RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

DESENVOLVIMENTO Conhecendo as modalidades de gestão na escola-campo A instituição escolhida para realização do estágio supervisionado em gestão foi o CMEI Magnólia Dias Miranda Cunha que fica localizado no bairro Ilha das Caieiras, próximo a São Pedro em Vitória. Nas salas de aula as carteiras são organizadas de forma diferenciada em cada turma, dependendo da faixa etária em que as crianças se encontram. No ambiente do Grupo I não há mesas e cadeiras; no espaço do Grupo II, III e IV elas são disponibilizadas em linha reta, de maneira que um aluno fique ao lado do outro; nas salas de Grupo 5 e 6 estão dispostas em formato de circulo e nas turmas de 1º ano elas são posicionadas em duplas.

O quadro de giz geralmente fica à frente da sala, bem como a mesa da professora. Os brinquedos ficam ao alcance das crianças, porém há o momento reservado para seu uso. Os profissionais que buscam atualizar seus conhecimentos são estimulados e reconhecidos pelo esforço realizado. Todas as decisões, sejam simples ou complicadas, são tomadas coletivamente. A equipe administradora está aberta a sugestões e opiniões para o gasto da verba, prestando conta do que gastou de forma clara e transparente. A instituição é uma organização eficaz e comprometida com o bem-estar e com a formação integral do aluno, realizando um excelente trabalho na comunidade que se de maneira natural faz o marketing através de comentários e elogios. A direção considera a educação como um instrumento transformador, baseado nessa concepção assume o compromisso promover oportunidades e espaço para que haja na unidade escolar democracia, união e consenso.

a formação acadêmica do coordenador pedagógico em que foi realizado o Estágio Supervisionado é em Licenciatura Plena em pedagogia, com especialização em Planejamento de Escola e especialização em Educação Ambiental na Prática Escolar, sua graduação teve a duração de 4 anos, fez também vários cursos de Formação Continuada, oferecidos pelas Secretarias de Educação e Meio Ambiente, que trouxeram contribuições significativas para sua prática pedagógica, pois considera muito importante estar atualizada. Já atua nessa função há 20 anos, e em entrevista feita, ela declara que suas atribuições é organizar e articular o trabalho coletivo; planejar com os professores regentes; distribuir tarefas aos diferentes segmentos; coordenar reuniões; planejar e coordenar os grupos de estudo; encaminhar as necessidades da comunidade escolar; planejar ações conjuntas com o gestor da unidade; fortalecer a parceria família-escola; encaminhar os alunos a Unidade de Saúde; dialogar com a família sobre o desenvolvimento da criança no que diz respeito aos aspectos cognitivo e sociofetivo; remanejar funcionários, quando necessário; acompanhar as especificidades de alunos nos horários das refeições, pois conhece bem a realidade escolar.

Declara também que as relações interpessoais são pautadas na ética e no respeito mútuo, os profissionais da escola atuam com seriedade e responsabilidade, ela considera importante a parceria família-escola, pois ambas são responsáveis pelas crianças, cada uma desenvolve o seu papel, é dever da família educar, é dever da escola ensinar e dar continuidade à educação recebida pelos pais. Relata que o seu grau de participação na relação família-escola é pautado no trato respeitoso para com a família, buscando entender seus problemas e ajudar, na medida do possível, a buscarem solução para resolvê-los, tendo como objetivo principal o bem estar da criança e seu desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e motor. Menciona que para o processo de ensino-aprendizagem e da formação dos alunos o compromisso dela é de propiciar diferentes formas de aprendizagem através de situações que lhes permitam brincar e expressar sua cultura e sua individualidade, experimentar o novo, interagir com as diferenças, ter acesso a diferentes formas de conhecimento, ampliar suas experiências e interagir com a realidade que as cercam.

Trabalhando a formação continuada de professores na escola-campo Os professores e demais profissionais da educação são sujeitos que tem muito a dizer sobre suas vivências, suas práticas e os sentimentos que têm acerca das experiências vivenciadas, algumas vezes de forma positiva, outras nem tanto. O texto Era uma vez dona Licinha, de Fanny Abramovich traz a mente lembranças da escola tradicional, os professores que eram tratados quase que com reverência pelos pais e valorizados e respeitados pelos alunos, o apoio da família que era incondicional, as condições das unidades de ensino que nem sempre eram boas, mas que mesmo assim havia o prazer de compartilhar o ensino. Atualmente as escolas estão bem modernizadas, equipadas com computadores, internet, jogos pedagógicos, vídeo, e outros recursos à disposição dos docentes; em contrapartida estes não têm o apreço, o reconhecimento e a valorização que deveriam ter por parte das autoridades, da família e dos próprios alunos.

É imprescindível a união família-escola, para o bom desenvolvimento do ser humano em formação. O texto retrata uma professora que encanta as crianças, propõe o aprendizado através das brincadeiras, trabalha dentro e fora da sala de aula, instiga a curiosidade e a criatividade delas, aborda questões desafiadoras, é competente no oficio de ensinar e ao mesmo tempo é querida pelos alunos, esse fato se dá pelo modo como ela conduz à descoberta de novos conhecimentos numa atmosfera de afeto e alegria. abril. com. br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/dona-licinha-423394. shtml Blog Adorocinema. Gladiador. br/setec/arquivos/pdf1/proejalei9394. pdf Acesso em: 11 mar 2011. LIMA, Paulo Gomes e SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na escola básica: desafios e perspectivas. Revista de educação. Disponível em: www.

youtube. com/watch Acesso em 11 mar 2011. Lima e Santos É importante que transformem o seu olhar, ampliando a sua escuta e modificando a sua fala, quando a leitura da realidade assim requerer; É necessário que a consciência coletiva seja respeitada, a ponto de se flexibilizar mais os planejamentos e que os mesmos sejam sempre construídos do e a partir do olhar coletivo; Ter a capacidade de olhar de maneira inusitada, de cada dia poder perceber o espaço da relação e, consequentemente, da troca de aprendizagem; Ser capaz de perceber o que está acontecendo na sua relação com o professor e deste com o seu grupo de alunos; Poder perceber os pedidos que estão emergindo, quais os conhecimentos demandados e, consequentemente, necessários para o momento e poder auxiliar o professor.

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