pia com água corrente e secagem; f) Prática e estamparia em serigrafia; Oficina: ESTAMPARIA MANUAL “design de superfície têxtil”_Edmar Almeida_ 4 g) Organização, manipulação e higiene de suportes; h) Conversa sobre o processo e devolutivas. Aulas expositivas e dialogadas. Prática de exercícios, assiduidade, cumprimento das tarefas solicitadas, postura profissional agindo com princípios da ética e segurança no trabalho, exercícios. Oficina: ESTAMPARIA MANUAL “design de superfície têxtil”_Edmar Almeida_ 5 Cronograma geral da Oficina: FEVEREIRO – JUNHO (40 Hrs).

Aulas Programa 1ª 2ª 3ª à 7ª 8ª à 12ª 13º à 18ª 19ª 20ª SONDAGEM: - Apresentação e sondagem; -Roda de conversa entre os participantes e apresentações; -Introdução à estamparia manual; - Demonstração de alguns projetos de estamparia que serão desenvolvidos na oficina; - Apresentação de livros sobre o conceito e entrega de apostila desenvolvida pelo oficineiro Edmar Almeida. Apresentação Multimídia: - Apresentação histórica da estamparia e design; - Estamparia manual: Histórico da cor, processos fisiológicos: o olho, harmonia e equilíbrio, monocromia, policromia, harmonia análoga/oposta/dividida; - Explicação para download do aplicativo “cor harmonizer” sobre estudo de cores; - Definição e função: Sequencias cronológicas/artistas e obras; - Mood Broard: Esquema semântico e projeto; - Processos de estamparia manual: estêncil (pochoir), serigrafia manual, máscaras de impressão e block painting; - Padronagens: florais, étnicas, geométricas e orgânicas; - Como ter início de um projeto de uma coleção de moda – arte e lucro.

Cronograma específico da Oficina: MÓDULO 1 E 2: FEVEREIRO – DEZEMBRO (total 80 Hrs). Sondagem social e cultural dos inscritos. Momento de esclarecimentos da oficina, processo de comunicação do grupo. Orientação sobre o trabalho e planejamento coletivo dos materiais a serem usados no projeto. História e processos de estamparia manual. A tela (matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço (através de grampos ou cola específica). A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotossensibilidade, também para este processo e ressaltando custo e tempo, iremos propor a construção de máscaras de papel viabilizando aos participantes novas experiências. i) j) k) l) m) n) o) p) Preparação de fotolito para experimentação fotossensível que possa ser manual ou impresso; Preparação de materiais específicos e sala escura; Preparação de tela: Emulsão, tempo e secagem na sala escura; Gravação de imagem na mesa de luz; Revelação de tela em uma pia com água corrente e secagem; Prática e estamparia em serigrafia; Organização, manipulação e higiene de suportes; Conversa sobre o processo e devolutivas.

Oficina: ESTAMPARIA MANUAL “design de superfície têxtil”_Edmar Almeida_ 8 14. Construção de estampa 3: Block painting. Prática de exercícios, assiduidade, cumprimento das tarefas solicitadas, postura profissional agindo com princípios da ética e segurança no trabalho, exercícios. Oficina: ESTAMPARIA MANUAL “design de superfície têxtil”_Edmar Almeida_ 9 Cronograma geral da Oficina: FEVEREIRO – JUNHO (40 Hrs). Aulas Programa* 1ª 2ª 3ª à 7ª 8ª à 12ª 13º à 18ª 19ª 20ª SONDAGEM: - Apresentação e sondagem; -Roda de conversa entre os participantes e apresentações; -Introdução à estamparia manual; - Demonstração de alguns projetos de estamparia que serão desenvolvidos na oficina; - Apresentação de livros sobre o conceito e entrega de apostila desenvolvida pelo oficineiro Edmar Almeida. Apresentação Multimídia: - Apresentação histórica da estamparia e design; - Estamparia manual: Histórico da cor, processos fisiológicos: o olho, harmonia e equilíbrio, monocromia, policromia, harmonia análoga/oposta/dividida; - Explicação para download do aplicativo “cor harmonizer” sobre estudo de cores; - Definição e função: Sequencias cronológicas/artistas e obras; - Mood Broard: Esquema semântico e projeto; - Processos de estamparia manual: estêncil (pochoir), serigrafia manual, máscaras de impressão e block painting; - Padronagens: florais, étnicas, geométricas e orgânicas; - Como ter início de um projeto de uma coleção de moda – arte e lucro.

Aula expositiva e dialogada. Materiais deverão ser providenciados pela Prefeitura de Franco da Rocha: MATERIAL QUANTIDADE LOCALIDADE Tecido algodão cru 2 rolos de metros 1 bloco 20 placas Papel milimétrico A4 Placas de acetato PVC cristal 120x60cm - 25 micras Caneta permanente 2,0mm preta Tinta base d´água Serigráfica Branca 5 kg – recomenda-se marca Gênesis Tinta base d´agua Serigráfica Preta 5 kg 1 unid. unidade cada cor Fita crepe larga 48x50mm Jornal Quadro madeira para serigrafia 50x40cm 4 unid. caixa 15 unid. Nylon Poliéster 100 fios branco 100x160cm 8 metros Rodo de borracha para serigrafia 30 cm 15 unid. Madeira MDF 3mm 30 cortados 10x15cm 3 unid VERDE (ONDE COMPRA-SE MATERIAIS SERIGRÁFICOS ALGUMAS LOJAS DOAM) Sensibilizante GÊNESIS RESISTENTE À AGUA- PARA O KIT VERDE 100ml de 30 unidades 3 unid - Lojas para tecido; - Papelarias; - VSP papeis Barra Funda; 30 unid.

Local: Secretaria do Estado da Educação - Endereço: Escola Estadual Professor Rogério Levorin Oficina: ESTAMPARIA MANUAL “design de superfície têxtil”_Edmar Almeida_ 13 - Telefone: (11) 4488-0587 Diretor Valmir - Tempo de Experiência: 6 anos Atividades desenvolvidas: - Professor de arte administrando aulas com base no currículo da Secretaria do Estado de Educação; - Desenvolveu projetos na área de Graffiti, dança, teatro, audiovisual e música. No ano de 2015 a escola foi contemplada no projeto Câmera em Ação nas categorias de curtas metragens e trilha sonora, promovida pela Delegacia de Ensino de Caieiras. Artista visual e professor, atua em diversas mídias e linguagens. Transita e diversos planos expressivos, dentro dessas possibilidades acredita tudo aquilo que ele fala em termos contextuais do seu trabalho, traz à tona a força naquilo que ele é e vive.

“Tenho a sensação de liberdade, não ficar preso a uma linguagem e técnica. Trad. João Wanderley Geraldi. n. p. – 28, Jan/Fev/Mar/Abr. Reflex, de A a Z. São Paulo: Cosac&Naify, 2007. MUNIZ, Vik. Lixo extraordinário. Rio de Janeiro: G. DVD (2 min. Oficina: ESTAMPARIA MANUAL “design de superfície têxtil”_Edmar Almeida_ 15.

1668 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download