Relatório de Estágio - Diagnóstico empresa de serviços e materiais elétricos

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Administração

Documento 1

Administração Geral 07 1. Características da Empresa 07 1. Nome da Empresa 06 1. Forma Jurídica 06 1. Histórico 07 1. Estrutura da Empresa 09 1. Cargos e Funções 09 1. Organograma 10 1. Relacionamentos internos 10 1. Controle da Empresa 10 1. Planejamento Estratégico 15 3. Planejamento Tático 16 3. Planejamento Operacional 17 3. Tipos de Planos 17 3. Organização 17 3. Forma Jurídica Empresa de Pequeno Porte (EPP) 1. Histórico A empresa Eletro Missões foi criada no ano de 2010, na cidade de Cerro Largo, RS, com aproximadamente 14 mil habitantes. Trata-se de uma empresa familiar, criada a partir da necessidade de se buscar uma outra fonte de renda, visto que o proprietário, Sr. Luis Augusto, que até então trabalhava na concessionária de energia elétrica do município, que movido pelas circunstâncias, precisou buscar outra fonte de renda. Assim como a maioria dos empreendedores, Sr. Abaixo elencadas, têm-se as atividades secundárias da organização: • Instalação Elétrica e Manutenção Elétrica; • Cobranças e Informações cadastrais; 1.

Portfólio de Negócio. A empresa Eletro Missões, como comércio varejista de materiais elétricos, oferece um mix de produtos das marcas mais solicitadas pelos seus clientes, como: Pezzi, Schnneider, Siemens, 3M, Lorenzetti, Tramontina, Osran e Philips; Já como prestadora de serviços ela executa instalações elétricas e hidráulicas em construções residências e prediais, bem como serviços de atendimentos emergências ou não, em granjas/galpões para criação de aves e suínos, englobando pequenas manutenções em eletromotores, nestes locais. Total de Empregados Possui cinco colaboradores. Total de Empregados por Setor A empresa possui um sócio gerente (proprietário), duas pessoas que atendem na administração e vendas, e mais dois técnicos de manutenção elétrica que atendem a parte “serviços” junto com proprietário.

e com representantes do poder público (fiscais). O setor de serviços da empresa tem à sua frente o proprietário da empresa, que é auxiliado por dois profissionais técnico em eletricidade. Estes realizam instalações elétricas e manutenções diversas em rede elétrica na cidade de Cerro Largo e regiões circunvizinhas. Organograma Conforme Cury (2016, p. “Para representar a estrutura organizacional, deve ser utilizado o gráfico universal denominado organograma. Atualmente a empresa não possui estoque, ou mantém estoque mínimo; como suas vendas são “puxada”, dá-se origem da compra de um serviço que a empresa oferece como opção adquirir os materiais na própria empresa, evitando assim a aquisição de outro fornecedor. Não há cobrança regulamentada, ou seja, o cliente pode deixar anotado em sua ficha, ou seja, a Eletro Missões acaba financiando a obra que posteriormente o cliente vai pagando, nota-se também, que não há penalidades ou protesto de títulos, para nota promissória com atraso, apenas cobranças informais.

Políticas Gerais Como mencionado acima, a empresa não tem quaisquer políticas, procedimento de organização, sistema ou método, ainda que forneça materiais ou serviços a novos clientes diariamente, é feito apenas uma verificação na veracidade de cheques, caso o pagamento seja através deste; a empresa aceita ainda pagamentos com cartão, e boleto bancário. DESCRIÇÃO DO MERCADO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA A seguir pode-se observar a descrição do mercado de atuação da organização referente ao mercado interno e externo. Descrição do Ambiente Externo Como disse Morgan (1986, pg. No Brasil, alguns pesquisadores afirmam que a palavra varejo se originou do comércio de tecidos, em que se utilizava uma medida de madeira para mensurar tecidos. Assim teria surgido varejar e depois o termo varejo, com o significado de vender em pedaços menores.

Já Mason, Mayer e Wilkinson (1993 apud MERLO, 2011)) define como “a atividade de vender bens e serviços para o consumidor final”. Ao lado do atacadista, o varejista pode ser um dos intermediários entre o produtor e o consumidor. Assim, o varejista presta um serviço ao consumidor na medida em que simplifica o processo de compras de produtos e, consequentemente, facilita a satisfação de seus desejos e necessidades. Fornecedores A empresa estudada, procura otimizar suas compras em poucos fornecedores homologados, ou seja, a mesma busca adquirir a maioria dos itens no mesmo local, com exceções de aquisição simples, no qual é feito nas lojas de Cerro Largo-RS, em seus concorrentes/parceiros. Abaixo um quadro com seus principais fornecedores: Quadro1 – Classificação dos Fornecedores FORNECEDOR CLASSIFICAÇÃO PRODUTO (Exemplos) LOCALIZAÇÃO Ferragens Negrão Ferramentas Manuais Alicates, Martelos, trenas CD Guaíba - RS Maq.

Equipamentos. Serras, Furadeiras, Makitas CD Guaíba - RS Ferragens Parafusos, porcas, pregos CD Guaíba - RS Hidráulica Tubulações, curvas, válvulas CD Guaíba - RS Colas Silicone, super bonder etc. CD Guaíba - RS EPIs Luvas, máscaras, óculos CD Guaíba - RS Elétrica Tomadas, Plugs. Mercado de Trabalho Em meio a um mercado altamente competitivo, o que difere uma empresa das outras são as pessoas que trabalham nelas e que podem contribuir para o sucesso da empresa atuando com qualidade e excelência. Dessa maneira, por trás do sucesso ou fracasso de qualquer organização existem pessoas que são a razão desses resultados. Segundo Fleury (2002), quando o empregado/colaborador apresenta uma ampla participação na empresa, eles passam a atuar em diferentes níveis da organização, como, por exemplo, na formulação da estratégia a ser adotada pela empresa, isto pode ser considerado como uma importante ferramenta para tornar esse processo mais interativo e contínuo, ou seja, os trabalhadores deixaram de ser um simples componente da administração mecanicista e passaram a ser considerados como ser humano e não apenas como homem-máquina, o qual pode ter suas habilidades aprimoradas e suas competências melhor exploradas dentro da empresa.

Como mencionado anteriormente, esta organização é uma empresa familiar, ou seja, seus colaboradores, são todos “parentes” e residem em Cerro Largo-RS, facilitando assim, toda logística de trabalho/empresa. Descrição Macroambiente “O macroambiente engloba fatores ambientais amplos, de grande escala como clima, condições econômicas, ambiente político legal, ambiente sociocultural, ambiente político legal, ambiente sócio cultural e ambiente natural”. Podemos concluir assim que o planejamento é uma das peças fundamentais de auxilio para a tomada de decisão por parte da administração da empresa, fornecendo informações precisas sobre como a empresa pode se desenvolver e quais os meios ou ações que podem lhe causar alguns prejuízos ou danos financeiros. Conforme Moraes (2001 p. os planos provem do planejamento, em que se determinam estratégias, diretrizes, táticas ou procedimentos, de forma racional, a fim de que os objetivos sejam alcançados.

Observa ainda que planos são linhas mestras pelas quais: - A organização obtém e aplica recursos materiais, humanos e outros necessários ao alcance dos objetivos; - Os membros da organização realizam atividades relacionadas com os objetivos; - O processo administrativo é monitorado e medido, de modo que sejam tomadas medidas corretivas, caso a ação não seja satisfatória. O planejamento geralmente é dividido em três tipos: Estratégico, tático e operacional. A esse tipo de planejamento dá-se o nome de planejamento tático, onde são verificados os processos necessários para que determinada área da empresa venha contribuir para o desenvolvimento da mesma. De acordo com Oliveira (2006, p. o planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo.

Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico [. ” A administração muitas vezes encarrega pessoas de sua confiança para supervisionar e acompanhar de perto a implantação e analise dos procedimentos que serão adotados, a fim de evitar que ocorram erros em sua execução. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter, com detalhes, os: • Recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; • Procedimentos básicos a serem adotados; • Resultados esperados; • Prazos estabelecidos; e • Responsáveis por sua execução e implantação. Já planejamento operacional, de acordo com Moraes (2001 p. consiste no estabelecimento de planos com a operação da empresa no dia a dia, em base de curto prazo. Preocupa-se com “o que fazer” (tarefa/atividade) e com o “como fazer” (método).

O planejamento operacional é constituído por uma infinidade de planos operacionais das diversas áreas funcionais (produção, finanças, recursos humanos, marketing, etc. significa alocar (distribuir) o trabalho (tarefa/atividades), a autoridade (estabelecendo relações hierárquicas e coordenativas) e os recursos na organização, criando a estrutura organizacional, composta pelo conjunto de unidades organizacionais e relações funcionais. Direção Podemos conceituar direção como a pessoa ou grupo de pessoas responsável por apontar um direcionamento empresarial à empresa. Determinando os objetivos, meios e processos a serem aplicados na empresa. Sempre tomando por base a missão e a visão empresarial adotada. Em geral a direção é composta pelo sócio administrador da empresa ou pelos sócios que juntos implantaram os recursos dentro da empresa, tornando assim suas atividades possíveis.

Chiavenato (2003, p. define como “a função administrativa que consiste em medir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos sejam realizados”. Dessa forma os meios de controle visam apresentar como a empresa se encontra em determinados setores ou em suas relações comerciais. Na concepção de Maximiano (2000, p. controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los. É passível de ser apresentada como uma disciplina, de ser ensinada e aprendida, de ser praticada. PETER DRUCKER, 1985). Drucker definiu inovação como “a tarefa de dotar recursos humanos e materiais com uma capacidade de produção de riqueza nova e maior”. E expandiu o conceito: “Os gerentes precisam transformar as necessidades da sociedade em oportunidades de negócios lucrativos.

Isso também é uma definição de inovação. As oportunidades e as ameaças são variáveis externas e não podem ser controladas, já que dependem de empresas concorrentes (OLIVEIRA, 2009, p. Pode-se embasar este diagnóstico através da Análise SWOT representada abaixo: ANÁLISE SWOT (MATRIZ FOFA) Figura 2 – Análise SWOT FORÇAS • Produtos/Serviços –Dispõe de produtos da melhor qualidade e dos melhores fabricantes de materiais elétricos, que podem ser agregados aos serviços prestados pela equipe de instaladores e manutencionistas. • Diferencial no atendimento – Diferencia-se da concorrência através do relacionamento com seus clientes, sempre pensando na sua satisfação. • Atendimento 24 horas - O maior diferencial da empresa em relação aos concorrentes está no atendimento extra horário, o qual pode acontecer nos finais de semana, feriados ou fora do horário comercial, sempre que houver uma emergência.

• Parcerias com construtoras – Existe parceria com empresas de construção habitacional as quais indicam a Eletro Missões para os proprietários das unidades habitacionais para o fornecimento de materiais elétricos e serviços de instalação. • Compromisso–A equipe não cumpre o acordado com os clientes, devido ao fato de aceitarem mais serviços do que a capacidade de atendimento. • Planejamento – Não existe qualquer iniciativa nesse sentido, nada escrito, nada formalizado. • Alinhamento estratégico – Não existe estratégia, muito menos alinhamento estratégico. AMEAÇAS • Concorrentes - Empresas há mais tempo no mercado e tradição. • Poder de negociação - Empresas com capital social mais elevado, o que as coloca em situação de vantagem quando de negociações financeiras. Em soma, conclui-se que o estudo propiciou um maior conhecimento sobre a empresa Eletro missões, e sobre a importância da gestão eficaz dentro das organizações, contribuiu para o desenvolvimento de competências do pesquisador que atuou não somente como mero observador da situação, mas sim como um agente transformador, onde poderá propor melhorias significativas na área estratégica da empresa.

BIBLIOGRAFIA BESSANT, John, TIDD, Joe.  Inovação e Empreendedorismo. Bookman, 01/2009. Minha Biblioteca]. REGO, A. CUNHA, R. C. CABRAL-CARDOSO, C. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, 5ª Ed. FLEURY, M. T. L. A gestão de competência e a estratégia organizacional. In: FLEURY, M. J. The retailing mix: Planning and management, Journal of Retailing, New York, v. p. MANUAL DE OLSO. Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação. ed. São Paulo: Atlas, 2000. MENDONÇA, M. Inovação e competitividade: uma agenda para o futuro. In: CASTRO, A. FEARP/USP, 2008. Tese de Livre-docência). MORGAN, Gareth. A Imagem da Organização. São Paulo. p. May 1997. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. ª edição, São Paulo, Atlas, 2012.

ORLICKAS, Elizen da. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. São Paulo: IBPEX, 2010. PETER, J. P.  A Estratégia Segundo Drucker - Estratégias de Crescimento e Insights de Marketing Extraídos da Obra Peter Drucker. LTC, 03/2011. Minha Biblioteca].

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