SUPERVISOR ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Outro

Documento 1

Assumir a coordenação do grupo de supervisores da educação infantil tem provocado inúmeras inquietações/questões que se fazem necessário discutir, tais como: Quais estratégias os supervisores têm criado para se inserirem no coletivo das unidades de educação infantil que não tinham a presença deste profissional? Como organizam o trabalho na instituição educativa, de forma a contemplar as especificidades da educação infantil que se diferencia da formação e da experiência, voltada para o ensino fundamental que os supervisores receberam? Debate atual do contexto educativo, revela a pertinência da proposta de investigar a formação e seus desdobramentos, que de certa forma nos remetem a algumas constatações como a tarefa de saber como os docentes aprendem, o que nos auxiliaria a refletir e compreender melhor o processo e as possíveis contribuições para construção de uma identidade profissional dos supervisores, pois.

Essa conceituação pode ter três implicações para o planejamento da formação: considerar que os docentes não partem do zero, pois possuem uma formação e uma experiência durante a qual adquirem crenças, teorias pedagógicas e esquemas de trabalho; As indicações apresentadas pelo autor nos dão a dimensão, do quanto a alternativa de formação escolhida contempla as reflexões teóricas da atualidade e distanciam-se da lógica da racionalidade técnica que predominou na maioria dos processos formativos. As estratégias dos encontros contemplavam a prática do registro da trajetória do grupo, uma dinâmica de acolhimento, socialização da prática dos supervisores no grupo, a qual era partilhada, discutida e refletido-o ponto alto do encontro e o encaminhamento de momentos de estudo e discussões sobre temáticas referentes ao fazer do supervisor.

A rede de educação infantil tem expandido significativamente no município nos últimos anos e após a promulgação da LDB, abriu-se brecha para a inserção dos supervisores, na intenção de qualificar as relações educativas/pedagógicas, sendo assim a partir de 1998 a supervisora escolar passou a ser integrada as instituições de Educação Infantil. Como não havia uma formação específica de supervisão escolar voltada para a educação infantil, as supervisoras foram vistas com desconfiança nas unidades de Educação Infantil, pois muitos professores temiam que fosse transferida práticas do ensino fundamental para a educação infantil, uma vez que na Educação Infantil do Município é bastante demarcada a diferença entre estes dois segmentos2.

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