CLASSIFICAÇÃO E RESUMO DE PONTES

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Com alto fluxo de veículos, foi concebida nos anos de 1933, no período da Corrida de Ouro nos Estados Unidos, no qual a cidade de São Francisco requeria uma conexão sobre o mar para a exportação. Também chamada de Bay Bridge, é formada por um complexo de pontes com duas seções com comprimentos aproximadamente iguais. Várias reformas já foram realizadas e uma seção foi inclusive substituída com o valor de U$6,5 bilhões após ser afetada por um abalo sísmico. Atualmente a antiga extensão que foi substituída está passando por um processo de demolição e a nova ponte se tornou cartão postal da região se destacando pelo seu design e sendo reconhecida pelas inovações de engenharia desenvolvidas, se tornando resistente a abalos sísmicos.

Mesmo não sendo tão famosa quanto a ponte Golden Gate, a Oakland Bay Bridge, que já possui 75 anos de idade, ainda está em uso hoje por mais de 280 mil pessoas por dia. A construção da mesma foi chefiada pelo engenheiro rodoviário, Charles C. Purcell. No vão oeste da ponte, foi o local onde houve o maior desafio para engenharia, pois teve que desenvolver novas tecnologias de fundação para a execução da obra. Foi feito a construção de um vão único principal de 1,2km de extensão, porém seria necessária muita estruturação e uma redução no tabuleiro final na margem de São Francisco, o acabaria por afetar a visibilidade para embarcações e acarretaria maiores custos. Usando planos concebidos por Daniel E.

Novas técnicas foram implementadas na construção do ancoradouro central. Cinquenta e cinco tubos de aço, cada 15 pés de diâmetro, foram preenchidos com ar comprimido, encadernados dentro de um caixão e rebocados através de um rebocador até o meio do canal. As âncoras foram instaladas no fundo da baía e os cabos das âncoras foram usados ​​para guiar o caixão no lugar. Os tubos de aço foram afundados através da água na lama da Baía. Clamshells, um aparelho de escavação rebaixado por corrente, foram jogados pelos enormes tubos para escavar a lama da baía. polegadas de diâmetro, foram fiados em cada um dos dois cabos que suportavam cada ponte. Uma roda de transporte tomou um laço de fios de uma ancoragem e carregou-a sobre as torres para a outra ancoragem, engatando-a em âncoras.

A lançadeira então pegou outro loop de fio e o transportou de volta, engatando esse loop em uma barra no outro lado. Desta forma, os cabos foram fiados, formando um cabo de 28,75 polegadas de diâmetro. Cada cabo exerce uma força de 37 milhões de libras de carga em sua ancoragem. na escala Richter. Os parafusos que prendem uma seção do convés superior na seção da treliça cortaram, fazendo com que uma porção do convés se soltasse e caísse sobre o convés inferior. O terremoto demonstrou que, apesar da estatura gigante da baía e dos pilares profundos, era vulnerável a danos durante terremotos fortes. O vão de suspensão ocidental sofreu uma reforma para resistir aos abalos sísmicos, na qual grande parte do aço estrutural de suporte do tabuleiro da ponte foi substituído enquanto a ponte permanecia aberto para o tráfego.

Toda a ponte havia sido construída utilizando rebites de aço a quente, os quais eram impossíveis de tratar com o calor e permaneciam relativamente macios. Substituição do vão leste A situação da extensão leste acarretaria reformas a custos que não compensariam. Portanto passou-se a considerar sua substituição. O projeto de substituição sofreu alterações de designs e por aumento de custos e dívidas de contratantes. O projeto final foi com ponte suspensa de uma torre única que parte da Yerba Buena Island até a costa de Oakland. Demolição da antiga extensão leste A remoção de um membro de uma ponte pode alterar as cargas dos outros membros. d. Tabela 4 - Ponte San Francisco - Oakland Bay Bridge East (antiga) 1 Extensão do vão: Ponte 2 Durabilidade: Ponte permanente 3 Natureza do tráfego: Ponte mista até 1962 e rodoviária até ser desativada em 2013.

Desenvolvimento planimétrico Ponte reta (ortogonal) 5 Desenvolvimento altimétrico Ponte horizontal (plana) 6 Sistema estrutural da superestrutura: Ponte em viga treliçada (viga cantilever) 7 Posição do tabuleiro: Não possui arco 8 Mobilidade do tramo: Fixa (sem mobilidade) 9 Material da superestrutura Ponte mista de concreto armado e aço 10 Tipo estático da superestrutura Ponte hiperestática 11 Sistema construtivo In loco, pré-moldado, balanços sucessível Fonte: (STRUCTURAE, s. d. Tabela 5 - Ponte San Francisco - Oakland Bay Bridge East (nova) 1 Extensão do vão: Ponte 2 Durabilidade: Ponte permanente 3 Natureza do tráfego: Ponte Mista (rodoviária, pedestres e ciclistas) 4 Desenvolvimento planimétrico Ponte reta (ortogonal) 5 Desenvolvimento altimétrico Ponte horizontal (plana) 6 Sistema estrutural da superestrutura: Ponte estaiada 7 Posição do tabuleiro: Não possui arco 8 Mobilidade do tramo: Fixa (sem mobilidade) 9 Material da superestrutura Ponte mista de concreto armado e aço 10 Tipo estático da superestrutura Ponte hiperestática 11 Sistema construtivo In loco, pré-moldado, balanços sucessível Fonte: (STRUCTURAE, s.

Referências BAY BRIDGE INFO. Skyway | Bay Bridge Info. Bay Bridge Info, s. d. Disponivel em: <http://baybridgeinfo. Yerba Buena Island Transition Structure | Bay Bridge Info. Bay Bridge Info, s. d. Disponivel em: <http://baybridgeinfo. org/projects/ybi-transition>. PET ENGENHARIA CIVIL - UFJF. Pet Engenharia Civil - UFJF, 2011. Disponivel em: <https://blogdopetcivil. com/2011/12/20/reforma-da-oakland-bay-bridge/>. Acesso em: 22 de Outubro de 2017. d. Disponivel em: <https://structurae. net/structures/san-francisco-oakland-bay-bridge-east-2013>. Acesso em: 22 de Outubro de 2017. STRUCTURAE.

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