A INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Com o incentivo das Nações Unidas, na década de 90, passa-se a discutir com maior ênfase, a importância da inclusão educacional propriamente dita através das adaptações necessárias. Até o século XX o processo de inclusão na educação no Brasil foi um período caracterizado pela exclusão, somente depois da década de 50 é que começaram a surgir poucas classes escolares especializadas em algumas instituições. Já na década de 70, as crianças puderam frequentar as salas regulares, porém ainda sem qualquer tipo de adaptação necessária ao atendimento especializado destas. MEC, 1994, p. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998, p. Segregar crianças em salas de educação especial significa negar-lhes o acesso à socialização e aprendizagem que só acontecem em sala de aula regular devido à diversidade presente.

Como destaca Sassaki(1998): Educação inclusiva é o processo que ocorre em escolas de qualquer nível preparadas para propiciar um ensino de qualidade a todos os alunos independentemente de seus atributos pessoais, inteligências, estilos de aprendizagem e necessidades comuns ou especiais. A inclusão escolar é uma forma de inserção em que a escola comum tradicional é modificada para ser capaz de acolher qualquer aluno incondicionalmente e de propiciar-lhe uma educação de qualidade. Na inclusão, as pessoas com deficiência estudam na escola que freqüentariam se não fossem deficientes. SASSAKI, 1998c, p.

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