Projeto de Pesquisa para Mestrado LETRAS

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Física

Documento 1

Assim sendo, descrevemos aqui uma proposição com o intuito principal de perceber a recepção de leituras de narrativas no Ensino Médio – tendo como público alvo jovens de 16 a 18 anos – de modo que o sujeito subjetivo esteja inserido no processo, compreendendo que a experiência pessoal do sujeito subjetivo é fundamental para a construção semântica do texto – e tendo como tema de aproximação entre os textos trabalhados e, principalmente, com os leitores, o amor, de modo a receber os sentimentos dos discentes a respeito, motivando a sua relação pessoal com a leitura. Conforme as sugestões metodológicas e as orientações que fundamentam os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio, essas estão inseridas em uma concepção de ensino de literatura “que privilegia o contato direto do estudante com obras literárias de diferentes gêneros e épocas [.

para uma prática que o leitor, diante do texto lido, terá condições de discutir diferentes questões que o enfrentamento com o texto possa suscitar [. ” ( 2006, p. Também, os Referenciais Curriculares da Paraíba (2006, p. OBJETIVOS GERAL: Propiciar e analisar a recepção de leituras dos contos de Guimarães Rosa e Mia Couto no Ensino Médio a fim de identificar estratégias para que a subjetividade do leitor seja evidenciada nesse processo. ESPECÍFICOS: 1. Investigar os fundamentos da Estética da Recepção e outras contribuições teórico-metodológicos atuais que visem inserir o leitor no processo de leitura; 2. Planejar e aplicar proposta metodológica conforme o objetivo geral da pesquisa e observar como os textos selecionados e lidos no Ensino Médio podem colaborar para que a subjetividade do leitor seja evidenciada na experiência de leitura literária em sala de aula; 3.

Averiguar como o aluno relaciona a leitura analítica, a temática e a sua subjetividade para construir uma compreensão o texto; 4. esse julgamento negativo feito pelos alunos em relação às leituras feitas no Ensino Médio e a descrição das práticas de leitura literária realizadas por essa geração foi o que motivou os trabalhos de Mestrado e Doutorado de Oliveira (2008; 2013). Acerca do ensino de literatura, Rouxel (2012, p. ao citar Compagnon (1998), afirma: “a história do ensino de literatura há muito tempo remete a uma exclusão da leitura ou mesmo do leitor como sujeito. ”, o ensino de literatura tem limitado o leitor, restringindo a leitura à submissão do texto e dando pouco lugar à subjetividade do aluno, pouco espaço para a exposição dos seus sentimentos e interpretação em relação ao texto.

Desse modo, alguns autores têm alertado acerca das recorrentes práticas de ensino de literatura em que o texto é tratado como um pretexto, em que ele é visto apenas como uma fonte de conhecimento, almejando-se uma resposta passiva como resultado, atividades que reduzem a leitura a fins pedagógicos, “por fim, literatura pode ensinar alguma coisa, como regência verbal, ortografia e gêneros textuais. Assim, a leitura literária precisa ser pensada em sala de aula de modo que essa não seja limitada ao ensino de conteúdos – reduzindo a literatura, dessa maneira, a um ensino mecânico – nem que seja tratada como uma ocupação apenas de deleite, sem cuidado com a sua mediação ou sem objetivos a serem conquistados, portanto, é fundamental que o professor tenha a consciência da sua função de mediador na leitura, para que os alunos tenham a possibilidade de desenvolverem as suas competências enquanto leitores literários.

Sobre o papel de mediador que o professor desempenha na escola – já que esse é o espaço mais propício para que o letramento literário seja construído e, muitas vezes, é o único onde o aluno tem acesso à leitura, Petit (2008, p. caracteriza-o como sendo: [a]quele ou aquela que pode legitimar um desejo de ler que não está muito seguro de si. Aquele ou aquela que ajuda a ultrapassar os umbrais em diferentes momentos do percurso. Seja profissional ou voluntário, é também aquele ou aquela que acompanha o leitor no momento, por vezes tão difícil, da escolha do livro. Esta proposta de pesquisa aplicada busca, portanto, meios para a elaboração de novas perspectivas mais efetivas para o ensino de literatura a partir da recepção do leitor jovem.

METODOLOGIA Tendo em vista o objetivo desta pesquisa, almeja-se seguir as etapas desta de modo que seja feita ao seu logo a percepção e a análise da recepção das leituras dos textos de Mia Couto e Guimarães Rosa no Ensino Médio de modo que a subjetividade do leitor esteja inserida nesse processo, considerando as abordagens temática e teórica apresentadas. Para isso, a metodologia será baseada nos pontos de vista bibliográfico e campo de cunho qualitativo, tendo como foco o método da pesquisa-ação – por meio da composição e da intervenção de propostas metodológicas que visem construir estratégias para o ensino de literatura e a formação do leitor. Inicialmente, será feita uma busca nas escolas, preferencialmente na rede pública de ensino, a fim de encontrar uma escola em que uma turma do Ensino Médio esteja a disposição e se enquadre ao projeto.

Na primeira fase, após o processo de seleção, será feito o diagnóstico da turma, por via da observação da turma e da aplicação de questionário para sondar as particularidades dos alunos. X X X X Sondagem e diagnóstico da Escola e da turma elegida. X Elaboração e aplicação da proposta metodológica em sala de aula e coleta dos dados para o corpus. X Organização e Análise do corpus. X X Redação dos capítulos da dissertação. X X Qualificação. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005. COSSON, Rildo. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v.

n. Trad. Johannes Kretschmer. v. São Paulo: Editora 34, 1999. JAUSS, H. f. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. PARAIBA. Secretaria de Estado da Educação e Cultura Coordenadoria de Ensino Médio. Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba: linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Girleide Medeiros de Almeida Medeiros ( coordenação geral), v. Campina Grande: EDUFCG, 2016. p. ROUXEL, Annie. Práticas de Leitura: Quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor. Cadernos de Pesquisa, v. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. °ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

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