ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: GESTÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O objetivo principal desse estágio foi proporcionar a formação integral do futuro pedagogo. Sabe-se que a formação em Licenciatura em Pedagogia não se limita apenas à inserção na sala de aula, mas abrange diversas áreas de atuação, inclusive em espaços não escolares. Diante da realidade observada foi possível compreender como é o trabalho do pedagogo não escolar, e entender os desafios encontrados para a construção de sua identidade enquanto profissional da educação. O presente estágio ajudou a enxergar a autoafirmação dos estudantes de Pedagogia que muitas vezes, terminam o curso sem conhecer as oportunidades que lhes são propostas, bem como qual a sua real função nos espaços não escolares. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E SEUS SUJEITOS A instituição escolhida para exercer o estágio a seguir, foi uma comunidade cristã intitulada: Igreja Vineyard.

No Brasil as primeiras igrejas Vineyard surgiram no final dos anos de 1990, fruto do relacionamento de pastores brasileiros com igrejas Vineyard dos Estados Unidos. Hoje existem igrejas espalhado por todo o território nacional, algumas ainda em processo de plantação e adoção. O espaço físico é um ambiente aconchegante de decoração rústica. Antes de funcionar uma igreja, o local já foi um ponto turístico da cidade e era conhecido como mirante, pois possui grandes janelas no lugar de paredes, e está situado em uma das partes mais altas de Betim, dando uma ampla vista para toda cidade. O lugar onde funciona comunidade Vineyard está localizado no segundo andar de outro estabelecimento, antigamente conhecido como “Clube do Tira Gosto”. Aspectos da administração e da organização da instituição A Vineyard não conta com funcionários assalariados, e sim com voluntários membros da igreja, que se dedicam em certas funções dentro da instituição.

A comunidade conta com dois pastores, três pessoas responsáveis pela diretoria, uma tesoureira, uma professora e uma ajudante para trabalhar com as crianças e na sala das crianças há sempre necessidade de ajuda para manter a ordem, então além das duas profissionais oficiais, cada semana um pai/mãe é voluntário para ajudar. Profissional Função Quantidade Pastor Cuida dos outros membros da igreja, exercendo liderança. Diretoria • Redigir e fazer o registro no cartório de todas as atas da igreja; • Cuidar da correspondência; • Zelar pelo registro da membresia, atualizar as fichas com batismos, casamentos, inatividade e outras situações; • Cuidar dos arquivos da igreja, fichas de membros, documentação legal, cartas e correspondências em geral; • Preparar as cartas de transferências e enviá-las a quem de direito; • Fazer o devido registro e cuidar dos bens da igreja.

Tesoureiro Administrar pagamentos e recebimentos, controlar o fluxo de caixa, e captar e aplicar os recursos financeiros. Atualmente, Rene é servidor público e trabalha na secretaria de Comunicação da prefeitura de Betim. Os coordenadores da entidade estão sempre envolvidos em viagens, promovendo eventos, seminários, congressos e cursos todos ligados à área da teologia e coordenação de igrejas. Eles autuam no cargo , trajetória profissional para chegar à coordenação pedagógica nesta instituição. PROJETO DE INTERVENÇÃO Nome do projeto: Conhecendo o primeiro livro bíblico – Gêneses. Objetivos do projeto • Proporcionar uma visão esclarecedora sobre a importância da bíblia e dos povos antigos para a formação do Cristianismo. ” • Atividade “pinte as cenas” • Leitura do texto: “A criação do homem”. • Atividade “descubra os objetos”.

• Brincadeira de forca sobre o conteúdo abordado 21/10/2017 • Leitura dos textos: “A queda” e “Os primeiros irmãos”. • Atividades “ligue as cenas” e “Responda:” • Leitura do texto: “O dilúvio”. • Atividade “complete a cena”. Avaliação e resultados O projeto “Conhecendo o primeiro livro da Biblia” teve os seguintes objetivos: proporcionar uma visão esclarecedora sobre a importância da bíblia e dos povos antigos para a formação do Cristianismo, e promover a aproximação de conhecimento através de consulta teórica, e atividades, para compreender o que marcou a trajetória história do Cristianismo. Os quais foram alcançados, pois após a realização desse projeto as crianças que frequentaram a salinha das crianças da comunidade, se manifestaram ansiosas com a apresentação do projeto, e demonstraram interesse em todas as fazes das atividades.

A única dificuldade encontrada foi a dificuldade de dialogar com as crianças por causa da euforia de todos que queriam fazer as atividades antes do ensino. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estágio foi uma oportunidade excelente para entender a importância que é o pedagogo conhecer na prática diferentes formas de atuação, e é de suma importância para a formação acadêmica do educador, pois  proporcionam ao estudante de Pedagogia compreender e refletir como é construída a identidade profissional do docente em espaços não escolares. Percebe-se que uma aula bem preparada e organizada passa necessariamente pelo envolvimento dos alunos. Rio de Janeiro: King Cross Publicações, 2008. p. Velho Testamento.

667 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download