Relatório de Estágio em Pedagogia (Ensino Infantil)

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A instituição se localiza no bairro da cidade de, à Rua, Nº. O atendimento as crianças é organizado pela faixa etária, sendo: Berçário I (3 meses a 1 ano); Berçário II (1 ano a 1 ano e 11 meses); Maternal I (2 anos a 2 anos e 11 meses); e Maternal II (3 anos a 3 anos e 11 meses). Neste ano, 142 alunos estão matriculados na Creche, que atende no período diurno, sendo o período diurno integral (no período da manhã em sala de aula com a professora e no período da tarde com as monitoras, em recreação) e também no período noturno. Atualmente, o estabelecimento é representado por, diretora da instituição. No quadro de funcionários, além da diretora, há um auxiliar de direção, duas merendeiras, um auxiliar de cozinha, cinco professores, dezesseis monitores e um motorista.

Na creche, a gestão é centralizada na diretora, não há vice-diretor, coordenador ou orientador educacional, porém, na escola em qual já havia tido experiência, eram atendidos centenas de alunos, e na creche, 141 crianças. O trabalho da diretora é árduo, pois ela lida com questões legais, documentação, atendimento aos professores, monitores e funcionários, atendimento aos pais, enfim, todas as responsabilidades da gestão são dela. Ela conta com um funcionário auxiliar, que fica na secretaria atendendo quem as pessoas e o telefone, cuidando de documentos, atendendo também os professores eventualmente, porém, as questões mais simples, pois as mais complexas devem e são levadas a diretora para serem resolvidas. Pude fazer o acompanhamento da elaboração de reuniões, de pais, professores, monitores e funcionários, porém, o acompanhamento da realização das mesmas, foi limitado.

A diretora também participou de reuniões externas, com foco na gestão, mas não fui convidada a acompanhar. No período da tarde, os alunos são acompanhados por monitoras, e ficam em período de recreação, intervalos, alimentação, higiene e soneca. No que se refere à formação dos profissionais da educação infantil, o documento do MEC Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. apresenta a situação como “precária” no sentido de que ainda, no Brasil, há muitos profissionais atuando neste nível de ensino na condição de “leigos”. O mesmo documento aponta para a necessidade de se superar essa “realidade nacional diversa e desigual”, rumo a uma formação mais “abrangente e unificadora”, que responda às demandas e necessidades da criança pequena.

MIRANDA et al. Em linguagens, ela prioriza desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas, além da coordenação motora. Na matemática, o desenvolvimento de conceitos de esquerda e direita, longe e perto, em cima e embaixo, atrás e na frente, ao lado, dentro e fora, cheio e vazio. Em artes, a expressão livre, a manipulação de objetos, conceitos de cor, interpretação da linguagem visual. A professora realiza contações de histórias com maestria, encanta os alunos com suas interpretações e encenações das histórias. O reconto de histórias é uma atividade avaliativa muito eficaz, pois através dele a professora pode perceber a compreensão do aluno, sua linha de raciocínio nos conflitos e soluções para as histórias.

As crianças que não tem ou não podem levar brinquedos, escolhem algum dos brinquedos que a professora disponibiliza, da própria creche. Em dias atuais, podemos dizer que o brincar, no contexto educacional,é visto como instrumento pedagógico, rumo ao treinoda alfabetização ou para cumprir sua função potencializadora detransmitir conteúdos favoráveis a esse processo, perdendo-se, assim,a relevância do brincar escolhido também pela criança. O caráter dobrincar como instrumento facilitador é resultado de uma visão mercadológicado homem que, diante de nossas políticas atuais, passa a se firmar indiferentemente às questões do desenvolvimento infantile sua importância para a formação humana. BARROS, 2009, p. A avaliação das crianças ocorre diariamente, por meio da observação do desempenho da criança em suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Os estágios relatados neste relatório foram muito bem orientados pelas disciplinas de Pesquisa da Prática Pedagógica I: Planejamento e Avaliação e Fundamentos da Gestão Educacional, ministradas pelas professoras , que contemplaram as experiências em sala de aula, aliando ao conteúdo e nos orientando sobre situações diversas e dificuldades encontradas na experiência. As vivências aqui contidas também contemplaram os conteúdos das disciplinas de Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil I e II, ministradas pela. Acredito que as experiências do estágio agregam para a construção de nós, alunos de Pedagogia, como educadores, visto que o curso de Pedagogia possibilita várias áreas de atuação. Podemos ampliar nossa visão nas diferentes modalidades de Ensino que são possibilidades do Pedagogo e construir nosso perfil profissional.

Quanto ao Estágio em Gestão, fiquei insatisfeita com a avaliação do Projeto Político Pedagógico. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Congresso Nacional. Cadê o brincar?:da educação infantil para o ensino fundamental. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009. MIRANDA, Maria de Jesus Cano et al. Inclusão, educação infantil e formação de professores. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

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