Projeto Fundação casa

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Direito

Documento 1

É um projeto qualitativo, numa perspectiva educacional artística, se deu por meio de observação, questionários, pesquisas, intervenção com oficinas de arte durante a atuação da professora Maria do Socorro. Na interpretação preliminar das ações, observou-se que a maioria desses adolescentes não teve acesso à arte, e o relato revela que foi a primeira vez que fizeram leitura e contextualização de obras de arte. Outros, já viram obras de arte em livros na escola. De acordo com essa atuação, interpretação notou-se que a participação, o interesse pelos conteúdos apresentados, assim como as produções artísticas nas oficinas foram fundamentais para ampliação do universo cultural desses adolescentes. Podemos inferir que a finalidade da arte na educação, é o desenvolvimento de uma consciência estética, é propiciar uma relação mais consciente do ser humano no mundo e para o mundo, contribuindo na formação de indivíduos críticos e criativos, e que no futuro atuarão na transformação da sociedade.

O conceito de arte diferencia de acordo com a concepção e visão de mundo de cada pessoa. Bosi (1991, p. assim expressa o conceito de arte: "Arte é fazer, Arte é exprimir, Arte é conhecer". No que se refere à Arte enquanto fazer pode-se inferir que a dimensão do fazer encontra-se presente desde o aspecto etmológico das palavras que designam arte. A segunda definição afirma que arte é exprimir. De acordo com Ostrower, (1991, p. É a linguagem da arte um dos caminhos através do qual dizemos quem somos e como nos comportamos enquanto cultura viva através dos tempos". Para Fischer, (1973, p. A cultura deve ser compreendida como todas as formas de expressão artística e todo o patrimônio material e simbólico da sociedade. Esse conjunto é fundamental para nossa memória e identidade.

Com surgimento de problemas em sua aplicabilidade foi necessário estudos e reflexões acerca dos objetivos e metodologia. Passou a chamar-se Arte-Educação. Referindo-se ainda a arte na educação Barbosa, afirma que: “A Arte tem importância na educação, porque ela é importante em si mesma para o homem, e não porque seja instrumento para fins de outra natureza”. Por isso a arte não necessita de argumentos que justifiquem sua presença na escola, nem de métodos de ensino estranhos as suas qualidades intrínsecas. A própria existência do universo artístico do homem torna necessária a integração da Arte na educação (BARBOSA, 1984, p. Podemos dizer, portanto que o acesso à Arte é socialmente diferenciado, socialmente desigual, e o objetivo central da Arte na educação é ampliar o universo cultural do aluno.

Assim, é preciso construir meios e condições necessárias para democratização no acesso ao saber, à cultura e à Arte. Nesse sentido, Penna, (1995): compreende que: A competência artística depende do ambiente sócio-cultural em que se vive, uma vez que depende das possibilidades de contato com as obras artísticas. Este contato continuado esta "freqüentação" vai construindo gradativamente a familiarização, vai formando de modo imperceptível os referenciais necessários para a apreensão e compreensão das linguagens artísticas. Essas oportunidades de familiarização com as linguagens artísticas são distintas conforme o meio em que se vive. Com esse pensamento, a presente pesquisa busca, através de oficinas de arte, desenvolver a auto-estima e o sentido de pertencimento desse grupo de adolescentes do Centro Sócio Educativo socialmente estigmatizado, compartilhando experiências e o acesso à informação cultural e o fazer artístico como alternativa de outro modo de ver a vida; possibilitando, também, a descoberta de potencialidades, habilidades e o prazer na realização de atividades que ampliem o universo cultural destes adolescentes.

REFERÊNCIAS: BARBOSA, Ana M. Arte Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: ed. Ática, 1991 BARBIER, René. A Pesquisa-Ação série perspectiva. Vol. Brasília: Líber Livro, 2007. São Paulo: Cortez, 1981. Porque Arte-Educação? São Paulo: Cortez, 2002. FISCHER, Ernest. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Ed. Universitária, 1995. OSTROWER, Fayga. Universo da Arte.

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