MEDINDO A CIRCUNFERÊNCIA DA TERRA COM UMA CANETA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Astronomia

Documento 1

que transformou a visão que os seres humanos tinham da Terra e que pode ser realizado nos dias atuais em qualquer lugar com a presença de luz solar. Esse experimento ilustra com expressividade a natureza da experimentação, onde não é necessária uma fita métrica de milhares de quilômetros para medir o tamanho de um planeta e nem tecnologias avançadas para a execução de tal. O polímata precisou apenas de suposições e de uma simples relação trigonométrica. INTRODUÇÃO Por volta dos anos 220 a. C. se a Terra fosse um corpo pequeno e esférico em um vasto universo, então os outros corpos, como o Sol, deveriam estar muito distantes – tão distantes que seus raios estariam essencialmente em paralelo, não importa onde atingissem atingissem a Terra.

Também sabia que, à medida que o Sol sobe no céu, as sombras se tornam progressivamente menores menores. Com essas informações e suposições ele elaborou um método para medir a circunferência da Terra. Esse método defendia o seguinte pensamento: se a Terra é esférica, seria possível dividi dividi-la la em frações de tamanhos iguais, e que se ele conhecesse o tamanho de uma dessas frações seria possível calcular o tamanho de toda a esfera. Eratóstenes sabia que uma circunferência possui 360° 360°,, encontrando o ângulo de uma dessas frações ele saberia quantas frações a distância entre Siena e Alexandria representaria. km. Um número muito próximo das medidas atuais, que são de 40. km. Figura 1 Método de Eratóstenes para determinar a circunferência da Terra.

Fonte: https://commons. A posição do Zênite no momento em que a sombra foi medida era Latitude: 10° 31’ Norte e Longitude: 67° 60’ Leste. Figura 2. Informações fornecidas pelo site Time and Date sobre a posição do Zênite do Sol. Fonte: https://www. timeanddate. As coordenadas da posição do Zênite (Z) ( foram inseridas na busca do site, após acha acha-la traçamos uma linha reta entre ela e o local onde a sombra foi medida. Como é possível observar na Figura 4, a distância entre eles era de 4 851,00 km. km Figura 4. Distância entre a posição do Zênite e o local de medição da sombra. Fonte: https://www. acrescenta: A beleza dos experimentos pode assumir várias formas – assim como a beleza de uma peça de Bach é diferente de uma de Stravinsky.

Alguns têm uma beleza sinóptica, resumindo diferentes leis universais, ao passo que outros possuem a beleza da amplitude, juntando elementos em escalas imensamente desiguais. Alguns têm uma beleza austera, seduzindo na simplicidade despojada pela qual revelam a forma pura, enquanto outros são sublimes e nos conquistam ao transmitir sinais do poder terrível, ilimitado, incompreensível e definitivo da natureza. Os mais belos experimentos envolvem elementos dos dois tipos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COLAÇO, D. fig. if. usp. br/~crochik/pe1/os10maisbelos. pdf>. timeanddate. com>.

667 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download