O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

E a escola, enquanto instituição social, é convocada a atender esta demanda impulsionada pela sociedade. Uma vez que, é de fundamental importância que a escola se adeque a tais mudanças e adquira conhecimentos para poder satisfazer as necessidades educacionais da sua clientela, visto que, é preciso fornecer ao estudante conhecimentos e habilidades necessárias para que ele exerça plenamente a sua cidadania. Partindo disso, é importante refletir que, ao longo dos anos a escola vem adaptando-se ás inovações tecnológicas. Pois, em um momento da história a educação formal era baseada em aulas expositivas, com o enfoque no discurso do professor. Posteriormente inventou-se o quadro negro, que, de acordo com o MEC, ocorreu no século XXI, ferramenta que hoje está presente em todos os níveis de ensino.

Os educadores comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem necessitam se lançar na produção ou a assimilação crítica das inovações tecnológicas, podendo, desta forma, usufruir do espaço que a educação tem no movimento de geração de mudanças sociais. A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) impulsiona a utilização das tecnologias nos diferentes níveis do ensino, de modo que o “educando apresente domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna” (art. da LDB n. Devido a LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Educação Básica determina que a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio, definindo que A base nacional comum dos currículos do ensino médio será organizada em áreas de conhecimento, a saber: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemáticas e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias.

art. Por outro lado, muitas vezes, a escola também apresenta resistência às inovações tecnologias devido a fatores como a falta de recursos, de infraestrutura, a quantidade de materiais inferior à demanda das escolas, o despreparo de professores e técnicos. Tais questões interferem na motivação dos educadores para a utilização das inovações, que mesmo acreditando nos benefícios da mudança, não dão as devidas condições. Assim, quando se fala sobre a implantação da tecnologia no ensino, muitas questões são apontadas como a falta de qualificação de muitos docentes, falta de equipamentos, condições físicas, softwares adequado, conexão com a rede computadores, enfim. A utilização pedagógica dos recursos tecnológicos é um desafio que as escolas juntamente com os professores estarão enfrentando neste século.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante da instabilidade do processo de ensino e aprendizagem, o modelo tradicional de ensino tem sido posto a prova, isso ocorre em decorrência das transformações sociais ocasionados pelos avanços tecnológicos. REFERÊNCIAS BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9. de 20 de dezembro de 1996. BRITO. Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Revista Época, n. de 12/06/08. Disponível em: <http://revistaepoca. globo. com/Revista/Epoca/0,,EDG78998-6014-486,00-OS+FILHOS+DA+ERA+DIGITAL. Disponível em: <http://www2. pucpr. br/reol/index. php/DIALOGO?dd1=2738&dd99=pdf> Acesso em: 02 de fev. de 2018.

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