Michelangelo obra capela sistina

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

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Figura 2 – Parte central do teto. Figura 3 - O Juízo Final. Figura 4 – São Bartolomeu. SUMÁRIO 1. Introdução. É neste contexto que surge a figura de Michelangelo, conhecido como o mestre do Renascimento. Michelangelo, um dos principais criadores Renascentistas, mostrou com clareza a esta fase e a fé da sociedade.  Convidado por Júlio II para decorar a Capela Sistina. O fato de o mestre ser antes de tudo um escultor não familiarizado com as técnicas do afresco não entrava nas cogitações do papa. Mesmo tentando fugir da encomenda, o Santo Padre insiste e Michelangelo aceita e realiza uma das mais belas obras de arte. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano. Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.

Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano. Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Durante a fase em que a Capela Sistina estava em construção, um grupo de artistas que incluía Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino e Sandro Botticelli, deu início à criação de diversos afrescos que retratavam episódios religiosos como a vida e ancestralidade de Jesus, vida de Moisés e retratos papais. Figura 1. Fonte: https://www. culturagenial. com/afrescos-teto-capela-sistina/ A conclusão destes trabalhos ocorreu em 1482 e, um ano depois, o Papa Sisto IV consagrava a Capela Sistina com a primeira missa, feita em honra à Nossa Senhora da Assunção, denominação dada a Maria, mãe de Jesus.

No âmago da composição estão nove cenas do Livro do Gênesis (GARIFF, p. Uma das imagens mais marcantes, pintada no centro da Capela é a criação de Adão. Segundo Gombrich, Michelangelo inovou na representação de Adão, pois na maioria das pinturas, este era retratado como se estivesse inerte à espera do sopro divino. O Adão de Buonarrotti não só está em posição vívida como também fita o criador com amor e parcimônia. Além disso, o quase toque de Deus em Adão poderia significar o infinito que separa as duas personagens da pintura. Bartolomeu segura, símbolo do seu martírio.   Além das enormes realizações de Michelangelo para a Capela Sistina, outros artistas também contribuíram para a decoração do local.

A Capela Sistina, por sua esplendorosa beleza artística e significado histórico e cultural, é um dos lugares do mundo que merece ser conhecido. Contrastando com a vitalidade, o ritmo e a energia radiante dos afrescos do teto, a representação do Juízo Final é sombria e uma composição de corpos sem real estrutura. No total estão representados trezentos e noventa e um corpos, originalmente retratados a nu (incluindo a Virgem). html. Acesso em 14/05/2018] 1) Deus separando a Luz das Trevas 2) Deus criando o Sol e a Lua, 3) Deus separando a terra das águas, 4) A Criação de Adão, 5) A Criação de Eva, 6) O Pecado Original e A Expulsão do Paraíso 7) O Sacrifício de Noé, 8) O Dilúvio Universal e, por último, 9) Noé Embriagado com vinho.

Juízo Final Mais de vinte anos depois, Michelangelo voltou à Capela Sistina para então criar a obra O Juízo Final (1536-1541), pintado na parede do altar da Capela. Este trabalho foi encomendado pelo Papa Clemente VII, mas a obra só teria início após a morte desse Papa e já sob o pontificado de Paulo III. Por ser uma pintura na parede, na vertical, pode parecer que foi uma obra mais simples de ser pintada que o teto da capela. org/wiki/Ju%C3%ADzo_Final_(Michelangelo) A superfície da abóbada foi dívida em áreas, concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço dividido por pilares. Nas áreas triangulares e laterais, ficaram as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares centrais, os episódios do Gênese.

  Afrescos Foi utilizada uma técnica chamada afresco, em que a pintura é feita sobre uma argamassa de cal e areia, aonde foi pintada a Capela Sistina. Como esse tipo de trabalho seca rápido, antes de botar a mão na massa o italiano teve de estudar bastante quais imagens planejava recriar. A tarefa completa levou quatro anos, de 1508 a 1512 - mas tornou-se uma das mais importantes obras-primas da história e é, hoje, uma das maiores atrações do Vaticano. Até hoje, os afrescos no teto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. Referências Bibliográficas ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Tradução: Editora Atena, São Paulo GARIFF, David. Os pintores mais influentes do mundo e os artistas que eles influenciaram.

Michelangelo. Aula de Arte. Disponível em:  Acesso em 13/05/2018. culturagenial. com/afrescos-teto-capela-sistina - acessado em 15 de maio de 2018.

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