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A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS

Número do pedido
4512
Tipo
Criado
18 Março 2019
Concluído
20 Março 2019
Preço
R$634,00
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Mariana Tolentino
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A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS

Mariana Tolentino
Páginas: 18
R$634,00
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Palavras-chave: Motivação. Gestor. Colaborador. Organização.

RESUMO [trecho]
A valorização do colaborador passou a ser fator importante para o alcance das metas estabelecidas pelas organizações. Sua importância foi reconhecida, o que levou à necessidade de se estudar seu comportamento e o que o motiva trabalhar e ao alcançar, além das metas pessoais, os resultados e objetivos da organização. Desta forma, a motivação dos colaboradores passou a ser um dos grandes desafios para gestão de pessoas. Este artigo teve como escopo analisar os fatores determinantes na motivação dos colaboradores no exercício de suas atribuições e como isso influencia positivamente no sucesso organizacional.
1. INTRODUÇÃO [trecho]
Um dos maiores desafios dos gestores está na motivação humana para o trabalho dentro das organizações. De modo geral, as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões, sendo que estes comportamentos variam de acordo com os valores e motivações de cada indivíduo. Desta forma, este artigo tem como tema a importância da motivação na gestão de pessoas e apresenta o seguinte questionamento: de acordo com os atuais estudos sobre motivação organizacional, há como gerir a motivação dos colaboradores na realização de suas atividades para o alcance de resultados efetivos e dos objetivos organizacionais?
A meta da gestão de pessoas é associar os objetivos organizacionais ao desempenho das funções de cada pessoa que trabalha na organização, bem como planejar e estabelecer que objetivos alcançar e como alcançá-los. Chiavenato (2014, p.13) enumera diversos objetivos específicos inerentes à gestão de pessoas, dentre os quais cabe citar: agregar, interagir, incentivar, orientar, treinar e recompensar talentos e o capital intelectual da organização, moldar o trabalho individual e coletivo, avaliar e melhorar o desempenho humano, proporcionar condições de trabalho, comunicar e transmitir conhecimento, manter boas relações com funcionários e comunidade e incentivar desenvolvimento organizacional. Todos esses objetivos e os demais que eventualmente surgirão compõem as seis principais etapas do proc Mostrar todos

BOWDITCH, James J.; BUONO, ANTHONY F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1992.

BRUNELLI, Maria da Graça Mello. Motivação no serviço público. Porto Alegre, 2008. Disponível em: < http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sma/usu_doc/maria_da_graca_mello_brunelli._tcc.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2018.

CARVALHO, F. A. Motivação para o trabalho e comprometimento organizacional no serviço público: um estudo com servidores técnico-administrativos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração). Pedro Leopoldo: FPL, 2013. Disponível em: . Acesso em 14 dez. 2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

_______. Gestão de pessoas: o n Mostrar todos
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