Relatório de Física - Medida de densidade de sólidos

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Física

Documento 1

No experimento realizado foi possibilitada a aquisição de conhecimentos fundamentais para estudos físicos e/ou até mesmo químicos analíticos. Tais conceitos estudados em laboratório abrangem desde grandezas mássicas e volumétricas até cálculos das respectivas incertezas e observância das precisões de cada instrumento analítico. É necessário que os aparelhos adotados sejam precisos quanto à sua medição, tais como paquímetro e balança analítica, para que o processo de mensuração seja eficaz. O experimento aqui descrito teve como finalidade determinar o valor da densidade da madeira, material dos sólidos utilizados, de maneira satisfatória e com a mínima margem de erro possível e, ainda, relacionar o valor encontrado para cada corpo com o seu volume. Objetivo do experimento O experimento teve como objetivo principal determinar precisamente as medidas de quatro corpos de mesmo material, porém de diferentes volumes, a fim de obter a densidade deles abordando conceitos aprendidos sobre mensurações exatas e precisas e seus erros e utilizando aparelhos de medição com alto nível de precisão, como o paquímetro.

Mediu-se com o auxílio de um paquímetro as dimensões (lado 1, lado 2 e lado 3) das quatro amostras (sólidos maciços retangulares) anotando-se os valores obtidos dos mesmos. Por fim, calcularam-se os volumes das amostras a partir das dimensões encontradas e, a partir dos devidos cálculos, determinou-se a densidade das amostras assim como seu erro de medida. Fórmulas utilizadas 1. Volume V = L1. L2. Isso era previamente esperado, já que todos os corpos estudados são feitos de madeira e a densidade é uma grandeza que depende do material. Constata-se ainda que com o aumento do volume dos sólidos, o erro da densidade diminui. Fato esse que pode ser comprovado observando as relações estabelecidas pelas equações do item 4: o erro da densidade (σρ) é obtido utilizando os valores de ρ+ e ρ-, estes por sua vez são inversamente proporcionais ao volume provando assim que quanto maior o volume do corpo estudado, menor será o erro da densidade atribuído a este sólido.

No gráfico anexado, nota-se que os dados empíricos estão muito próximos da curva e, portanto, são condizentes com a realidade. Aleatoriamente adotando-se dois pontos da curva (um deles menor que os dados empíricos e outro maior) e considerando que não sejam os dados experimentais, observa-se que o valor encontrado para a densidade através da curva é mais adequado, pois o gráfico permite uma maior variabilidade dos dados sem variações significativas dos resultados médios.

267 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download