TCC-RELATÓRIO TÉCNICO: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E PLANO DE AÇÃO ESCOLA DE MÚSICA ACORDES

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Administração

Documento 1

FICHA DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO TÉCNICO 1 – AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO (Comunicação científica) Pontuação DOMÍNIO DE CONTEÚDO E CAPACIDADE DE EXPRESSÃO (1,0) O aluno demonstra domínio de conteúdo na apresentação e nos questionamentos? O aluno demonstra uma postura adequada? OTIMIZAÇÃO DO TEMPO (0,5) O aluno apresentou o trabalho no tempo previsto? ORGANIZAÇÃO E QUALIDADE DO MATERIAL DIDÁTICO (0,5) O material utilizado na apresentação estava claro e objetivo? Total de pontos: (2,0) 2 – AVALIAÇÃO DA PARTE ESCRITA (linguagem, normas, formatação, compatibilidade da produção com a prevista no cronograma, coerência da fundamentação, metodologia e desenvolvimento da temática à luz dos objetivos. Pontuação INTRODUÇÃO (1,0) Os alunos expõem de maneira clara o tema do trabalho? O trabalho apresenta com clareza o contexto problemático? O problema está condizente com os objetivos? Os objetivos gerais e específicos estão definidos com clareza? REFERENCIAL TEÓRICO (2,0) Os alunos desenvolveram um texto próprio e concatenado? O Referencial está focado na temática estudada? Os alunos citaram de forma correta? Os alunos atenderam as normas exigidas? DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL (2,0) Todos os passos da planilha do diagnóstico empresarial foram desenvolvidos? As informações da planilha esta de acordo com o tipo da empresa? Os alunos explicaram as informações contidas na planilha? FERRAMENTA 5W2H (2,0) Os alunos correlacionaram os dados da pesquisa na empresa com a ferramenta 5W2H? Os alunos relataram com clareza a solução encontrada com o 5W2H? As propostas foram adequadas com a realidade do local de estudo? CONSIDERAÇÕES FINAIS (1,0) Total de pontos: (8,0) TOTAL GERAL (Até 10 PONTOS) Macapá, de de.

Coordenador de TCC Professor Convidado Professor Orientador 1 INTRODUÇÃO Na última década, o surgimento de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, e o aumento de publicações e eventos científicos no ramo musical apontam o crescente desenvolvimento na área da educação (BEYER, 1996). A dificuldade das empresas em se manter no mercado é crescente, com uma gama de informações, fluxo de dados e o surgimento de muitos empreendimentos como concorrentes potenciais. A complexidade é mais visível, e a necessidade de adquirir práticas inovadoras de gestão é fundamental para manter a rigidez da empresa. Composta atualmente por um quadro de 16 colaboradores, entre professores e corpo docente, presta serviços à sociedade Amapaense formando Artistas e Músicos para o mercado musical. Atende mais de 750 alunos divididos em 9 (nove) Cursos Livres, diferenciados em três níveis: iniciante, médio e avançado.

Atuando no ramo da educação, mais especificamente da educação musical, há 20 anos, a escola oferta cursos de violão, teclado, guitarra, canto, bateria, violino, baixo, cavaquinho, musica infantil, produção musical e piano. Além das atividades de ensino, a Escola de Música Acordes, está envolvida no desenvolvimento acadêmico, seja na pesquisa, na produção artística ou em projetos de extensão. São realizados concertos e recitais de professores, músicos (funcionários), estudantes e dos grupos musicais da Escola, além de gravações de CDs, publicações diversas nas revistas da Unidade e em outros periódicos, dentre outras atividades. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios Visto isso, percebe-se a necessidade de que o empresário desse porte de empresas se atente a informações concretas para tomadas de decisões e se planeje quanto a elas.

Embora a contabilidade seja uma ferramenta que auxilia as empresas de qualquer porte a serem administradas e atue como base no processo decisório, as pequenas empresas, em alguns casos, não se beneficiam, por não haver o repasse de informações contábeis de fácil entendimento para o empresário e ele não possuir ciência de sua valência para o gerenciamento. Para Chiavenato (2012, p. grande parte das pequenas empresas tendem gerenciar suas finanças de modo intuitivo, por não possuir capacitação necessária nesse segmento. A inexistência de um sistema contábil não afeta somente a área financeira da organização, mas também a organização como um todo. O Desígnio de Finanças no Contexto Organizacional. O objetivo da administração financeira vai além de aumentar de lucro e agregar valor para empresa, ela também propicia a organização: sobrevivência, prevenção de problemáticas financeiras e até mesmo a falência, ultrapassar os concorrentes, otimizar vendas, alavancar participação no mercado, diminuir custos, aumentar ganhos e manter a sua lucratividade (LAMB, 2015).

A contabilidade é um dos importantes instrumentos que auxiliam na tomada de decisões dentro do contexto empresarial. A coleta de dados econômicos, mensuração monetária, registros e relatórios que são resultados da contabilidade apoiam a gerência na tomada de decisões. O gerente precisa se basear em dados para delinear as opções que serão escolhidas dentro do real cenário que a empresa se encontra. Fluxo de Caixa O fluxo de caixa é implantado a partir de uma previsão para movimentação de contas (despesas e receitas), durante determinado período de movimentação, contendo também seus respectivos resultados. Através deste, é possível se antecipar em questão da viabilidade econômica empresarial. Conforme Marion (2005), o orçamento de caixa indica a previsão financeira de entradas e saídas para um determinado período.

Guiando a gerência no caso de incapacidade de suprir com suas obrigações ou se planejar antecipadamente para possíveis sobras. Para facilitar essa tarefa, o armazenamento de informações e relatórios financeiro são necessários e podem ser obtidos por meio de um ERP (Sistema Integrado de Gestão). Controle de Custos e Despesas Com a globalização e a crescente disputa no ambiente de negócios surge a necessidade de as empresas inovarem constantemente e isso vai além de produzir com qualidade, elas precisam investir cada vez mais em marketing e finanças para poder se manter em um nível apto para competir (FRANCO, 1999). Podemos considerar que unânime a esta prerrogativa de que o potencial competitivo das organizações é a integralização e otimização de todos os setores inerentes a ela, com intuito de melhor ofertar seus produtos/serviços.

Conforme Nakagawa (1994) essa competitividade é criada no desenvolvimento de vantagens competitivas e no mantimento destas frente a concorrência, ou seja, a criação de um diferencial, uma percepção de valor para o cliente. Para se ter discernimento do quão importante é a contabilidade para organização, do ponto de vista administrativo, o controle de custos auxilia a empresa a exercer preços de venda competitivos e a verificar quando custa qualquer um dos seus serviços ofertados e a proporção que cada um deles, individualmente influi sobre o lucro da empresa. Resnik (1991) acredita que a determinação de preço de venda é mais arte do que uma ciência. Tendo em vista sua importância e interferência na organização, há várias abordagens estabelecidas por Resnik que a empresa pode empregar para a concretização de preço: a) Projeção de imagem: refere-se a imagem que a empresa deseja transparecer para seu público alvo e também o público que deseja almejar.

b) Baseada em custos: quando há existência de um custo de margem fixa, no qual a determinação é realizada por meio da soma do percentual fixo do custo unitário. c) Voltada para demanda: compreende a relação de demanda/preço, ou seja, o preço aumenta conforme há um aumento da demanda, e o preço diminui condizente com a baixa demanda. Sendo assim, neste tipo de abordagem, os custos não são levados em consideração para o estabelecimento de preços. Ao analisar o contexto em que as organizações estão inseridas, a necessidade de informações rápidas e precisas desenvolvidos pelo desempenho conjunto contábil/informatizado são fatores imprescindíveis que influem no processo de gestão organizacional (OLIVEIRA; MULLER; NAKAMURA, 2000).

Conforme Medeiros et al. por intermédio de relatórios contábeis a empresa diagnostica o grau de liquidez e possíveis problemáticas futuras. O autor relata ainda a importância de a organização possuir controles financeiros adequados para eficiência de seu desempenho. A área financeira pertinente a uma organização é a ciência que administra fundos inerentes a ela. Contas a pagar, conforme orienta Basso (2005), proporciona uma perspectiva global das obrigações assumidas pela empresa, possibilitando acompanhar os pagamentos a serem efetuados em determinado período. Attie (2011, p. complementa que “[. um controle interno apropriado para uma gestão eficiente de contas a pagar está totalmente ligado à avaliação de melhores oportunidade ou de assumir novos compromissos, estabelecendo prioridade nos pagamentos. Contas a Receber Também conhecida por títulos a receber ou duplicatas, contas a receber são valores em débitos pelos clientes às empresas, através de prestação de serviços ou crediário.

“o estoque representa o custo das mercadorias que uma empresa possui em uma determinada data”. Isto é, uma conta que registra os bens adquiridos para revenda ou para consumo próprio. Qualquer tipo de organização, seja direcionado para oferta de produtos ou serviços, possui um depósito para armazenamento de matérias que irá utilizar para desenvolvimento de suas atividades cotidianas. E o estoque deve funcionar para regular a entrada e a saída desses materiais. O gerenciamento de estoque conforme Borges et al (2010), ajuda a reduzir custos de modo a obter uma vantagem destes dentro do nível que a empresa necessita, sem que ocorra desperdícios e faltas. É válido ressaltar, conforme American Accounting Association (AAA) que a contabilidade vai além do cumprimento de requisitos legislativos para seu exercício, ela apoia a administração a conquistar seus objetivos e alinhando com a realidade econômica.

Isso inclui a utilização de métodos para incremento das demonstrações e determina o curso de atuação. Valendo-se dessa informação sobre a função e o diferencial contábil para administração, as pequenas empresas devem utilizar ferramentas de mensuração contábil ideal para o auxílio do desempenho financeiro. Em relação a essa temática, Kaplan (1984) e Johnson e Kaplan (1996) afirmam após as mudanças ocorridas década de 1980 e o aumento da competitividade, teve como resultante a inovação dos sistemas tradicionais de contabilidade de custos e dos sistemas de controles gerenciais. Baseado nisso, é possível afirmar que a atuação empresarial vai além de um planejamento adequado, ela necessita acompanhar todos os processos executados, principalmente no âmbito financeiro e simultaneamente a isso, se utilizar de meios atualizados para sua efetivação.

Contudo, têm dificuldades e manter um crescimento contínuo e saudável para organização. O que determina a continuidade de uma corporação segundo Resnik (1990, p. é uma gestão eficiente, ou seja, uma administração que se planeje, controle, ajuste e alinhe a empresa com o cenário mercadológico. Controladoria Aliada a Contabilidade Empresarial A controladoria é um conjunto de princípios derivados de variadas vertentes e dentre elas, temos como principal a contabilidade. No entanto, não se deve confundi-la com a contabilidade, pois, a controladoria se utiliza de instrumentos que são oriundos da ferramenta contábil, todavia, não se resume somente a isso. Decorrentes destes resultados a empresa espera conquistar objetivos econômicos para corresponder às expectativas dos sócios do empreendimento, são essas expectativas que a controladoria vem a acatar como propósito de sua atuação (PADOVEZE, 2013, p.

Para que isso seja possível, a controladoria deve se encarregar de mediar todo o processo decisório da empresa para que a sua funcionalidade de controle seja atuante. Além disso, no que cabe a sua função de regular, a controladoria presta serviços de fiscalização a legislação fiscal. Consoante a suas atribuições, seu exercício deve ser estabelecido por meio de um sistema gerencial, com intuito de atuar na dinâmica contábil\fiscal e também, no planejamento\controle empresarial (PADOVEZE, 2013, p. As atribuições da Controladorias quando interpostas em um sistema facilita a obtenção de planejamento e acompanhamento, além de possibilitar a interferência ou visualização do usuário dentro do nível hierárquico que ele atua. Completando o conceito de sistema, para Moscove, Simkin e Bagranoff (2002), “sistemas de informações é um conjunto de subsistemas inter-relacionados que funcionam em conjunto para coletar, processar, armazenar, transformar e distribuir informações para fins de planejamento, tomada de decisões e controle.

” Laudon e Laudon (1999, p. acreditam que esse sistema interage com três dimensões integrantes da empresa, sendo eles: pessoas, organização e tecnologia. Consoante a isso, um sistema é o resultado de uma interação constante entre componentes tecnológicos que esta possui, com as dimensões organizacionais e as pessoas que nela atuam. Uma informação bem valiosa que o ERP desempenha e que além de ajudar a organização a desempenhar atividades de diferenciados níveis hierárquicos e processos organizacionais, o sistema simultaneamente gera informações financeiras sobre a empresa, o que facilita na obtenção de dados contábeis e mensuração monetária (LAUDON; LAUDON, 2000). Os sistemas de apoio à gestão têm por objetivo o controle econômico da empresa. Processo de Implantação de um ERP Mesmo com todos os benefícios que o sistema introduz na empresa, a fase inicial de um sistema tão complexo não é nada fácil.

Para se beneficiar de todos os aspectos e saber utilizá-lo, é primordial o treinamento dos colaboradores durante sua implantação. Com custos elevados, alta complexidade e o recurso humano envolvido, o ERP é considerado por muitas empresas uma ferramenta dificultosa (OLIVEIRA; HATAKEYAMA, 2012). Somente é possível tirar proveito da gama de benefícios que o sistema proporciona por meio de treinamento e acompanhamento da empresa que vai recebê-lo. Mesmo com a existência de sistemas que podem se encaixar na realidade econômica deste perfil empresarial, percebe-se a carência de informações e incentivo aos empresários para adquirir o ERP que assegura a execução\planejamento das suas atividades. Indica-se a necessidade do governo e Instituições que auxiliam o fomento dessas empresas a educação ou incentivo para estimular a organização empresarial frente ao processo deliberativo estratégico.

De antemão, podemos definir, dado a importância para o desenvolvimento econômico que Micro\pequenas Empresas exercem no mercado brasileiro, que o incentivo ao crescimento destas seria um fator gerador de desenvolvimento econômico. Com o preparo desta organização a taxa de mortalidade delas diminuiria, e aumentaria o seu crescimento, gerando assim, mais empregos, impulso no comércio e geração de rendas, formando um ciclo rentável de crescimento saudável empresarial. REFERÊNCIAS ALVES, P. T. CAMPOS S. M. BORGES C. E. F. HOUSTON, J. F. Fundamentos da moderna administração financeira. Rio de Janeiro: Campus, 1999. Disciplina Controladoria. Doutorado FEA\USP\, jun. CAVALCANTI, Marly. Multi Gestão Empresarial: uma Estratégia de Sobrevivência para a Pequena e Média Empresa no Estado de São Paulo.

Apud. ed. São Paulo: Atlas, 2011. FERRO, Derival Alves; FERREIRA NETO, Mário. A importância do sistema integrado de gestão empresarial para as instituições privadas ou públicas. f. ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. FRANCO, Hilário. A contabilidade na era da globalização. São Paulo: Atlas, 1999. Contabilidade introdutória. ed. São Paulo : Atlas, 1998 JOHNSON, H. Thomas; KAPLAN, Robert S. A relevância da contabilidade decustos. LAMB, Ross Westerfield Jaffe. Administração Financeira. SÃo Paulo: Amgh, 2015. Disponível em: <https://books. google. Kenneth C. LAUDON, Jane P. Sistemas de informação: com internet. ed. Rio de Janeiro, 1999. O planejamento em micro e pequenas empresas comerciais: planejamento através da controladoria. Monografia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Contabilidade, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2005.

MEDEIROS, Flaviani Souto Bolzan et al. Análise dos demonstrativos contábeis através de índices financeiros e econômicos: o caso de um escritório de advocacia. In: Congresso Virtual Brasileiro de Administração (Convibra Administração), 4. Sistemas de informações contábeis. São Paulo: Atlas, 2002. MOSIMANN, Clara Pellegrinello et al. Controladoria: seu papel na administração de empresas. Florianópolis: Editora da UFSC, 1993. fae. edu/revistafae/article/view/508/403>. Acesso em: 28 maio 2018. ­_______, A. Contas a receber e inadimplência – administração financeira na pequena empresa. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999 PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Básica. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. SANTIAGO, Marlene Ferreira. O efeito da tributação no planejamento financeiro das empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso de desenvolvimento regional.

Como elaborar controles financeiros. Disponível em: www. sebraeminas. com. br. p. ANEXOS 5. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL 5. ANÁLISE DOS DADOS Com aplicação do diagnóstico empresarial, fica evidenciado que a dimensão de Finanças e Custos obteve a nota mais baixa tanto no requisito geral da empresa quanto nos requisitos de alta relevância, levando a ser analisado os dados separadamente e buscando soluções por meio da ferramenta 5W2H. No controle financeiro, a empresa apresenta nota baixa na Dimensão Finanças e Custos, onde no requisito geral, obteve a nota 4,6 de todos os questionamentos apresentados e 4,5 no requisito de alta relevância. DIAGNÓSTICO PROJETADO 5. MELHORIA APÓS AÇÕES 5. PLANO DE AÇÃO – FERRAMENTA 5W2H Ação (O que?) Como? Por quê? Quando? Onde? Quem? Quanto? 06.

A empresa acompanha com freqüência as despesas tributárias, financeiras e administrativas? Capacitar gerente para Implantação de uma controladoria. Contratar serviço de curso online contábil. Sistema Integrado de Gestão Adquirir um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Controlar os desempenhos financeiros relacionados a custos, tomadas de preços e desempenho de vendas. Semanas Na empresa. Responsáveis dos processos financeiros da Empresa. Implantação R$ 999,00 Mensalidade R$ 250,00 06.

2668 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download