MOSAICO DE POSSIBILIDADES DA MÚSICA NO ENSINO INFANTOJUVENIL Concepções e Ações no Ensino e Aprendizagem da Música

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Geologia

Documento 1

“Se pudéssemos compor um mosaico que retratasse as formas de participação dos jovens brasileiros em nosso tempo, este seria marcado pela diversidade de atuação, de espaços, de modos de fazer, de culturas etc” (OLIVEIRA, 2013). Nesta perspectiva, o discurso sobre as possibilidades da música como agente de transformação, inclusão social e ferramenta de ensino compõe este projeto “Mosaico de Possibilidades da Música na Educação Infantojuvenil”. Consiste no agrupamento de oficinas de construção de instrumentos, projetos que viabilizam composições e demonstração de talentos dos alunos, idealizações culturais, promoção da música nas escolas, música como ferramenta de ensino, de inclusão e promoção social. Deste modo, a escola é o palco mais apropriado para aplicação deste projeto, pois promove a interação dos alunos, conforme destaca Queiroz (2013).

A relevância da formação cultural através da música, por ser fruto do saber humano é veículo de comunicação universal. – Objetivos Específicos: • Compreender os benefícios da música na educação; • Apontar os principais benefícios da música no contexto aprendizagem; • Promover projetos musicais com efeitos de ação social e implementar oficinas itinerantes nas escolas públicas de Brasília e do entorno; • Elaborar materiais científicos e veicular publicação. – REVISÃO DE LITERATURA 4. Música Como Recurso Didático Interdisciplinar. A música promove uma linguagem oral nas crianças através da prática pedagógica. Nas escolas básicas integra o currículo dos cursos de licenciatura em música, evidenciando a investidura dos profissionais para a construção de uma educação musical coerente que forma estudantes no contexto da educação básica, ressaltam Amui e Guimarães (2016).

Como resultado, Silva e Tiago (2016) demonstram que durante a oficina de confecção de instrumentos de percussão, a matemática estava presente pelas formas geométricas, medidas e relações numéricas, portanto, os alunos realizaram leituras e escreveram sobre o que aprenderam com a música. De fato a aprendizagem se consolidou neste contexto. – A Música Como Agente de Inclusão e Transformação Social As juventudes estão mais atuantes na produção musical. No entanto, é necessário que os responsáveis legais e os profissionais de educação apurem seus olhares para perceberem os exemplos dados pelos jovens. É importante orientá-los sobre valores, solidariedade, democracia, liderança, respeito, habilidades, entre outros. Os métodos utilizados para a confecção do mosaico serão: pesquisa exploratória de campo, compreendida por entrevistas e visitas técnicas, pesquisa descritiva e complementar, compreendida por análise de literatura, artigos científicos, documentos históricos, livros, projetos, dentre outros materiais.

Na segunda fase do projeto serão inseridas oficinas e palestras nas escolas públicas com objetivo de apurar dados para a dissertação. A amostra será delimitada pelas variáveis: idade, região e contexto social. Pleiteia-se uma vaga no Programa de Bolsas oferecido pela Capes, CNPq ou recursos da UnB. A bolsa permitirá dedicação integral da pesquisadora. ºSem. º Sem. Revisão bibliográfica e seleção de materiais. Visitas a instituições e entrevistas. Formação ao banco de dados e estudo de técnicas. A. N. Música na educação básica: referenciais teóricos de periódicos nacionais publicados entre 2000 e 2010. Per musi,  Nº.  Belo Horizonte, 2016. Tendências da aquisição lexical em crianças em desenvolvimento normal e crianças com Alterações Específicas no Desenvolvimento da Linguagem.

Rev. Soc. Bras. fonoaudiol [online]. Presidente Prudente, SP, 2014. OLIVEIRA, I. T. M. Participação juvenil como experiência educativa. A Importância da Música na Aprendizagem. Meloteca [online] 2014. Disponível em: <https://www. meloteca. com/musicoterapia2014/a-importancia-da-musica-na-aprendizagem. Nº2, USP, SP. QUEIROZ, L. R. Escola, cultura, diversidade e educação musical: diálogos da contemporaneidade. In: InterMEio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual de Maringá, PR, 2016. SANTOS, R. M. O Uso da Música na Prática de Ensino de História. Cadernos de Graduação. Estudos Linguísticos, Sinop, v. n. p. jul. dez. As Possibilidades do Ensino de Matemática Com Música no Ensino Fundamental. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, SP, 2016.

TRAVASSOS, R. A. SILVA, T.

367 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download