As cinco Forças de Porter

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

A meta da estratégia competitiva para uma unidade empresarial em uma indústria é encontrar uma posição dentro dela em que a companhia possa melhor se defender contra essas forças competitivas ou influenciá-las a seu favor. As cinco forças podem ser descritas como: Entrantes potenciais, Ameaça de substituição, Poder de negociação dos compradores, Poder de negociação dos fornecedores e Rivalidade entre os atuais concorrentes. • Entrantes Potenciais Novas empresas trazem novas capacidades, o desejo de ganhar uma parcela do mercado e freqüentemente recursos substanciais, como resultado os preços podem cair ou os custos dos participantes poder ser inflacionados, reduzindo, assim, a rentabilidade. A ameaça de entrada em uma indústria, na visão de Porter (2004), depende das barreiras de entrada existente em conjunto com a reação que o novo concorrente pode esperar por partes dos concorrentes já estabelecidos.

Existem seis fontes principais de barreiras de entrada: a) economias de escala; b) diferenciação do produto; c) necessidades de capital; d) custos de mudança; e) acesso aos canais de distribuição; e f) desvantagens de custo independentes de escala • Ameaças de Substituição Esta força relaciona a influência que os produtos substitutos exercem ou podem exercer sobre uma indústria. Os fornecedores também podem ser visto como a mão-de-obra já que exercem grande poder em muitas indústrias. O poder dos fornecedores não só está sujeito a mudança, como com freqüência estão fora do controle da empresa. A relação ao poder dos compradores a empresa pode ás vezes melhorar sua situação pela estratégia. Porter demonstra seis situações em que um grupo de compradores é poderoso.

a) é dominado por poucas companhias e é mais concentrado do que a indústria para a qual venda. Este e um ponto central das cinco forças determinadas por Porter, sendo a mais significativa delas, pois com todas se relaciona, assim para se iniciar a analise de rivalidade entre concorrentes, é necessário primeiro identificá-los, levando em consideração a atividade e agressividade dos concorrentes diretos, entender quem são seus concorrentes, e primordial para poder visualizar seu posicionamento no mercado frente aos demais. Referencias PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

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