O papel da tecnologia

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e deve ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula. É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas tradicionais, ou seja, aulas expositivas. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, na qual só se aprende o que for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade os lares dos estudantes, fazendo o impossível tornar-se mais palpável sem precisar sair do lugar. A tecnologia, tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, no sentido de promover ações que contribuam para a solução dessas questões.

Por isso, a escola do futuro, na visão da especialista, é aquela centrada na pedagogia do problema, que trabalha com questões reais e que se utiliza da tecnologia como um elemento no processo pedagógico. É também uma pedagogia da pergunta, que busca dar voz ao aluno e incentivá-lo a se questionar. Assim, a tecnologia pode fazer parte de todas as disciplinas, de química a língua portuguesa, como recurso mediador de aprendizagens.   O ensino brasileiro está muito centrado no conteúdo, e não nas estratégias metodológicas, o que dificulta mudanças estruturais nessa linha. Já podemos citar como próximos passos o uso de tecnologias de realidade ampliada Técnica usada para unir o mundo real ao virtual por meio de algum dispositivo eletrônico.

É o caso de equipamentos que levam à tela de um videogame os movimentos que o próprio usuário faz. O uso de técnicas ligadas ao design de jogos a situações variadas, como na educação, entre outros usos. Os videogames desenvolvidos com princípios da e a neuroplasticidade.  Capacidade do sistema nervoso de se adaptar, em nível estrutural e funcional, ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências têm surgido como importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e o potencial de aplicação dessa tecnologia nas escolas é imenso. Provavelmente porque, com a tecnologia, seria necessário admitir que determinadas práticas educacionais estão, sim, voltadas para o disciplinamento do homem no uso ou fluxo do tempo e espaço, que algumas habilidades relacionais são práticas e advêm de um exercício repetitivo.

O papel da tecnologia, nas salas de aula, é o de oferecer suporte ao novo paradigma de ensino, que é o de apoiar a nova pedagogia por meio da qual os alunos ensinam a si mesmos tendo a orientação do professor, ou seja, quando os professores usam o velho paradigma de exposição, e adicionam e ela a tecnologia, esta acaba se tornando um empecilho ao invés de um importante auxílio. Referências http://www. correiobraziliense. com. br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao. aspx http://www. blogmicrosofteducacao. com. br/2018/01/09/qual-e-o-papel-da-tecnologia-na-educacao/.

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