Atuação da psicologia social nas escolas

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

É a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. A Psicologia Social surgiu na década de 1930, quando os psicólogos começaram a investigar as interações de indivíduos dentro de grupos e da sociedade como um todo. Eles examinaram o efeito das organizações sociais sobre o indivíduo e de que maneira as estruturas sociais são influenciadas pela psicologia dos indivíduos. Constatar que a cisão entre indivíduo e sociedade, entre inteligência e personalidade, é real implica admitir que as teorias psicológicas nada mais fazem do que refletir aquela cisão.

Porém, nesse caso restam duas outras questões que imediatamente emergem: tal entendimento não traz como consequência o descarte da teoria, qualquer que seja? Se as teorias refletem o que está na realidade cindido, por que reivindicar que a relação da psicologia com a educação seja estabelecida em termos de psicologia social, que também é teoria, não? Já a psicologia no âmbito escolar se conduz pela perspectiva de procurar relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos. Por tanto papel do professor nesse processo, é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. Segundo Souza (2002) podem colocar alguns pontos: Ajudar o educador a refletir sobre sua infância, para assim compreender melhor a infância de seus alunos; Ajudar o educador a refletir sobre sua família para compreender melhor a dinâmica familiar dos alunos; Auxiliar o educador no convívio das relações grupais, nas relações de equipe e no trabalho de constituição de grupos; Auxiliar o educador a conhecer e refletir sobre o processo de desenvolvimento humano e os processos de ensino-aprendizagem e as teorias a respeito; Refletir sobre as questões éticas e políticas relacionadas à educação e ao cenário escolar; Conduzir intervenções no cenário escolar, com respeito à figura do educador, dialogando com ele, colaborando em suas necessidades de reflexão e de construção do conhecimento, sem imposições, direcionamentos ou controle.

Desenvolver trabalhos de Orientação Profissional e Vocacional com os alunos; Desenvolver ações preventivas ao uso de drogas; Desenvolver ações sobre temas como sexualidade, ética, agressividade junto com o corpo docente; Desenvolver ações sobre desenvolvimento humano, prevenção ao uso de drogas, sexualidade, agressividade, ética junto com o corpo docente direcionadas ao esclarecimento da comunidade; Dialogar junto com o corpo docente, com os pais sobre o desenvolvimento acadêmico dos alunos, metodologia e objetivos da escola bem como sobre dificuldades dos alunos; Participar, junto com toda a equipe da escola, da construção do seu projeto político-pedagógico; Desenvolver trabalho de relações grupais para que a equipe da escola possa melhorar cada vez mais suas relações interpessoais; Entretanto, é bem conhecido o fato de que a maioria das escolas, sejam públicas ou privadas, não inclui ainda o psicólogo em suas equipes e que possui professores despreparados para acolher um trabalho desta natureza e sem direcionamento para desenvolver seus trabalhos em sala de aula.

A prática profissional do psicólogo social tem por intenção e finalidade a transformação e consequente recriação do sentido dos registros de mundo dos sujeitos e grupos implicados.

51 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download