8 Relatórios de laboratório de Química Inorgânica

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

Assim pode haver a formação de H2O, de um gás ou de um produto sólido insolúvel em água. Nos dois últimos casos a percepção é visual e no primeiro poderia se perceber uma alteração da temperatura, utilizando-se equipamento para isso. Com a dissolução de cada eletrólito forma-se em solução um íon positivo e um íon negativo. Para haver formação de um novo produto é necessário que o cátion de um reagente reaja com o ânion do outro. Assim, com o auxílio de uma tabela de solubilidade pode-se prever se a reação ocorrerá ou não. – Dados Obtidos Tubo Reação Reagentes Observações 1 1 x 2 HCl / NaOH Nada foi percebido. x3 3 1x4 4 1x5 5 1x6 6 1x7 7 2x3 8 2x4 9 2x5 10 2x6 11 2x7 12 3x4 13 3x5 14 3x6 15 3x7 16 4x5 17 4x6 18 4x7 19 5x6 20 5x7 21 6x7 Tabela de solubilidade Ânions Nitratos, acetatos Cloretos, brometos, iodetos Sulfatos Sulfetos e hidróxidos Carbonatos e fosfatos Demais 5 – Bibliografia de referência 6,7,8,12,13,14 Regra Solúveis Solúveis Solúveis Insolúveis Insolúveis Insolúveis Exceções Ag+, Cu+, Hg22+, Pb2+ Ca2+ ,Sr2+ ,Ba2+ ,Pb2+ Alcalinos, alcalinos terrosos e NH4+ Alcalinos e NH4+ Alcalinos e NH4+ 4 RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA REAÇÕES IÔNICAS Data ________ / _________ / ___________ Componentes do grupo N0 _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _________ _________ _________ _________ _________ 1 – Preencha a tabela abaixo a seguir.

Na coluna tubo identifique o número do tubo de ensaio do teste. Na coluna reagentes preencha com as fórmulas dos reagentes envolvidos. Na coluna visualização da reação identifique a visualização da reação. Nada foi percebido. Reação imediata, apresentando mudança de coloração, a mistura ficou de cor leitosa, após alguns minutos em repouso houve um depósito de resíduos no fundo. Nada foi percebido. Reação imediata, apresentando mudança de coloração, a mistura ficou de cor leitosa, após alguns minutos em repouso houve a formação de precipitado, deixando o restante da mistura incolor. Nada foi percebido. AgNO₃/Pb(NO₃)₂ Nada foi percebido. Reação imediata, apresentando mudança de coloração, a mistura ficou de cor esverdeada, formação de precipitado e AgNO₃/KI resíduos flutuantes, porém não houve separação completa, a mistura continuou esverdeada.

x6 CaCl₂/Pb(NO₃)₂ 20 5x7 CaCl₂/KI 21 6x7 Pb(NO₃)₂/KI Reação imediata, apresentando mudança de coloração, a mistura ficou de cor amarelada, após alguns minutos em repouso houve à separação líquido - líquido por decantação, onde o líquido mais denso foi o de coloração amarela deixando a parte incolor para cima. Nada foi percebido. Reação imediata, apresentando mudança de coloração, a mistura ficou de cor amarelada, após alguns minutos em repouso houve à separação líquido - líquido por decantação, onde o líquido mais denso foi o de coloração amarela deixando a parte incolor para cima. – Procedimento 3. Em uma capela adicionar a um béquer de 250 mL, 50 mL de água destilada e 10 gotas de fenolftaleina.

– Com o auxílio de uma pinça metálica testar a maleabilidade de um pedaço de sódio metálico. Verificar sua aparência, seu brilho, cor e anotar todos os dados possíveis. Colocar cuidadosamente no béquer, verificar a reação e anotar todos os detalhes possíveis. Equacione e balanceie todas as reações envolvidas. Explique sua utilidade no processo. Calcule a massa de sódio que reagiu e o volume de hidrogênio que se formou no processo. Como o grupo alteraria o procedimento para determinar a pureza do sódio? 6- Espaço para comentários pessoais do grupo e anexos. Justifique possíveis falhas. N. T. P. liberado por volume de água oxigenada. Assim, uma solução de água oxigenada que libera 10 mL de O2 nas C.

– Filtrar o conteúdo para um balão volumétrico de 100 mL, lavar o resíduo com água destilada homogeneizar e avolumar. Desprezar o resíduo de BaSO4 formado. – Dosagem 4. – Pipetar para um erlenmeyer de 250 mL , 25,0 mL do produto obtido com uma pipeta volumétrica. – Acrescentar ao erlenmeyer, 20 mL de ácido sulfúrico 6N, e titular com KMnO4 0,1 N padronizado, até coloração rósea. Obtenção da massa teórica (mt) 1 mol BaO2 169,5 g BaO2 m1 m1 = massa de BaO2 medida no item 3. m t = massa de H2O2 obtida ( teórica ) 1mol H2O2 34 g H2O2 mt 8. – Obtenção da massa prática e (KMnO4) e (H2O2) N. V. m p1 1000 17 mp1 = massa de H2O2 obtida na alíquota N = normalidade da solução de KMnO4 V = volume da solução de KMnO4 consumido na titulação (mL) mp = mp1 x 100 25 mp = massa de H2O2 obtida (prática) 8.

Como a reação é de óxido redução, qualquer reagente com características oxidantes ou redutoras introduzido ou gerado no meio pode agir como interferente. O ferro, por sua vez, que se encontra na forma de Fe2+ na solução de FeSO4 passa a Fe3+ através da ação do KMnO4. A solução resultante por vezes pode ficar amarelada devido a coloração do Fe3+, incomodando a visualização do ponto final. Esse problema pode ser eliminado adicionando-se cerca de 5 mL de H3PO4 1/1, que age como sequestrante de Fe3+, tornando a solução incolor. Objetivo O objetivo deste procedimento é preparar o sulfato ferroso e dosá-lo por permanganimetria. Não adicione água, poderá interferir na precipitação do sal obtido. – Adicionar álcool etílico, assim que o sistema estiver totalmente frio, até precipitação total de um sal de cor verde azulada tênue ( teste negativo de FeSO4 ).

Não mais que 100 mL costumam ser necessários. Filtrar a amostra para um béquer de 250 mL, sem lavar com água. Verificar a aparência do sal e registrar. Não se preocupe com explicações conceituais nesse momento. Massa de ferro (g) Volume de H2SO4 concentrado (mL) Densidade do H2SO4 concentrado (g/mL) Pureza do HsSO4 concentrado (% m) Aparência do sal Avolumado para (mL) Volume da alíquota (mL) Normalidade real do KMnO4 Volume de KMnO4 consumidos na titulação (mL) Observações importantes. Bibliografia de referência 1, 5, 6, 7, 9, 12, 13, 14, 15 18 RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA OBTENÇÃO E DOSAGEM DO SULFATO FERROSO Data ____/____/_______ N0 Componentes do grupo _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ 1 – Registre os dados obtidos no procedimento 2 – Calcule a massa prática de FeSO4 ( obtida na titulação ).

– Calcule a massa teórica de FeSO4 (obtida por cálculo estequiométrico a partir da massa de amostra original). – Calcular o rendimento do processo 5 - Justifique cada passagem do procedimento e a adição de cada reagente. No laboratório pode ser obtida por tratamento de sais de amônio com bases fortes, como por exemplo cloreto de amônio com hidróxido de cálcio. Objetivo O objetivo deste procedimento é preparar a amônia e dosá-la com ácido clorídrico, para então calcular o rendimento do processo. Serão abordados nesse experimento, principalmente, os conceitos de volumetria de ácido-base, a técnica de obtenção de gases e conceitos de pressão de gases. Serão bastante discutidos os princípios básicos de segurança para esse tipo de procedimento.

– Preparação 3. Anote os fatos ocorridos, detalhadamente, para posteriores explicações. O produto obtido é conhecido como “sangue do diabo”. – Dosagem 5. – Após a homogeneização da solução obtida, transferir uma alíquota de 25,0 mL para um erlenmeyer de 250 mL. – Adicionar 50 mL de água, 4 gotas de vermelho de metila e titular com HCl 0,1N padronizado. – Calcule o rendimento do processo. Justifique cada passagem do procedimento e a adição de cada reagente. – Equacione e balanceie todas as reações envolvidas no processo. – Espaço para comentários pessoais do grupo. Justifique possíveis falhas. – Adicionar no coletor 100 mL de água destilada. – Adicionar ao reator 10 g de NaCl(s) e 20 mL de ácido sulfúrico concentrado ao funil de separação. Anotar a concentração e a densidade do ácido gravados na etiqueta do frasco.

ATENÇÃO: esta passagem deve ser feita com extremo cuidado, o ácido tem alto poder corrosivo. Use luvas e óculos de proteção. nitrato de chumbo II 5 – Dados obtidos Registrar os dados obtidos preenchendo a tabela. Massa de cloreto de sódio ( g ) Volume de H2SO4 ( mL ) Concentração do H2SO4 ( % m ) Densidade do ácido (g/mL ) Aparência do gás Observações importantes Bibliografia de referência 1, 5, 6, 7, 9, 12, 13, 14, 15 26 =RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA OBTENÇÃO E PROPRIEDADES DO ÁCIDO CLORÍDRICO Data ____/____/_______ N0 Componentes do grupo _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ 1 – Descreva o teste de vazamentos. Explique os fatos ocorridos baseado nos conceitos de reatividade química e solubilidade. – Explique a função e o funcionamento do frasco intermediário entre o reator e o coletor baseado nos conceitos de pressão de gases.

– Compare as propriedades encontradas na bibliografia com as observadas na prática 4 - Registre os dados obtidos no procedimento 5 – Calcule a massa teórica de HCl e o seu volume calculado à 25 0 C e 1 atm de pressão. O oxigênio forma compostos com todos os elementos da natureza, exceto os gases nobres, dando origem aos compostos conhecidos com óxidos. É o elemento mais abundante da crosta terrestre. Constitui 89 % m da água, 23 % m do ar (21 % v) e aproximadamente 50 % dos minerais comuns. Foi descoberto em 1774 pelo inglês Joseph Priestley pelo aquecimento de óxido vermelho de mercúrio colocado no topo do mercúrio contido num cilindro, segundo a reação: 2 HgO 2Hg + O2 2 - Objetivo O objetivo deste procedimento é preparar o oxigênio e reconhece-lo através de algumas propriedades físicas e químicas.

Serão abordados nesse experimento, principalmente, os conceitos de reatividade química, a técnica de obtenção de gases e serão bastante discutidas as propriedades e características do oxigênio. – Testar a solução resultante em três tubos de ensaio, numerados de 1 a 3, adicionando os reagentes conforme a tabela. Anotar os resultados. Não se preocupe com explicações conceituais nesse momento. Tubo n0 Reagente: solução de Observações 1 Ferrocianeto de potássio K4[Fe(CN)6] 2 Tiocianato de amônio NH4SCN 3 Hidróxido de amônio NH4OH 29 5 – Dados obtidos Registrar os dados obtidos preenchendo a tabela. Resultado do aquecimento da palha de aço Resultado do aquecimento do palito Aparência do gás Observações importantes Bibliografia de referência 1, 5, 6, 7, 9, 12, 13, 14, 15 30 RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA OBTENÇÃO E RECONHECIMENTO DO OXIGÊNIO Data ____/____/_______ N0 Componentes do grupo _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _______________ _______________ _______________ _______________ _______________ 1 – Descreva o que ocorreu nos itens 4.

O mais comum é a calcopirita (CuFeS2), com brilho metálico e aparência semelhante à pirita (FeS2), conhecida como “ouro de tolo”. É encontrado também na forma de calcocita (Cu2S) de cor cinza escura, malaquita (CaCO3. Cu(OH)2) de cor verde, cuprita (Cu2O) de cor vermelha e o bornita ( Cu5FeSO4) de cores iridescentes: azul, vermelho, castanho e púrpura. A turquesa, de coloração azul, é uma pedra semipreciosa com cobre na sua composição ( CuAl6(PO4)4(OH)8. H2O ). – Deixar esfriar e decantar o líquido sobrenadante o máximo possível. Lavar o ppt 3 vezes com água, sempre decantando o líquido. Lavar com álcool etílico e decantar. Lavar com éter etílico e decantar. CUIDADO, tanto o álcool e o éter descartados na decantação não devem ser jogados na pia, são muito inflamáveis.

Espaço para comentários pessoais do grupo e anexos. Justifique possíveis falhas. Bibliografia. Referência bibliográfica 01 - COTTON, F. Albert / WILKINSON, Geoffrey; Química Inorgânica ; Livros Técnicos e Científicos Editora. MAHAN, Bruce H. Química, Um Curso Universitário; Editora Edgard Blücher Ltda. MELLO, Ary Ferraz; Introdução à Análise Mineral Qualitativa; Livraria Pioneira Editora. NEHMI,Victor A. Química Inorgânica Metais e Não Metais; Editora Átomo. A. OHLWEILER, Otto Alcides; Química Analítica Quantitativa – Vol I, II e III; Livros Técnicos e Científicos Editora S. A. – STRATHERN, Paul; O sonho de Mendeleiev, a verdadeira história da química; Jorge Zahar Editor.

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