RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

PARAMBU 2018 LORENA DE SOUZA RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – I, II EM EJA, EDUCAÇÃO ESPECIAL. Relatório apresentado a faculdade Entre Rios do Piauí-FAERPI como parte das exigências para a obtenção do titulo de licenciatura em pedagogia. Orientadora: Lucineide Alves Lima. PROFESSOR ORIENTADOR _________________________________________________­ PROFESSOR AVALIADOR Parambu: / / Nota: SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 2. INTRODUÇÃO Dando inicio à primeira etapa de observação do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia, e logo depois a segunda etapa, regência da sala de aula. Essa primeira etapa de observação foi o primeiro contato com a sala de aula, pude observar como os alunos e os professores se comportam em sala, conhecer a metodologia e a didática de cada professor. A observação possibilita a análise da situação real de funcionamento da escola e do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na sala de aula.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe com 20 ou 30 alunos. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”. OBJETIVOS 2. OBJETIVOS GERAIS Analisar atrás da vivencia do estágio nas etapas de observação e regência em sala de aula, o contexto do universo educacional, desenvolvendo processos de reflexões acadêmicas na relação, dialética entre teoria e prática. Procurei atingir alguns objetivos pessoais. Foi inaugurada no dia 13 de setembro de 2014, tendo inicio de suas atividades no dia 27 de Janeiro de 2014, atendendo uma grande demanda de crianças com a faixa etária entre 6 meses e 5 anos, a creche tem capacidade de atender 240 crianças ao todo, mas a realidade escolar é que a creche proinfância tem atualmente 270 alunos regularmente matriculados em 14 turmas nos turnos manhã e tarde, 34 professores no seu quadro docente e 24 funcionários administrativos distribuídos em diversas atividades.

O núcleo gestor da creche é formado com 1 diretor geral, 1 coordenadora pedagógica e 1 secretaria escolar. A creche ainda conta com parcerias profissionais de uma nutricionista, psicóloga e assistente social. As dependências da creche proinfância possui na área interna hall de entrada, recepção, oito salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores, parque infantil, berçário, almoxarifado, cinco sanitários masculinos, cinco sanitários femininos, dois sanitários para portadores de necessidades especiais, sala do servidor, pátio coberto, pátio descoberto, cozinha, despensa, copa, lactário. Já na área externa tem a área gramada, lavanderia, estacionamento. Mas aprendi que não existe uma forma única ou ideal para elaborar um plano de aula. O formato do plano depende da escola, da disciplina, do professor, de sua experiência com a matéria e com os alunos.

OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA A observação feita em sala de aula da turma de 4 anos da Creche Proinfância Rita de Cassia Feitosa Moreira, feita no dia 12 de junho de 2018 no período da manhã. Chegando à sala a professora Leda, me recebeu e apresentou aos alunos, que ficaram um pouco envergonhados na presença de uma pessoa desconhecida. No primeiro momento a professora fez a acolhida, a oração junto com as crianças, enquanto a professora que esta substituindo a professora regente, colava as atividades a serem feita no caderno, pude perceber que as crianças gostavam muito de participar da aula, indo até o quadro para circularem a consoante (X) que era a que esta sendo estudada naquele dia. REGÊNCIA DA SALA DE AULA Ao iniciar a regência surge certo anseio de realizar com dedicação os planejamentos, que foram feitos ao longo desse período, ou seja, para desenvolver um trabalho de qualidade foi preciso conhecer a realidade da sala de aula, desenvolver ao longo desse processo uma prática reflexiva e crítica capaz de favorecer a compreensão das particularidades dessa modalidade de ensino, como também do oficio de ser professor.

Chegar ao ambiente da sala de aula como professora da turma pode ser visto como um encontro de incertezas e medo, mas esse processo acarreta também, o desejo do fazer-prático assumir uma direção de harmonia com a certeza de que podemos contribuir para o desenvolvimento pessoal e educacional do aluno. A regência do Estágio Supervisionado na Educação Infantil iniciou-se no dia 06 de agosto de 2018 e termino no dia 14 de agosto de 2018. Na Creche Proinfância Rita de Cassia Feitosa Moreira No primeiro dia em que assumimos a turma no turno da manhã, onde os alunos encontravam-se na faixa etária de 4 (quatro) anos. Ao iniciar a aula tivemos a preocupação de explicar o porquê da nossa presença, onde percebemos que eles estavam tímidos devido o pouco tempo de convívio, fizemos a acolhida, desenvolvemos nossa aula seguindo todos os combinados, que foram observados durante o acompanhamento nas aulas da professora efetiva e conforme estava no plano de aula.

Dessa forma o Estágio Supervisionado desempenha o papel de modelador na preparação do graduando durante o processo de formação para execução da prática. Diante dessa realidade Pimenta (1997, p. nos afirma que: Os Estágios Supervisionados são “as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho”. Relacionada à afirmação de Pimenta, Piconez (2000, p. diz: “os estágios são vinculados ao componente curricular Prática de Ensino cujo objetivo é o preparo do licenciamento para o exercício do magistério em determinada área de ensino ou disciplina de 1º e 2º graus”.  A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, afirma que “é direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”.

De acordo com pesquisas realizadas pela UNESCO, constatou-se que milhões de pessoas ainda não tem acesso à educação, onde “ mais de 100 milhões de crianças, das quais 60 milhões são meninas, não tem acesso ao ensino primário e o analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados ou em desenvolvimento. ” (UNESCO, 1998). É importante sabermos que uma nação que investe na educação, contribui ativamente no crescimento econômico e no desenvolvimento social e cultural da sociedade e do país. CONSIDERAÇOES FINAIS Eu considero que minha experiência no estagio de observação e regência na educação infantil foi muito válida e enriquecedora. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: Pimenta e Lima, 2004, p. Disponível em: < www. revistadoprofessor. com. br>. p. FREIRE, Paulo.

 Pedagogia da autonomia. ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. Público alvo: Alunos de Educação Infantil Mês: Agosto Período: 1 dia JUSTIFICATIVA Para explorar, descobrir e aprender a matemática de forma divertida e lúdica, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz de conta. Brincar e para a criança desfrutar de outra descoberta, prazer e crescimento. OBJETIVOS GERAIS Ajudar o aluno a aprender matemática de forma divertida, consequentemente aprendendo, estimular os alunos a participar ativamente dos jogos matemáticos. OBJETIVOS ESPECIFICOS - Vivenciar situações lúdicas que possibilitem o aprendizado. Estimular a aprendizagem através dos jogos matemáticos.

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