RESUMO - ED. FÍSICO NA SAÚDE DA FAMÍLIA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Verificou-se que estes profissionais estão gradualmente se inserindo na área de promoção da saúde pública, por causa de seus benefícios para a população e para a administração pública. Com vistas ao apresentado, o objetivo do presente estudo foi verificar a inserção do profissional de Educação Física Introdução     A Educação Física é uma ciência em fase de consolidação, sendo uma importante área de estudos e pesquisas. Uma das subáreas são a atividade física, e a promoção da saúde e suas evidências comprovam que a prática regular de atividades físicas orientadas tem uma grande importância na melhora da qualidade de vida da população, podendo verificar essas relações com o sedentarismo, que é um fator de risco para doenças metabólicas e coronarianas, e o estilo de vida ativo como prevenção, sendo estes uma grande preocupação mundial para a saúde pública, verifica-se a necessidade de discutir a necessidade da execução orientada da atividade física nos PSF por profissionais qualificados.

O presente estudo justifica-se pelo novo modelo de atenção à saúde estabelecida com foco na promoção da saúde e por isso a necessidade de inserção de atividades físicas junto aos PSF para propor estratégias de prevenção de doenças e na promoção da saúde da população. Políticas públicas de saúde     O tema promoção da saúde entrou em ascensão em 1978, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou uma estratégia global de promoção de saúde e prevenção de doenças, conhecida como “Saúde para todos no ano 2000”, que tinha como preocupação a saúde pública, promoção da saúde como um processo que visa capacitar as pessoas para aumentar o controle sobre a qualidade de vida e saúde, apoiando-se no desenvolvimento pessoal e social por meio da divulgação de informação, educação para a saúde e intensificação das habilidades vitais.

No entanto, existem poucas práticas que atendem a este objetivo, e muitas das que existem necessitam de um olhar sistematizado e com seguidas avaliações com dados claros que demonstrem a população a importância e a necessidade de aderir a atividades físicas para obter a qualidade de vida esperada.    O educador físico será capaz de desenvolver ações que sejam compatíveis com os objetivos desta estratégia. Poderá avaliar o estado funcional e morfológico dos sujeitos acompanhados, estratificar e diagnosticar fatores de risco à saúde; intervir nos fatores de risco; prescrever, orientar e acompanhar atividades físicas, com objetivo a prevenção e a promoção da saúde, inclusive para grupos portadores de doenças e agravos, utilizando-a como tratamento não farmacológico e mostrar junto à comunidade a importância da atividade física com base em conhecimentos científicos e desmistificar as concepções equivocadas acerca de sua prática.

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