Importância da biologia

Tipo de documento:TCC

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos (plantas e animais), ou seja, é o estudo da vida. A biologia abrange o funcionamento dos organismos vivos desde a escala molecular e sub-celular até o nível populacional, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. A biologia exerce um grande fascínio em todos aqueles que nela se aprofundam, pois é uma ciência que tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem. O encantamento do ser humano com o “fenômeno vida” sempre esteve presente ao longo de nossa existência. Os primeiros representantes de nossa espécie já analisavam os outros seres dos quais dependiam para sobreviver, como as plantas que coletavam ou os animais que caçavam. Muitos acreditam que aprender sobre Biologia pode ampliar o repertório conceitual e cultural das pessoas, os auxiliando na análise crítica de situações reais e na tomada de decisões mais consciente, formando cidadãos mais reflexivos e capazes de modificar sua realidade.

Muitas vezes, as questões que envolvem o conhecimento biológico são bastantes polêmicas, como uso de transgênicos e células-tronco, influência antrópica nas mudanças climáticas globais, aborto, entre outras. Ter subsídios científicos, superando o senso comum, pode auxiliar de forma decisiva nas atitudes dos cidadãos. Muitos dos documentos norteadores da Educação em nosso país adotam visão semelhante. A biologia é uma ciência ampla e complexa que envolve múltiplas linhas de pesquisa, tão numerosas que vão das aplicações médicas ao comportamento de organismos unicelulares. Quando o médico examinou a sua garganta, ele avaliou se havia alguma infecção ou coisa do gênero. Uma infecção é formada por um conjunto de ações como resposta imune do nosso corpo contra um “corpo estranho” (como vírus, bactéria, etc.

que está nos afetando de alguma forma, onde as células tentam fagocitá-lo e destruí-lo. Então, o médico para saber disso, precisou estudar sobre imunologia, microbiologia, anatomia humana, entre outras disciplinas, o que um biólogo domina perfeitamente, como pode dar aulas em universidade para cursos de medicina tranquilamente. E o remédio, de onde veio? O remédio pode ser produzido por um biólogo sim! Existem aqui na UCDB vários projetos de pesquisas onde alunos de biologia estão procurando substâncias medicinais em algumas espécies de vegetais do Cerrado, através da fabricação de extrato num processo que tritura cascas, folhas e frutos, para posterior identificação das principais substâncias componentes dos vegetais e se as mesmas podem ser usadas na mecina.

Algumas delas são: • Anatomia e Fisiologia: estudam a estrutura e o funcionamento dos órgãos e sistemas. • Botânica: responsável pelo estudo dos vegetais. • Ecologia: estuda as interações entre os seres vivos; e entre eles e o ambiente. • Embriologia: se incube de estudar a formação e o desenvolvimento do embrião. • Evolução: responsável pelo estudo das relações de parentesco entre os seres vivos, e as transformações populacionais ao longo do tempo. Moderna, 2006. BRUSCA, RICHARD C. Invertebrados. ° Edição. Guanabara Koogan, 2007.