A modalidade de educação EAD e suas TICs: as atribuições dos docentes e estudantes e seus desafios a adaptação a nova linguagem

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Orientador: SÃO PAULO – SP 2017 Sumário 1. MAPEANDO OS CAMINHOS 3 1. TEMA 3 1. DELIMITAÇÃO DO TEMA 3 2. PROBLEMA DE PESQUISA 3 Por que a modalidade EAD como um novo perfil de educação demanda profissionais especializados e alunos capazes de entender sua linguagem? 3 3. PROBLEMA DE PESQUISA Por que a modalidade EAD como um novo perfil de educação demanda profissionais especializados e alunos capazes de entender sua linguagem? 3. OBJETIVOS DA PESQUISA 3. OBJETIVO GERAL Analisar a modalidade EAD como um novo perfil de educação que demanda profissionais especializados e alunos capazes de entender a sua linguagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Discutir a formação e o papel do docente EAD. • Descrever as atribuições do estudante na modalidade EAD. Qualquer uma das linguagens pode ser transformada em informação digital. O suporte da informação, que antes era o papel, passa a ser também explorado no ambiente virtual.

Muitos autores caracterizam esse evento como uma revolução na forma pela qual nos relacionamos com o conhecimento e estudam as transformações que essa revolução vem causando nas relações sociais, econômicas e políticas. É por isso que se fala tanto sobre as novas tecnologias digitais que ainda estão no alvorecer de sua caminhada. TAMBURUS, 2015, p. Antes, esse vínculo com o saber era atrelado ao racional, uma influencia da corrente positivista. Que delimita o racional as coisas concretas, estimáveis e separando o mundo do que considerava irracional, a totalidade das dimensões não estimáveis da humanidade e das crenças, do inconsciente etc. Não ultrapassa a duplicidade entre físico/mente, porém incorpora o reconhecimento do que há possibilidade de ser mensurado e não reconhece o espiritual.

Assim, o sensorial-afetivo desconsiderado na obtenção do conhecimento. O ensino reitera tal concepção dualista, evidenciando o saber lógico-matemático e linguístico com a finalidade de estabelecer a vida de modo racional e relegando ao esquecimento as dimensões sensório-motoras, que são as que de modo inato, começamos as experiências de exploração da realidade. Na contemporaneidade obtemos modos inovados de trabalhar, viver, “de se organizar, de representar a realidade e de fazer educação”. CORTELAZZO, 2009, p. Analisamos essas alterações em decorrência da utilização das TICs. E logicamente a educação compõe esse processo e vêm passando por mudanças de concepção. A incorporação das TICs no contexto do ensino está permitindo emergir novos meios de aquisição do saber, isso cobra que reaprendamos a “conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender, a integrar o humano e o tecnológico”.

A EAD é concebida como um sistema aberto, com dispositivos de descentralização flexíveis que permite presenças diversas, com normas de gerencia debatidas pela comunidade e deliberações feitas por equipes interdisciplinares. As possibilidades para melhoramento do aprendizado do aluno envolvem o domínio do ambiente de aprendizado, em especial o que se refere a: Organizar situações de aprendizagem; Planejar e propor atividades, Disponibilizar materiais de apoio com o uso de múltiplas mídias e linguagens, Ter um professor como mediador e orientador. ALMEIDA, et al, 2007, p. Podemos definir a EAD como um modo de comunicação mediado via instituição, onde os estudantes em espaços diversos àquele, adquire saber de modo independente. Essa modalidade educacional vem adquirindo, com velocidade, adeptos individuais e institucionais. F. Educação à Distância: algumas considerações.

Rio de Janeiro. MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas / SP: Editora Papirus, 2001. pdf. Acesso: 2017 PEREIRA, Duarte Costa. Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade: fundamentos de uma pedagogia científica contemporânea. Universidade do Porto – 2007. Portugal. Editora Autores Associados/ Campinas/SP, 2000. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação Continuada de Professores: Uma Releitura das Áreas de Conteúdo. Editora cengage learning nacional, 2003. BRUCKNER, Denise Neves. de 20 de dezembro de 1996. VIDAL, Eloísa Maia e MAIA, José Everaldo Bessa. Introdução à Distância. Brasília: RDS Editora, 2010 MORAES, M. C. em: 2017.

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