O impacto da Tecnologia da Informação nas Organizações

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Administração

Documento 1

Rio de Janeiro 2018 ATA DA BANCA EXAMINADORA DE AVALIAÇÃO DE TCC Leonardo Martins Vieira Lira Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Carioca, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração. Aprovação em XX/XX/2018. Comissão de Avaliação ______________________________________________________________ Nome do professor-orientador Centro Universitário Carioca _______________________________________________________________ Nome do membro da banca Centro Universitário Carioca ______________________________________________________________ Nome do membro da banca Centro Universitário Carioca ATA DE DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITARIO UNICARIOCA Aos XX dias do mês de XXXX do ano de 2018, no CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICARIOCA, reuniu-se a Banca Examinadora de TCC, composta pelos professores: XXXXXXXXX e XXXXXXXX, sob a Presidência do(a) Orientador(a) XXXXXXXXX.

Para julgamento do trabalho de TCC intitulado “O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES” de autoria de XXXXXXXX, matrícula número XXXXXXX, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Após o ex ame do trabalho escrito, apresentando aos membros anteriormente, a respectiva defesa, a Banca examinadora conferiu o seguinte resultado __________________________________________com conceito _______________. OBJETIVOS 10 1. Objetivo Geral 10 1. Objetivos Específicos 10 2. METODOLOGIA 11 3. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SUA ATUAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO 12 3. Nível estratégico 25 4. Nas relações humanas 25 4. Na internet e intranet 26 4. INVESTIMENTOS EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO 27 4. Capacidade física 28 4. Desta maneira, surge-se a necessidade de as empresas adequarem-se a esta nova demanda, oferecendo bons preços sem afetar a qualidade do produto. Assim, esta monografia terá como objetivo geral – comprovar o quanto a Tecnologia da Informação pode influenciar nas Organizações; e específicos - Explicitar o verdadeiro papel da tecnologia da informação; Descrever o impacto da Tecnologia da Informação nas Organizações e Comprovar a importância do impacto da Tecnologia da Informação nas Organizações e a importância de se fazer parcerias.

Desta forma, sabendo que a fundamentação teórica consiste-se na parte mais importante de uma pesquisa, esta monografia será desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Assim, esta pesquisa será desenvolvida a partir de algumas questões norteadoras: O que é Tecnologia da Informação? Qual o impacto da Tecnologia da Informação nas Organizações? Qual a importância de se estudar o impacto da Tecnologia da Informação nas Organizações? 1. OBJETIVOS O objetivo da pesquisa, conforme o senso comum, consiste-se num dos pontos mais importantes da mesma, pois somente através dele, é que serão estabelecidas as metas que se pretendem alcançar numa investigação. METODOLOGIA Numa pesquisa, percebe-se que uma das partes mais importantes da pesquisa além dos objetivos que certamente servirão como referenciais para o pesquisador, consiste-se na metodologia, ou seja, a estratégia de pesquisa a ser empregada na investigação.

Dessa forma, este estudo será feito por meio de duas estratégias de pesquisa, o levantamento bibliográfico por meio de pesquisas em revistas eletrônicas e plataformas e bibliotecas virtuais a partir do uso de palavras chaves, a fim de encontrarmos embasamento teórico para o tema. Além disso, será feita também, uma pesquisa qualitativa (ANEXO I), por amostragem de usuários, através de uma entrevista virtual que poderá ser respondida pelo smartphone ou PC, a fim de avaliar o que a população comum, sabe a respeito do tema desta pesquisa, para usarmos como fundamentação da tese, deste estudo. Para tanto, os entrevistados antes de terem acesso ao formulário de entrevista deverão concordar com o termo de consentimento (ANEXO II), ao qual os mesmos terão acesso virtualmente.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SUA ATUAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO Atualmente, a tecnologia tem contribuído e facilitado muito a vida de seus respectivos usuários, uma vez que torna-se quase impossível viver sem a mesma, pois todo o processo de comunicação, transporte entre outros, são monitorados e gerenciados por meio dela, por isto neste tópico será desenvolvido uma abordagem empírica e epistemológica a respeito da evolução do SI. No entanto faz-se um questionamento: O que é Organização? Organização - Segundo Garcia e Carloto (2013, p. “estudos mostram como o conceito de organização, destacado das experiências contextualizadas que lhe deram origem, é generalizado em um conjunto de fórmulas que estariam disponíveis para uso em qualquer configuração institucional”, assim, percebe-se que organização consiste-se em todo o processo de funcionamento de uma instituição que está disponível para qualquer estabelecimento.

Dessa maneira, como ocorre com a gestão de qualquer instituição, o gerenciamento constitui a principal estratégia de êxodo na administração de qualquer estabelecimento empresarial. ORIGEM DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO Por muito tempo, a produção industrial foi feita artesanalmente, entretanto, o público alvo dos produtos foi aumentando e assim passou para a fase “manufaturada”, ou seja, em grande escala, até chegar o maquinofatura. Antes dos primeiros recursos tecnológicos, considerava-se capaz e eficiente, o trabalhador que tivesse muita força e capacidade de trabalho, pois as industrias passaram por três fases a primeira – o artesanato, a segunda – a manufatura e a última a maquinofatura, assim, conforme Arbix [Et All] (2017, p. a revolução industrial passou por três etapas a primeira no período de 1760 a 1850, a segunda em 1850 até 1900, e a terceira, a partir de 1900 até os dias de hoje.

Depois disso, o mundo foi só evoluindo, mesmo que tecnologias como a calculadora tivessem surgido antes, que segundo Ilídio e Goulart (2018, p. “a primeira máquina de calcular foi criada por Auxiliou Johannes Kepler (1623), que somava e subtraia”, desse modo facilitou a vida de quem mexia com cálculos, e já em 1673 o alemão Stepped Reckoner, criou a primeira calculadora que fazia as 4 operações. Assim, o ser humano continuou a inovar, e quando foi em 1942 o inglês Thomas Flowers, criou a primeira máquina programável, o Colossus, já Von Neumann – 1945, definiu a arquitetura dos computadores utilizada até hoje, os microcomputadores pessoais. Depois disso, segundo Silva (2001), “A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. “em 1916, Henry Fayol, buscando a racionalização da estrutura administrativa, propõe a adoção de uma estrutura adequada e de um funcionamento compatível com essa estrutura”, dessa forma percebe-se a necessidade desta informatização.

Níveis de maturidade das organizações em relação aos sistemas de informação Os sistemas de informação em organizações, vem passando por grandes mudanças, de acordo com Baptista (2018, p. “o ‘boom’ da Internet expôs um elevado nível de rigidez no que respeita ao ambiente tecnológico e processual de muitas empresas, expressa na incapacidade de adaptação aos novos canais de interação com os clientes”. Desta maneira, conforme Guimarães e Évora (2004, p. A maneira como a informação é obtida, organizada, gravada, recuperada e posteriormente utilizada permite ao gerente atuar com mais segurança, aumentando a possibilidade de acerto na tomada de decisão”. Para ser útil, a informação deve ser compreendida e absorvida pelo decisor (BORGES, 1995, p. Dessa forma, o SI, contribui para que o gestor compreenda facilmente a situação em que o empreendimento encontra-se a fim de que tome as possíveis decisões.

Inclusive foi feita uma pesquisa qualitativa com um grupo de 10 voluntários, leigos e não leigos, a respeito do tema desta investigação, desta forma foi feito um questionamento a respeito da importância da Tecnologia da Informação, o qual pôs uma escala de 1 até 5, a respeito deste tema e ficou comprovada a importância da TI, para uma organização; veja: Figura 3 - Importância da TI Qual a o grau de importância da "Tecnologia da Informação" para uma organização, numa escala de 1 até 5? Fonte: Próprio autor (2018) Dessa forma, percebe-se a importância da TI, nas organizações e podem influenciar de maneira positiva ou negativa, uma organização. IMPACTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Sabe-se que no passado, conforme foi abordado no capítulo anterior, era perfeitamente fácil administrar um empreendimento, uma vez que, no entanto, com o passar dos anos, a medida que a tecnologia foi evoluindo-se, como também a medida que a empresa ia expandindo-se, o uso do dos SI, tornaram-se indispensáveis.

Segundo Brodbeck e Hoppen (2003), “o impacto da tecnologia de informação (TI) no desempenho dos negócios tem sido bastante discutido durante esta última década”. Este analisador encontra-se implementado na linguagem Java, de acordo com a descrição do algoritmo de Earley”, desta maneira, neste nível, o sistema apura toda a parte operacional da TI. Nível gerencial Este nível, nesta classificação, constitui-se um dos mais importantes, de acordo com Souza e Goldstein (2005), “os sistemas que atendem às necessidades operacionais são denominados, SPT4 estão ligados às transações e operações do dia-a-dia que dão suporte aos negócios da empresa, tais como entrada de pedidos de vendas, emissão de notas fiscais, liberação de crédito, requisições de materiais e lançamentos de produção”.

Desta forma, neste nível fica delegado todo o processo de gerenciamento de uma organização, que constitui-se uma espécie de parceria entre um grupo de empresários ou investidores, contribuindo para que os investidores tenham acesso a informações essenciais para as suas tomadas de decisões. Nível estratégico Assim, percebe-se que o SI tem impactado bastante as organizações, possibilitando que os empreendedores por meio do acesso a estes dados consigam, tomar decisões relacionadas ao futuro do empreendimento, pois tais informações precisam ser alinhadas estrategicamente a fim de que minimizem possíveis vulnerabilidades e ameaças que venham a comprometer o futuro da organização. De acordo com Brodbeck e Hoppen (2003) o “alinhamento pode ser encontrado nas organizações em diversos estágios ou níveis, cabendo destacar dois naquelas organizações que almejam desenvolvê-lo”, desta forma, o SI, impacta de maneira positiva e negativa uma organização, reforça os pesquisadores, pois caso contrário, poderá ocasionar a dissolução do estabelecimento.

Assim, nota-se a necessidade não só de investir em equipamentos, como também em capacitação, pois segundo Neto (1999, p. “a nova tecnologia pode provocar impactos sobre o nível de emprego, stress e satisfação no trabalho, além de exigir novas habilidades do trabalhador”. Figura 9 – Influência do Investimento em SI Fonte: Elaborado pelo próprio autor (2018) Observa-se que o investimento em TI, influenciará diretamente a capacidade física, intelectual e móvel do empreendimento, uma vez que o gestor necessitará de avaliar a capital intelectual de seu empreendimento, pois este investimento, impacta diretamente nestas áreas. Capacidade física Conforme o senso comum, cada pessoa possui sua capacidade, inclusive segundo Fino (2017, p. “Vygotsky afirma cada indivíduo possui um conjunto de habilidades e competências, chamado ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal, no qual aponta o que o indivíduo pode fazer sozinho, supervisionado e depois de capacitado”.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÕES Conforme já foi abordado anteriormente a respeito da evolução do SI e sua respectiva importância na gestão das organizações, neste tópico será enfatizado o impacto e a influência do SI, no gerenciamento deste tipo de empreendimento. Conforme leciona Laurindo [Et All] (2001, p. a “Tecnologia da Informação (TI), incluindo os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento”. Desta forma, estes SI, influenciam diretamente no desenvolvimento da organização, pois ele amplifica a capacidade: operacional, estratégica e física da mesma, tornando-a mais competitiva e eficaz para o mercado. Conforme Laurindo [Et All] (2001, p. Peter Keen (1980) identificou cinco pontos para estabelecer a área de gestão de sistemas de informação como um campo de pesquisa coerente e maduro: - definir as disciplinas de referência - definir as variáveis dependentes - estabelecer uma tradição cumulativa - identificar a natureza do relacionamento entre a pesquisa e a prática em gestão de sistemas de informação e a tecnologia de informática - identificar os meios de difusão do conhecimento para publicar resultados de pesquisa a área (AROUCK, 2001, p.

No entanto, isto constitui um dilema, nas pequenas e grandes empresas, pois os custos de investimento são muito elevados, de acordo com Oliveira (2015) “O TI envolve a parte de processamento dos dados para gerar as informações desejadas ao SI, enquanto o SI envolve todas as informações pertinentes, os colaboradores envolvidos e a parte de TI, por isso sua complexidade” (Figura 6). Figura 15 – Rendimento por meio de TI Fonte: Elaborado pelo autor (2018) Percebe-se que conforme, a imagem acima, os ganhos a partir da TI, podem serem crescentes, uma vez que podem minimizar os custos de transporte e produção das empresas, uma vez que o comprador pode montar um programa de compra, com base nas informações relacionadas ao programa de produção da empresa (figura 7): Figura 16 – Ganhos em TI Fonte: Guedes (2012) Assim, observa-se na imagem acima, o quanto o ganho por meio da TI pode ser crescente, portanto depende da visão estratégica do empreendedor, podendo ser a partir da produção de projetos.

Benefícios internos Conforme demonstra a imagem acima, os ganhos podem ser crescentes, desta forma, significativo, pois o uso de projetos, possibilita maior controle e planejamento de produção. Atualmente, diante dos últimos avanços relacionados à tecnologia da informação, uma vez que o mercado encontra-se cada vez mais globalizado e competitivo, o que contribuiu, para que a clientela ficasse ainda mais exigente e desta forma apesar de não entender nada de tecnologia, viu-se a necessidade de monitorar todo o processo de construção do projeto solicitado. RESULTADOS Com intuito de alavancar vendas as parcerias que idealizamos tem por objetivo gerar sucessivas adesões de clientes já existentes nesses parceiros e novos clientes que se chegarão através de programas e/ou promoções. CONSIDERAÇÕES FINAIS Atualmente, em plena era digital , torna-se quase impossível a gestão de um grande empreendimento ou uma organização, sem a Tecnologia da informação, que contribui, para a redução de custos, tomada de decisões e gerenciamento.

Desta maneira, em plena crise econômica, a competitividade dos preços e serviços oferecidos pelas empresas, tornou-se um grande desafio, uma vez que tudo isto afeta o processo de produção e oferecimento de produtos e serviços, afetando diretamente o preço final dos mesmos. No entanto, frente a isto encontra-se o consumidor final, que apesar da alta da inflação, continua com as mesmas exigências, uma vez que o acesso a informação cresce proporcionalmente, e assim sempre optará pela redução de custos, uma vez que o respectivo rendimento caiu. Desta maneira, surge-se a necessidade de as empresas adequarem-se a esta nova demanda, oferecendo bons preços sem afetar a qualidade do produto. scielo. br/pdf/nec/v36n3/1980-5403-nec-36-03-29. pdf>. Acesso em: 17 set.

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