Didática no ensino de ciências

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Não somente neste contexto, quando se compara a situação atual do ensino de Ciências às características desse ensino nas décadas de 1950 e 1960, ainda não se pode perceber uma melhoria compatível com os esforços expostos nos pressupostos teóricos e econômicos das instituições, bem como com os de pessoas que participaram daquele movimento de inovação. Assim, as Ciências Naturais formam um campo de conhecimento vasto e complexo, que se consolida, cada dia mais, como uma das áreas de maior produção de conceitos e de símbolos abstratos. Contudo, esta área do conhecimento, é capaz de fornecer, por meio de processos de experimentação, as condições adequadas para os contatos iniciais com esse mundo de noções e de concepções que a olho “nu” parecem vagas.

Visto dessa forma, o ensino das Ciências Naturais tem potencial para se transformar em um importante campo de estruturação lógica, em que os estudantes podem iniciar sua formação intelectual e atitudinal, dado que em um mundo em que o desenvolvimento científico está por toda parte, o ensino de Ciências, deve, por si só propor situações-problema e trabalhos que gerem reflexão, e que por meio destes, permita participação ativa e demonstre sua relação com o dia-a-dia, assim,realizando transposição da ciência acadêmica para a escola e por consequencia, ampliando a visão do cotidiano com um todo. Em momento em que o planeta vivencia uma grande crise ambiental, a busca pela saúde, pelo uso e pelo desenvolvimento sustentável, não existe possibilidade de não focar o ensino de ciências desde os anos iniciais para estas problemáticas.

” Assim, a atividade de investigação requer do investigador a identificação do que é assumido, da utilização do pensamento crítico e lógico e considerações críticas das explicações alternativas, desta forma, os alunos estarão engajados em aspectos selecionados do processo investigativo enquanto conhecem o modo científico de conceber o mundo natural, mas eles também devem desenvolver a capacidade de conduzir investigações completas. Referencias consultadas (além da apostila) BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências – 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC, 1997. n. p. SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização Científica desde as primeiras séries do ensino fundamental – em busca de indicadores para a viabilidade da proposta, Atas Eletrônicas do XVII SNEF. Simpósio Nacional de Ensino de Física.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências – Tendências e Inovações. ed, São Paulo: Cortez, 2001. ALVES, K. S. Campinas: Editora Komedi, 2006. PIMENTA, S. G. A didática como mediação na construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura, in PIMENTA, S. G.

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