Abordagens diferenciadas de ensino sobre o conteúdo compostos orgânicos por meio da teoria das inteligências múltiplas de gardner

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Como requisito para obtenção de Grau em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Orientadora: Prof. ª Esp. Maíra Vasconcelos Padilha TUCURUÍ/PA 2018 GUILHERME LOPES SOUSA ABORDAGENS DIFERENCIADAS DE ENSINO SOBRE O CONTEÙDO COMPOSTOS ORGÂNICOS POR MEIO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER (1995). Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará – IFPA – Campus Tucuruí. Durante o período de intervenção, foram adaptadas e desenvolvidas atividades didáticas norteadas pela teoria das IM. Os dados foram coletados por meio de um teste de inteligências múltipla, que identificou perfis diferentes em cada aluno, feedback com um exercício que posteriormente foi analisado a média de acertos e erros intergrupos e intragrupos em ambas às turmas, observando o nível de aprendizagem sobre o conteúdo trabalhado, sendo visíveis nos gráficos todos os detalhes estatísticos.

Apresentam-se as bases teóricas pertinentes às IM, a maneira que ela foi abordada na condução das aulas, a metodologia de pesquisa, exemplos das atividades aplicadas, os resultados obtidos e as reflexões a partir dos dados coletados. Palavras-chave: Aprendizagem, estratégia, ensino, inteligência. ¹ Acadêmico do curso Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Biologia, do Instituto Federal do Estado do Pará (IFPA) – Campus Tucuruí, e-mail: guilherme. em seus escritos, afirma que as dificuldades do ensino de Biologia acontecem devido um ensino mecanizado, com metodologias repetitivas desvinculadas da realidade dos educandos e a falta de atualização do conhecimento cientifico tem prejudicado muito no processo de aprendizagem dos alunos. Porém, o mesmo autor diz que, não se pode unicamente responsabilizar os professores por essa situação, pois o contexto escolar, em geral, tem muita influência nesse processo de ensino aprendizagem.

O fato de os alunos estarem desmotivados nas aulas de biologia é reflexo, não só, do meio externo à escola, mas resulta da organização política e administrativa da escola e, principalmente, dos tipos de metodologias de ensino que o professor aborda em suas aulas. É certo que a ausência das aulas práticas, ou de outras metodologias que envolvam o aluno no processo de ensino aprendizagem, tem afetado de forma negativa o ensino de Biologia. O professor como educador é quem deve motivar os seus alunos a estudar, descrever e desenvolver as competências e habilidades (NASCIMENTO E COL. Segundo os PCNs do Ensino Médio, é necessário para o estudante: Dominar conhecimentos biológicos para compreender os debates contemporâneos e deles participar, no entanto, constitui apenas uma das finalidades do estudo dessa ciência no âmbito escolar.

Há outras. As ciências biológicas reúnem algumas das respostas às indagações que vêm sendo formuladas pelo ser humano, ao longo de sua história, para compreender a origem, a reprodução, a evolução da vida e da vida humana em toda sua diversidade de organização e interação. Para isso, esse estudo buscou dentro da Teoria das Inteligências Múltiplas (IM), proposta pelo pesquisador Howard Gardner da Universidade de Harvard, possibilidades de ensino de forma diferenciada para os estudantes motivando-os para compreensão do tema dado dentro de sala de aula. Gardner defende em seu livro “Estruturas da mente” que cada pessoa possui vários tipos de inteligências, lógico/matemática, linguística, espacial-visual, musical, corporal/Cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial.

Ele não concordava com a visão unilateral da inteligência. O quociente de inteligência focava apenas em determinadas disciplinas importantes para êxito escolar. Sua experiência pessoal contribuiu para este questionamento. Então, Gardner entendeu que existem várias formas de inteligência, cada uma voltada para áreas específicas. RODRIGUES, 2015). • Inteligência musical: capacidade em termos musicais, reconhecer temas melódicos, como são transformados, habilidade em produzir música. Inteligência que permite organizar sons de maneira criativa a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e temas. • Inteligência espacial: habilidade de relacionar padrões, perceber similaridades nas formas espaciais. Capacidade de visualização no espaço tridimensional e a construção de modelos que auxiliam na orientação espacial ou na transformação de um espaço.

• Inteligência corporal Cinestésica: Se refere à habilidade de usar o corpo todo, ou partes dele, para resolver problemas ou moldar produtos. LOPES E LARCEDA, 2015). Gardner já declarou que as escolas continuam a preparar os alunos para os séculos 19 e 20. Em entrevista concedida para o site Revista Escola em 2009, Gardner afirmou que o Brasil precisa encontrar uma maneira de educar compatível com sua cultura e não apenas imitar o que é feito na Europa e nos Estados Unidos. Guilherme Malafaia e Aline Rodrigues, (2011) em seu artigo diz que: Howard Gardner causou muita polêmica com sua descoberta. Entretanto, é difícil crer que acreditassem em um único tipo de inteligência. Há décadas essas estratégias já têm sido utilizadas por alguns professores, pois as mesmas oferecem a oportunidade de desenvolver métodos de ensino inovadores, relativamente novas no cenário educacional.

E também alerta que não existe um conjunto de estratégias de ensino que funciona melhor para todos os alunos (GARUTTI, 2012) Devido a essas diferenças individuais entre alunos, os professores devem usar uma ampla variedade de estratégias de ensino. Na medida em que o professor mudar a inteligência enfatizada, sempre haverá um momento em que o aluno terá sua inteligência mais desenvolvida (GURUTTI, 2012). Guilherme Malafaia e Aline Rodrigues, (2011), descrevem um quadro de estratégias de ensino que podem ser abordadas dentro de sala de aula potencializando cada inteligência múltipla. São sugestões de atividades que podem ser adotadas no ensino de Biologia, as quais levam em consideração todas as IM, sendo elas descrita na tabela 01. Tipo De Pesquisa Foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e de natureza exploratória.

Esclarece Fonseca (2002, p. a pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. Foram usados três instrumentos, o primeiro foi um teste de inteligência múltipla de caráter quantitativo que se encontra disponível na página da faculdade de pós-graduação – IDAAM. Consiste em um extenso questionário que quando preenchido gera um gráfico (Figura 02) pontuando cada tipo de inteligência que o indivíduo tem maior desenvolvimento. O segundo instrumento, consistiu em um exercício de abordagem quantitativa contendo dez questões de múltipla escolha abordando o todo conteúdo visto em sala de aula, compostos orgânicos.

No terceiro momento foi usado a ferramenta de software Biostat 5. ® para análise Estatística de acertos e erros do resultado do exercício. Essa abordagem aconteceu com a turma do 1º Ano do período da tarde, essa metodologia seguiu da seguinte forma: Na primeira semana eles tiveram uma pequena revisão sobre a teoria das IM. Em seguida, fizeram o teste de IM que identificou perfis diferentes perfis em cada aluno. A Figura 1 traz uma ilustração didática de como aconteceu essa abordagem. Este teste é bastante utilizado nas principais instituições de ensino do mundo para que os alunos descubram quais as habilidade e profissões estão mais relacionadas com o seu tipo de inteligência principal. º passo: Foi apresentado aos alunos uma revisão expositiva sobre a Teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner (1995).

APRESENTAÇÃO: Talk Show da Bioquímica e Consultório Médico. Assunto: Carboidrato e Lipídios. Habilidades desenvolvidas: Linguística, Corporal-Cinestésica, Intrapessoal e interpessoal. Objetivo: Abordar os assuntos Carboidrato e lipídios de uma forma dinâmica através do teatro, explorando às suas IM, contemplando o máximo possível do assunto no decorrer da apresentação. Metodologia: Foi montado um roteiro das falas de cada personagem, sendo eles (as) do talk show da bioquímica: o apresentador do programa, os pesquisadores do laboratório de biologia do colégio Raimundo ribeiro de Souza e dois nutricionistas. Habilidades desenvolvidas: Espacial-visual, lógica- matemática, cenestésica-corporal, interpessoal e intrapessoal. Objetivo: Os jogos envolvendo assuntos matemáticos constituem uma importante ferramenta para o desenvolvimento da capacidade lógica dos alunos.

Eles contribuem na elaboração de ideias, construção de estratégias e tomada de decisões visando atingir os resultados esperados. O cubo mágico é um quebra cabeça que possui todas as características citadas. Ele é um jogo tridimensional composto de 6 faces de cores diferentes divididas cada uma em 9 partes de tamanhos iguais. APRESENTAÇÃO: PARÓDIA DAS PROTEÍNAS Assunto: Proteínas. Habilidades desenvolvidas: Musical, Cenestésica-Corporal, linguística e interpessoal. Objetivo: Desenvolver: a criatividade, interpretação, leitura, raciocínio lógico e o trabalho em grupo; estudar o gênero textual “paródia” dentro da Língua Portuguesa, definindo-a e elaborando textos em forma de paródias, divulgando assim sua importância no contexto da linguagem social, literária e musical; desenvolver o senso crítico; estimular o hábito de leitura e a produção textual; estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria.

mm Metodologia: Desenvolver: a criatividade, interpretação, leitura, raciocínio lógico e o trabalho em grupo; estudar o gênero textual “paródia” dentro da Língua Portuguesa, definindo-a e elaborando textos em forma de paródias, divulgando assim sua importância no contexto da linguagem social, literária e musical; desenvolver o senso crítico; estimular o hábito de leitura e a produção textual; estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria. Fonte: criada pelo autor. Tabela 5. Lista de exercícios em resumo, aplicado em ambas às turmas do 1º ANO. Exercício de Múltipla Escolha sobre Compostos Orgânicos. – Quais os elementos químicos fundamentais encontrados na composição de um carboidrato. R= Carbono, oxigênio e hidrogênio.

– Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele é: R= Precursor da síntese de testosterona e progesterona. – As proteínas são substâncias formadas pela união de uma grande quantidade de moléculas denominadas: R= Aminoácidos. – Sabemos que existem dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA e o RNA. A respeito dessas duas moléculas, marque a alternativa correta: R: A base nitrogenada timina é exclusiva do DNA. – Hormônios sexuais, como a testosterona e o estradiol, são exemplos de lipídios do grupo dos (as): R: Esteroides. O teste é um questionário, consiste em 70 (setenta) perguntas cuja as respostas são: concordo plenamente, concordo parcialmente, discordo plenamente ou discordo parcialmente. Após o preenchimento de todas as perguntas, tem a opção gerar um gráfico em forma de pizza mostrando a pontuação em cada tipo de inteligência, conforme ilustrado na figura.

Figura 2 – Gráfico gerado do teste de IM em formato de pizza para uma melhor visualização dos pontos em cada tipo de inteligência. Fonte: Educação Superior Limitada – IDAMM – https://www. posgrado. Fonte: Esse dado reflete o que Oliveira, (2016, p 12) afirma, ‘”que ao utilizarmos recursos diferenciados de ensino, estimulados a curiosidade pelo tema que está sendo trabalhado, facilitando a sua compreensão”. Um aluno que se interessa pelo o que está estudando, certamente aprenderá com mais facilidade. Além de socializar com os demais alunos e exercitar o trabalho em equipe, respeito e solidariedade. Com análise no gráfico, pode-se afirmar que a teoria das inteligências múltiplas de Gardner responde as necessidades da atualidade, viabilizando assim um olhar mais inclusivo e funcional no processo de ensino e aprendizagem.

Portanto, é essencial que haja formas variadas de ensino que também considere a singularidade de cada aluno. CARDONA, T. S. Modelos pedagógicos e novas tecnologias: jogos e imagens. Terceiro colóquio Internacional sobre epistemologia e pedagogia das ciências. Disponível em: http://www.

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