ALFABETIZAÇÃO: A MÚSICA COMO MEIO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

A metodologia e as estratégias utilizadas pelo professor vão depender do perfil de cada turma, no entanto há algumas dicas comuns a todos que tem que trabalhar com crianças. A justificativa para a escolha do tema se deu após uma breve análise de como os professores atuavam em sala nos estágios curriculares, foi observado a alfabetização é uma função incumbida ao pedagogo, no entanto, essa fase da educação na infância muitas vezes não é realizada da forma correta, muitos educadores acreditam que alfabetizar é ensinar a ler e escrever, sem usar o lúdico em uma fase em que a criança aprende muito mais com os jogos, brinquedos, músicas e danças. Os objetivos gerais do trabalho é falar sobre a educação infantil com o uso de músicas para a alfabetização dos anos iniciais.

Os objetivos específicos tratam da contextualização do tema, abordando a história da música ao longo dos anos e sua importância para os povos; música para instigar a locomoção e a capacidade de desenvolver múltiplas inteligências e competências na criança; e a elaboração de planos de aula e atividades com músicas infantis. Para a realização do trabalho é preciso o uso de algumas metodologias, para a pesquisa deste foi necessário o uso do método exploratório que segundo Gil: Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. A música é, pois, um dos géneros textuais mais utilizados pela criança quando estão aprendendo a falar, elas cantarolam algumas palavras que não aprecem fazer muito sentido, mas que em verdade diz muita coisa é a forma que encontrou de comunicar-se com o mundo.

A música é uma linguagem universal, fazendo parte de qualquer cultura e sendo utilizada em qualquer lugar do mundo. Vera Lucia Pessagno Bréscia afirma que: […] o trabalho de musicalização deve ser encarado sob dois aspectos: os aspectos intrínsecos à atividade musical, isto é, inerentes à vivência musical: alfabetização musical e estética e domínio cognitivo das estruturas musicais; e os aspectos extrínsecos à atividade musical, isto é, decorrentes de uma vivência musical orientada por profissionais conscientes, de maneira a favorecer a sensibilidade, criatividade, o senso rítmico, o ouvido musical, o prazer de ouvir música, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção, a autodisciplina, o respeito ao próximo, o desenvolvimento psicológico, a socialização e a afetividade, além de originar a uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

BRÉSCIA, 2003, p. É por isso que, após se reconhecida como um método importante, em 2008, foi sancionado a lei nº 11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BATISTA, Antônio Agusto Gomes. Et al. Alfabetização e linguagem. Pró-letramento: programa de formação continuada de professores dos anos/series iniciais do Ensino Fundamental. Basília: 2007.

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