“EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE ADULTOS”

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

​Sete lições sobre educação de adultos​. ed. São Paulo,Cortez,2005. Págs. RESUMO DO TEXTO “EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE ADULTOS” O capítulo“Educação Infantil e Educação de Adulto”, é expresso em quatro tópicos. Na época feudal domina a concepção cristã da Igreja Católica,assim a educação é privilégio da nobreza e exercida por sacerdotes. O autor elege a fundação das universidades como o fato mais importante dessa época na história pedagógica e faz uma comparação etimológica da palavra “escola”,de origem grega que tem significado literal ​ociosidade, ​com a sociedade feudal dominante justamente por ser a classe que não trabalhava,ociosa e sendo apenas esta que recebia a educação formal(sacerdotes,nobres e reis) Em sua evolução histórica,descreve a sociedade escravista um pouco mais desenvolvida que a feudal, mas que produziu um saber adequado aos seus interesses,já que somente a classe dirigente possuía a educação.

Ao fim da análise,chega-se na sociedade moderna e no aparecimento das ciências experimentais,do comércio mundial da indústria mecanizada,menciona o aparecimento de pensadores educacionais,criação de escolas públicas,laicas e incapazes de sintetizar o processo pedagógico. O autor, enfatiza que na sociedade moderna,aconteceu a democratização do ensino,pois na época cresceu a necessidade de educação para todo o povo e o governo,nesta época,já se esforçava para democratizar o ensino. No terceiro tópico, o autor enfatiza que a educação é um produto cultural da sociedade de sua época,reflete os interesses da comunidade dominante e consequentemente forma o tipo de homem que a serve para desenvolvê-la ao máximo.

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