Resenha Democracia - Tilly

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Então Tilly estabelece quatro tipos de perspectivas de democracia: a constitucional (que se orienta por leis), a substantiva (que se orienta por condições de vida), a procedimental (se orienta por eleições) e a orientada por processos (orientada por conjuntos mínimos de processos que devem estar em curso para qualificar a situação como democrática). O autor analisa as variações que os regimes democráticos apresentam em função da capacidade do Estado. A partir de seu estudo, Tilly aponta quatro os tipos de variações que os regimes democráticos apresentam em relação a capacidade do Estado: não democráticos com alta capacidade; não democráticos com baixa capacidade; democráticos com alta capacidade; democráticos com baixa capacidade. A capacidade do Estado diz respeito ao poder de ação dos agentes desse Estado de fazer movimentar as interconexões e distribuições de recursos e atividades não estatais, logo países com alta capacidade estatal são países onde a ação do Estado afetam os recursos dos cidadãos e os regimes que possuem baixa capacidade estatal não conseguem alterar a distribuição e o uso desses recursos através de suas ações.

Considerando isso, o regime não democráticos com alta capacidade, o Estado, por não ser democrático, não possui um alinhamento entre o Estado e a voz do público, além de fazer alto uso de seus aparelhos repressivos nos seus processos políticos. Ele institui que, para o bom funcionamento do governo, os cidadãos devem criar uma rede de compromissos onde se estabelece uma crença de que os indivíduos, além do governo, também são responsáveis pelo bom funcionamento do aparato estatal. Dessa forma, o consenso contingente dispensaria meios coercitivos para que os indivíduos cumprissem com seus compromissos, já que haveria uma rede de confiança mútua e recíproca entre as partes. A segunda afirmação é o fato da democracia apresentar a delegação voluntária do poder.

Para isso ocorrer, é necessário uma rede de confiança entre os delegantes e delegados, caso contrário não existiria delegação de poder voluntária e portanto não existiria democracia. A terceira afirmação é semelhante a segunda.

325 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download