Ponte Rolante

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

O PROBLEMA 4 2 OBJETIVOS 5 2. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5 3 JUSTIFICATIVA 6 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 5 METODOLOGIA 10 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO Sabe-se que a importância da movimentação de cargas é imprescindível para o desenvolvimento humano, seja em grandes obras ou em trabalhos mais simples. Desde o princípio dos tempos, a humanidade tem necessidade constante em realizar movimentações de grandes cargas ou objetos volumosos e pesados, sabendo que existe uma limitação da capacidade física do homem, cria-se a necessidade de desenvolver máquinas que possam facilitar e ajudar nesses transportes. Ainda que a humanidade tenha evoluído em pensamentos e tecnologicamente, continua a necessidade de auxílio com transportes de cargas em grandes construções. Para os funcionários pelo fato de que poderão ter oportunidades de aprenderem a operar essas máquinas com segurança e certeza que irão estar ajudando em cada etapa do processo e para a organização decorrente o fato de que poderá ter um resultado final com qualidade, com um custo benefício grande e com facilidade na ergonomia de sua empresa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Segundo Sandro Vergara (2011), ponte rolante é um equipamento empregado para içar, ou seja, para fazer ascensão de cargas pesadas e são compostas por viga, carro e talha, podendo assim serem móveis ou fixas, com o objetivo de ajudar na movimentação de objetos que não podem ser carregados manualmente por serem pesados demais para o porte físico humano, necessitando assim de auxílio da máquina. As pontes têm um alto custo de implementação, porém sua utilização pode trazer benefícios para as organizações, são muito encontradas em portos pelo mundo e em indústrias de ramo siderúrgico para auxiliar nas etapas de fabricação do aço. É composta por trilhos e guinchos, sua estrutura é formada por duas vigas principais, paralelas e interligadas, sendo seus trilhos adequadamente estruturados pelo tipo de objeto que vai içar, ou seja, existe um trilho específico para cada sustentação ou deslocamento que seja feito dependendo do material a ser levantado.

Os guinchos são dois, quando nas maiores, um principal e um auxiliar, sendo que cada um contém um gancho que serve de fixação dos estropos e cabos para amarração da carga. No item 11. cita que: “Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteirasrolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho”. Ou seja, para se assegurar que será obtido um equipamento de qualidade, é preciso procurar fornecedores que tenham mão de obra qualificada, que possuem a anotação de responsabilidade técnica e junto ao CREA do município ir fazer a instalação no local adequado.

Os itens 11. e 11. “Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina) ”. Esse item remete a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade que “estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade”. Ou seja, a instalação de equipamentos sonoros é inevitável para caso ocorra qualquer problema e possa ser alertado assim evitando algum acidente. METODOLOGIA Os instrumentos utilizados na pesquisa são baseados nos estudos do passado até o século XXI sobre o tema, utilizando uma pesquisa qualitativa, na qual seus resultados se darão sem o emprego de dados estatísticos e sim através da livre interpretação sobre o problema tratado.

Em relação ao estudo dos objetivos citados, dar-se-á como uma pesquisa descritiva, não havendo intervenções, analisando características e fatores sobre o tema proposto, ou seja, relatando-as. X X Entrega da primeira versão do projeto. X Entrega da versão final do projeto. X X Revisão das referências para elaboração do TCC. X X X X X X X X X X X X Elaboração do Capítulo 1. X X X X X X X X X X X X Revisão e reestruturação do Capítulo 1 e elaboração do Capítulo 2. Ponte Rolante: tudo o que você precisa para operar com segurança. ed. Rio de Janeiro: Graficon, 2011. NBR 4309 - Equipamento de movimentação de carga, cabo de aço, cuidados, manutenção, instalação, inspeção e descarte.

NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

90 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download