Docente da EAD

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Palavras-chave: EaD. Praticas docente. Atribuições do docente. Introdução A educação à distância (EaD) online está cada vez mais presente na sociedade por trazer facilidade para a população alcançar conhecimentos e formação superior, a vida corrida contemporânea exige uma modalidade como esta. No decreto de 2005 de número 5. Também afirma que os alunos de licenciatura predominam na modalidade EaD. A definição da EaD vem ao longo dos anos sendo estudada apresentando em sua concepção alguns pontos em comum. Citaremos Guarezi e Matos (2012, p. “A maioria das definições encontradas para EaD é de caráter descritivo, com base no ensino convencional, destacando, para diferenciá-las, a distância (espaço) entre professor e aluno e o uso das mídias”. Trazendo outra perspectiva, temo a definição do Ministério de Educação e Cultura (MEC) que em sua pagina oficial explica: Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Uma visão sobre a EaD traz o professor perdendo seu espaço como principal autor do processo de aprendizagem, Alonso (2010 apud Quartiero e Silva, 2014) já traz “Parece consenso o fato de que o professor parece desaparecer e/ou está oculto em modelos de EaD onde ações de caráter pedagógico são atribuídas aos materiais e, quase exclusivamente, ao aparato tecnológico”. Acompanhando esse modelo se questiona quem seria o professor nesse modelo educacional? Mill (2010) responde esta pergunta trazendo o modelo de “polidocência” que consistiria num conjunto de indivíduos que trabalharia no processo de ensino e aprendizagem, Belloni (2009) trata essa visão de professor coletivo como o responsável da EaD. Então se compreende que os autores dizem que todos que contribuíram para discência é docente na EaD, ou seja, é a docência está ligada a todos que participam do processo de ensino e aprendizagem.

Alonso (2010) traz a figura de tutor nos procedimentos EaD compreendendo sua função como docência, por estar presente no elo final da efetivação do processo tendo contato direto com o estudante. O professor da EaD Gomes e Villani (20--) Traz o professor como agente fundamental de mudanças e interações ao conhecimento de maneira geral, não excluído a polidocência, mas também não excluído o papel do professor. Avaliar a eficácia do curso. Com o dever de mediar e facilitar os processos de ensino e aprendizagem diante da EaD, é preciso ter capacitação antes da atuação. Então o professor exerce papel de tutor capaz de acompanhar o caminhar do aluno diante da sua construção de conhecimento, Schwartz e White (2000 apud Gomes e Villani, 20--) traz que o retorno do professor diante das ações dos estudantes é considerado efetivo quando imediato, oportuno, avaliativo, construtivo e completo.

Para isso, o professor deve estar familiarizado com o uso de tecnologias que a instituição insere no sistema. Czeszak (2011) traz um diagrama (figura 1)que exemplifica as funções de um professor nesse modelo de educação. pdf https://periodicos. ufsc. br/index. php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X. v32n1p315/pdf_29 https://uab. assessoritec. com. br/wp-content/uploads/sites/641/2016/12/Artigo-Karine. pdf https://www. redemetodista. pdf ALONSO, Katia Mosorov. Educação a distância e tutoria: anotações sobre o trabalho docente. In: ALONSO, Katia Mosorov; RODRIGUES, Rosângela Schwarz; BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Org. Educação a distância: práticas, refl exões e cenários plurais. Cuiabá: EdUFMT; Central de Texto, 2010. p. CZESZAK, W. A. A. C.

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